Um dos mais comuns representantes do género de horror (e também fantasia) nos jogos de vídeo são os lobisomens.

Humanos amaldiçoados a tornarem-se em selváticas criaturas canídeas com o mero vislumbre da Lua cheia.

Tais seres têm sido apresentados de diversas maneiras nos jogos de vídeo. 

Desde heróis relutantes, até vilões impiedosos.

Temos de tudo um pouco. 

Com o Halloween quase a terminar, eis que vos apresento a minha lista dos 10 lobisomens mais relevantes nos jogos de vídeo. 

De salientar, que desta lista fazem apenas parte personagens lupinas, pelo que felídeos como a Werecat  Felicia (do jogo Darkstalkers) estão desde já excluídos.

Dito isto, vamos lá avançar para o Top propriamente dito.

Boa leitura!



Menções Honrosas:

Kelger


 


De entre os muitos lobisomens existentes na série Final Fantasy, o nobre cavaleiro Kelger é sem dúvida o mais relevante.

Membro da heróica Warriors of Dawn, Kelger não é uma personagem jogável em Final Fantasy V, mas morre para ajudar os protagonistas da Warriors of Light (esses sim jogáveis) na batalha final com Exdeath.

Kelger é a primeira personagem bestial a assumir-se como um herói na série.



Centurion


 


O herói escolhido por Zeus para resgatar a sua filha, a deusa Athena, do demoníaco Zeff. 

Este humano é ressuscitado e dotado por Zeus de uma variedade de poderes e habilidades que incluem (entre muitas outras formas) a sua transformação num lobisomem capaz de atacar a alta velocidade. 

Centurion é o protagonista de um dos maiores clássicos da Sega, Altered Beast (1988).



Link


 


É estranho ver o lendário herói numa lista de lobisomens, mas tal se deve somente devido aos eventos do jogo Twilight Princess, no qual o nobre Link assume a forma de um lobo negro.

Tal transformação deve-se aos efeitos que Twilight, a.k.a World of Shadows, tem sobre o Reino de Hyrule. 

Nesta forma, Link ganha novas habilidades, uma vez que todos os seus sentidos se tornam muito mais apurados. 

Curiosamente, esta ideia já havia sido brevemente explorada nas páginas duma manga dedicada ao jogo da SNES, A Link to the Past.



Sonic


 


O amado ouriço azul da Sega passou por uma das suas mais bizarras transformações em 2008, com o lançamento do jogo Unleashed. 

Sonic viu-se, do dia para a noite, transformado num Werehog.

Facto que o tornava mais lento (mas mais forte) e que lhe dava a habilidade de baloiçar e projectar-se pelo ar usando os seus longos braços (tal e qual como o Ristar).





10 - Blue Moon Crescent


 


Também conhecido como Cornell, este licantropo faz parte da Man Beast Tribe e é um dos muitos lobisomens heróicos que fazem parte desta nossa lista. 

Cornell fez a sua primeira aparição no jogo Castlevania: Legacy of Darkness, lançado para a N64 corria o ano de 2000. 

Cornell conseguiria evitar o sacrifício da sua irmã adoptiva, Ada, ao vencer Drácula e os seus servos. 

Uma vitória que lhe permitiria também livrar-se da sua maldição licantropa. 

Cornell reapareceria em Castlevania: Judgment, lançado para a Wii cerca de nove anos mais tarde.

Novamente um lobisomem, se bem que desta feita, com um aspecto bastante mais mecanizado.





9 - Zylo




O primeiro lobisomem a marcar presença numa das mais antigas séries da Sega, Zylo fez a sua primeira aparição no jogo Shining Force: Legacy of Great Intention (lançado em 1992 para a Mega Drive). 

Membro de uma raça chamada Wolflings, Zylo ajudou o protagonista Max na sua luta contra o terrífico Dark Dragon. 

Como muitos nesta lista, Zylo serve-se das suas garras como arma primária de ataque, contudo estas não são a sua única opção de ataque.

O nobre lobisomem é capaz de usar certos tipos de magia e inclusive invocar espíritos de lobos para o auxiliar nas batalhas.

De todos os Wolflings, Zylo é o único a ter marcado presença em dois jogos da série Shining Force (se bem que um é um remake).


 
8 - Yugo




O protagonista da série de luta Bloody Roar é um lobisomem kickboxer de nome Yugo Ogami. 

Aquando das suas investigações acerca da morte do pai, Yugo irá descobrir que não é um humano normal, mas antes um Zoanthrop, capaz de assumir a forma de um lobo. 

Pelo meio, descobrirá também que a empresa Tylon está por detrás da morte do pai, pelo que jura vingança contra a malévola companhia. 

Será com esse desejo em mente que Yugo faz a sua estreia no primeiro Bloody Roar (Playstation, 1998). 

Depois disso, Yugo tornar-se-á num boxista profissional e eventualmente no presidente de uma O.N.G chamada World of Co-existence. 



7 -  Brad Fang


 


Um supersoldado criado com recurso a manipulação genética e tecnologia cyborg, Brad Fang fez a sua primeira aparição na figura de uma das quatro personagens seleccionáveis em Contra: Hard Corps (Mega Drive, 1994). 

Um lobisomem munido com uma gigantesca metralhadora a substituir o seu braço direito, Brad é o mais poderoso dos quatro operativos da Hard Corps e também (curiosamente) o mais calmo deles.

Extremamente ágil, o braço esquerdo de Brad é totalmente metálico, o que lhe aumenta exponencialmente a força.

Brad Fang, um perito na luta corpo a corpo, marcou presença em mais três outros jogos da Konami (o último dos quais, Contra: Return, lançado em exclusivo na China em 2017).



6 - Aela


 


Integrante do bando conhecido como The Companions, Aela é uma ladra hábil e uma lobisomem extremamente feroz. 

Esta arqueira nórdica fez a sua primeira aparição no jogo Skyrim. 

Aela é uma das poucas personagens nesta lista que disfruta do seu estado lupino, estando em perfeita comunhão com o mesmo. 

Inicialmente um NPC, Aela pode tornar-se numa das nossas aliadas à medida que formos progredindo no jogo, embora ela não obedeça a todas as nossas ordens (nomeadamente aquelas que considera imorais, como o ataque a inocentes).



5 - Nailah


 

Rainha da nação perdida de Hatari, Nailah é uma poderosa licantropa capaz de assumir a forma de um lobo branco sempre que o desejar (ao contrário de grande parte dos restantes laguz do jogo). 

Nailah é uma das mais nobres e confiáveis personagens do jogo Fire Emblem: Radiant Dawn.

Devido a essa característica, ela tornar-se-á grande amiga do princípe heron Rafiel e da maga  Micaiah (chegando mesmo a enviar o seu servo Volug para servir de guarda desta última). 

Junto com Tibarn, ela é um dos laguz mais capazes em todo o jogo.



4 - Sabrewulf




Konrad Von Sabrewulf era um aristocrata alemão antes da maldição da Lua cheia o transformar num lobisomem de cor púrpura. 

Umas das personagens originais da popular série de jogos de luta Killer Instinct, Sabrewulf ganhará alguns implantes cibernéticos mais adiante e o seu pêlo assumirá uma cor mais azulada. 

Conflituoso e atormentado, Sabrewulf está numa busca constante por uma cura. 

Uma busca que se revelará interminável. 

Um dos seus golpes mais eficazes é o Double Sabre-Spin.



3 - Jon Talbain


 


Este lobisomem britânico nunca conheceu os pais (a mãe foi morta por servos do demónio Jedah e o pai, também ele um lobisomem, nunca soube do seu nascimento). 

Criado junto de outros bastardos e aprendendo a arte do Kung-Fu como forma de se defender, Jon irá despertar o seu lado animalesco pela primeira vez após a morte do seu mestre às mãos de uns rufias. 

Agora e para sempre um Darkstalker, Jon estará entre aqueles que se irão opor ao poderoso alienígena Pyron (em Darkstalkers: The Nigh Warriors, lançado em 1996 para a Playstation). 

Jon é um dos poucos desta lista que teve que se haver com o seu próprio lado negro, o chamado Dark Talbain.

O seu ataque mais característico é o extremamente rápido Beast Cannon. 



2 - Vicar Amelia


 


Um dos muitos bosses do jogo Bloodborne, Vicar era uma sacerdotiza, integrante da Healing Church, antes de se ver transformada num monstruoso e fantasmagórico lobisomem. 

Poderosa e gigantesca, Vicar é, como os restantes Beasts dos quais faz parte, vulnerável ao fogo. 

Ela usa um item, o Gold Pendant, como forma de se curar, mostrando uma inteligência que por vezes escapa aos licantropos.



1 - Cornell


 


O senhor de todos os lobisomens em Castlevania: Lords of Shadow, Cornell é a forma física e corrumpida de um valoroso cavaleiro.

Ela seria deixada para trás quando a sua alma ascendeu aos céus após a vitória sobre um poderoso demónio chamado Forgotten One. 

A forma carnal do outrora fundador da Brotherhood of Light domina com punho de ferro a cidade de Agharta, aceitando todos os desafios à sua pessoa. 

Embora seja incrivelmente poderoso (talvez o lobisomem mais poderoso de sempre em jogos de vídeo), Cornell será finalmente vencido pelo cavaleiro Gabriel, o homem que se tornará no famigerado Drácula.