O pequeno mutante canadiano é um dos heróis mais reconhecíveis do Universo Marvel. No entanto, quantos de vós, que estão a ler este artigo, sabem, de facto, quem ele é? É precisamente para esclarecer algumas dessas dúvidas, que venho, como já fiz para outras personagens, revelar um pouco acerca da trajectória da personagem.


Surge um Wolverine


Corria o ano de 1974 quando o na altura editor da Marvel Comics, Roy Thomas, pediu para que fosse criada uma nova personagem, que seria introduzida nas páginas de Incredible Hulk. A equipa do Hulk ficou dividida entre dois animais, mas seria o segundo, um Wolverine, que captaria o seu interesse final. (só como curiosidade, o outro animal era um texugo) Moldando a nova personagem de acordo com as características do dito animal, Len Wein e John Romita Sr vão introduzi-lo no número 180 da revista. Wolverime surge como um agente canadiano cuja missão consiste em derrubar não apenas o canibal Wendigo, mas também, o incrível Hulk. Apesar do design da personagem ter sido feito por Romita, a personagem seria desenhada por Herb Trimpe. Wolverine tinha sentidos altamente desenvolvidos e garras metálicas retrácteis. O mutante enfrentaria o Hulk até um empate, no número seguinte, mas, eventualmente, ambos unem esforços para parar o mais destrutivo Wendigo. Não passaria muito tempo até que o canadiano voltasse a ter uma oportunidade de estrear numa comic, de novo.




As muitas faces de Logan e os X-Men

Um facto, não muito conhecido acerca de Wolverine são as suas diferentes origens. Antes de ser apresentado como um mutante de passado convulso, Wolverine era visto de forma diferente pelos seus diversos criadores. Originalmente, Wolverine não passaria de um Novo Homem, isto é, era apenas um animal evoluído pelo geneticista High Evolutionary. Mais tarde, foi pensado como um soldado, cujo factor de cura, não podia curar feridas ósseas. Preso durante um ano em um hospital militar, Wolverine iria aceitar uma proposta militar para revestir o seu esqueleto de adamantium, a substância mais dura na Terra. Isto iria permitir-lhe caminhar de novo, em troca, teria, somente, que actuar como agente do governo canadiano. Em 1975, nas páginas de Giant Size X-Men, o canadiano reapareceria, tornando-se membro da nova geração de mutantes da Marvel. Wolverine trabalhava para o Departamento H, do governo canadiano, mas desistiria para aceder ao pedido do Professor X. Indo com este para Nova Iorque, Logan, como mais tarde vai ser identificado, torna-se companheiro de Colossus, Storm e Nightcrawler.





A missão destes novos X-Men consistia em resgatar a antiga equipa, que tinha desaparecido durante uma missão. Liderados por Cyclops, Logan e os restantes mutantes, vão salvar os seus compatriotas das garras da ilha viva, Krakoa. Gil Kane, o artista responsável pela capa, vai, sem querer, modificar, ligeiramente, a máscara de Wolverine, em relação à sua aparição original. Dave Cockrum, que desenhava a comic propriamente dita, vai aproveitar isto e vai usar o novo design de Kane. Segundo Cockrum, a máscara original de Logan, tornava-o demasiado similar ao Batman, pelo que a alteração era bem-vinda. Wolverine surge-nos, nestes primeiros tempos, como uma personagem irascível e violenta. Protótipo dos anti-heróis que começavam a despontar nas comics, o comportamento violento de Wolverine quase o jogou para fora dos X-Men. Storm, Jean Grey e Professor X acreditavam, contudo, que existia, no interior da fera que era Logan, alguém decente e merecedor de uma nova oportunidade na vida.



 Estas diferenças de opinião vão levar membros fundadores, como Angel, a abandonar a equipa, por não quererem conviver com um assassino que a qualquer instante se poderia virar contra eles. O que muita gente desconhece é que os próprios artistas, Chris Claremont e Dave Cockrum, detestavam a personagem e estavam a equacionar fazê-la sair dos X-Men. Seria a chegada do, também canadiano, John Byrne, que viria alterar isto. Wolverine não só ficou, como foi ganhando, com Byrne, cada vez maior importância no seio da equipa.



As paixões, primeiras revelações e a Alpha Flight

Logan foi sendo apresentado, durante a década de 70, como sendo um homem sem memória do passado, mas apenas de pequenos fragmentos. Talvez, por isso mesmo a jovem Jean Grey se tenha atraído por ele, causando uma grande fricção com o líder Cyclops, o seu namorado de longa data. Durante uma missão dos X-Men no espaço, a equipa vai ser capturada pelos Sentinelas do Dr. Lang. Vendo Jean ser agredida fisicamente por Lang, fez Logan entrar numa das suas fúrias sanguinárias e, sem que nada o fizesse querer, revela-se que as garras nas suas mãos, não eram parte do seu uniforme, mas antes parte do seu esqueleto.




Em 1978, mais acerca do passado de Logan vai vir ao de cima, quando um operativo de Departamento H, conhecido como Weapon Alpha, vem à sua procura. Este operativo canadiano é James Hudson, um velho amigo de Logan. É revelado que Hudson, juntamente com a esposa, Heather Hudson, vão encontrar Logan, em estado selvagem nas montanhas rochosas canadianas. Os Hudson vão ajudar Logan a recuperar a sua humanidade. James convence Logan a juntar-se ao Departamento H, com o codinome de Weapon X. James pretendia que Logan capitaneasse uma equipa de super-heróis canadianos, a Alpha Flight. Contudo, a partida de Logan para a América vem estragar os seus planos. Por duas ocasiões, Hudson, sozinho ou, mais tarde com a Alpha Flight, vai tentar forçar Wolverine a regressar, no entanto, vai aperceber-se, por fim, que Logan é feliz na sua nova casa e deixa-o viver a sua nova vida em paz.



 Em 1979, Logan vai, durante uma batalha dos X-Men com Moses Magnum no Japão, conhecer a distinta dama nipónica, conhecida como Mariko Yashida. Arrebatado quase de imediato, e sem hipóteses de ficar com Jean que escolheu continuar com Scott Summers, Logan vai iniciar um longo romance com Mariko. Vai ser numa outra viagem ao Japão, ao serviço dos X-Men, que Wolverine salva e adopta uma jovem menina de nome Amiko.

 



 Escrito por Ivo Silva