Para quem não conhece, Invincible é uma das melhores BD's, relacionadas com Super-Heróis, da actualidade. Já escrevi alguns artigos acerca da série e, desta feita, vou focar-me em enumerar os maiores vilões que gracejaram as suas páginas. Estes são os 10, de entre muitos outros, que provocaram o maior estrago e dificuldades ao jovem herói. Vejam, também, os 10 maiores Heróis da série: http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/09/top-10-herois-de-invincible.html







10 – Doc Seismic


Este velho parece, à primeira vista, relativamente, inofensivo, mas isso não é, de todo, o caso. Capaz de controlar a própria Terra, Doctor Seismic chegou a aprisionar toda a comunidade heróica nas profundezas do planeta. O que safou os heróis foi Doctor ser um vilão à moda antiga e apreciar revelar os seus planos antes de matar o herói. Essa sua vertente mais tagarela deixou-o vulnerável a um ataque sorrateiro de Darkwing, que o colocou nocaute.






9 – Battle Beast


Depois de ter tornado o seu mundo em um local pacífico, Battle Beast ficou viciado em violência. Partindo para as estrelas, Beast encontrou refúgio na Terra, onde se tornou guarda-costas do senhor do crime conhecido por Machine Head. Beast venceu Invincible e grande parte dos Guardians, antes de partir em busca de adversários mais poderosos para enfrentar. Não sendo necessariamente mau, a sua sede de luta, todavia, leva a que esteja em campos opostos aos do nosso herói.







8 – Thragg


Governante do Império dos Viltrumitas, Thragg é um dos poucos viltrumitas puros da sua espécie. Visando tornar a Terra sua, Thragg conduziu o seu povo para lá, após ter perdido a guerra com a Coligação Planetária. O nível de força de Thragg está muito acima dos restantes viltrumitas, inclusive Invincible e Omni-Man, pelo que isso faz dele, um adversário temível.





7 – The Sequids


Uma raça de antigos escravos que habita as terras desoladas de Marte. A chegada de astronautas humanos, ao planeta vermelho, vai permitir a sua liberdade e fuga para a Terra. Com uma mente colectiva, os Sequids chegaram a ter o controlo mental sobre grande parte dos meta-humanos da Terra e, tentaram conquistar o nosso pequeno planeta azulado.





6 – Mauler Twins
Este duo de vilões é, na realidade, um só. Isto é. Um é o clone do outro. Altamente inteligentes, os Mauler Twins foram dos primeiros espinhos na vida de Mark. Directamente ligados ao aparecimento de Levy, enquanto vilão, os gémeos tentaram controlar o herói Imortal e, simultaneamente, destruir os Guardians of the Globe.






5 – Powerplex
Scott Duval era um simples funcionário do Pentágono. Em um dos dias no qual lá trabalhava, o edifício foi atingido, com violência, na batalha entre Omni-Man e Invincible. Contando, entre as inúmeras vítimas, a sua irmã, Scott vai culpar o jovem Grayson pelo sucedido. Criando um fato poderoso e intitulando-se de Powerplex, Scott vai atacar Mark por inúmeras vezes. Numa dessas ocasiões, a sua família (a de Duval) padece, deixando-o ainda mais amargo e perigoso.







4 – Reanimen

Este grupo de zombies/cyborgs foram criados por um doutor sem escrúpulos, D.A Sinclair, a partir de jovens estudantes. Derrotado e imprisionado por Invincible, a Sinclair será dada a liberdade carta branca, pelo governo dos EUA, para criar uma nova safra de Reanimen. O que ele fará, de bom grado, mas desta vez, usando os corpos de Invincibles alternativos.






3 – Conquest
Surgindo em Invincible nrº 61, este velho cavalo de guerra viltrumita, foi enviado para a Terra com o objectivo de supervisionar a sua conquista, juntamente com Mark. Quando Invincible recusa participar nos planos do Império, ele e Conquest envolvem-se em um horripilante embate. Atom Eve é quase morta e é nesse momento que Mark ganha forças para derrotar o adversário mais forte, fisicamente falando, que havia encontrado até então.









2 – Dinosaurus
Este humano capaz de se transformar em um altamente inteligente e racional dinossauro vermelho, foi responsável por alguns dos maiores desastres que assolaram a Terra. Destruindo Las Vegas, na sua primeira incursão, Dinosaurus vai conseguir convencer Mark a juntar-se a ele numa demanda pela melhoria da vida dos homens comuns. Essa demanda irá conduzir a uma destruição global provocada por inúmeros maremotos. Invincible não deveria ter confiado em alguém que é totalmente razão…









1 – Angstorm Levy

Cientista surgido nas páginas de Invincible nrº 16, começou por ser bastante benigno. Levy desenvolveu uma máquina que lhe possibilitava a passagem por mundos alternativos. Nisto, o cientista vislumbrou uma oportunidade de captar todo o conhecimento das suas contrapartes. Alistando o auxílio os Mauler Twins, esta experiência de Levy foi interrompida com a chegada de Invincible. Na batalha que se segui e ao ver que o herói estava à beira de ser morto pelos Mauler, Levy irá interferir, destruindo a máquina e, aparentemente, morrendo na sequência disso. Armstrong sobreviveu e passou a estar dotado de enormes poderes. Amnésico e culpando Invincible por aquilo que lhe aconteceu, Angstorm irá tornar-se no seu arqui-inimigo. Pelo caminho, vai agredir a mãe de Mark e ferir, com alguma gravidade, o irmão, Omni-Kid, e a namorada, Atom Eve. Para além de ser responsável, tanto, pelo exílio temporário de Mark em uma Terra alternativa, como, pela invasão de Invincibles malignos.


Escrito por Ivo Silva