O último filho sobrevivente de Krypton é conhecido mundialmente como o herói Superman, no entanto, mais do que uma vez, no decurso da sua carreira, Kal foi forçado a mudar de identidade, adoptando outras. Algumas delas são bem exóticas. Ora leiam:


Nightwing de Kandor:



Muito antes de Dick Grayson adoptar esse codinome, Já Kal o havia tomado para si. Nas páginas de Superman nrº 158, de 1963, o kryptoniano vai dar por si preso na cidade engarrafada de Kandor. Sobre a luz do Sol vermelho, que o despojava de qualquer habilidade “super” e vítima de um mal entendido, Kal vai se ver perseguido pelas autoridades locais. Inspirado por Batman e Robin, Kal, juntamente com o seu sempre presente companheiro, Jimmy Olsen, vão adoptar as identidades de Nightwing e Flamebird, respectivamente. Identidades essas que iram manter até que a verdade fosse reposta.


Nova :



Uma vez mais privado dos seus incríveis poderes, Clark Kent decide adoptar uma nova identidade. A do heróico Nova. Dependendo de boa forma física e todo o género de aparelhos, Nova surge nas páginas de World Finest Comics nrº 178, de 1968. Esta identidade faria um comeback nos tempos modernos, com um vilão, Sócrates, a ser o responsável pela supressão das habilidades do kryptoniano. Kal treinaria com Batman e Robin, no entanto, na sua primeira missão quase seria morto pelo Joker, pelo que a identidade de Nova é, rapidamente, descartada.


Hyper-Man :



Hyper-Man era o maior herói da Terra alternativa de Oceania. Com todos os poderes a apetrechos de Superman, Hyper recrutou o kryptoniano para o ajudar a manter a sua identidade secreta a salvo da sua namorada. Nesta recambolesca história da década de 60, Kal decide que quer ver Hyper feliz e faz aquilo que, ele próprio, nunca fez na sua Terra natal. Expõem a identidade do herói e acaba com a sua carreira. Pelo caminho, Kal chega a personificar Hyper-Man, o que não é muito difícil, visto este ser mais uma das múltiplas versões alternativas de Superman.


Green, Black e White Lantern :



Em Superman nrº 147, de 1999, Superman, privado das suas memórias, será admitido na Green Lantern’s Corps, onde irá partilhar inúmeras com Hal Jordan. Kal julga que os Guardiões são os seus pais e é um Lantern bastante fiel. Uma outra interpretação, bem mais interessante, deste conceito surgiria em 2000, com Superman, The Last Son of Earth. Aqui, Clark sobrevive à destruição da Terra e chega a Krypton, onde o Sol vermelho lhe concede poderes extraordinários. Neste twist da plot original, Clark é escolhido, ainda, para ostentar um anel energético. O que amplia, ainda mais, o seu já vasto poder. Nove anos mais tarde, na continuidade regular, Superman irá tornar-se em um avatar de morte, como muitos outros, ao ser escolhido para ser um Black Lantern. No entanto, este período seria curto, pois Kal seria liberto da influência maléfica do anel dos mortos e renascidos, pelo poder dos White Lantern, em Brightest Day.

Escrito por Ivo Silva