É chegada mais uma sexta-feira 13 (a primeira deste ano), um dia temido por aqueles de nós mais supersticiosos. 

Evitam-se gatos pretos, passar por baixo de escadotes abertos e tem se mil e um cuidados no que diz respeito a lidar com qualquer tipo de espelho (não vá ele partir). 

Se pretencem a este grupo, decerto irão querer evitar (ou não, porque algumas também dão boa sorte) este conjunto muito peculiar de personagens originadas única e exclusivamente na casa das ideias.

Aqui está o TOP 5 Personagens com poderes de má e boa sorte!

Boa leitura!



Menções honrosas: 

Shamrock


 



Uma das primeiras heroínas irlandesas da Marvel Comics, Molly Fitzgerald fez a sua primeira aparição nas páginas do Marvel Super-Heroes Contest of Champions, corria o ano de 1982. 

Os seus poderes de sorte e azar não eram fruto da genética, mas antes da magia. 

Molly era (sem saber) uma conduta para os espíritos de todos os irlandeses que haviam morrido na guerra. 

Como tal, os fantasmas destes protegiam-na, formando uma aura à sua volta que causava azar aos seus oponentes e sorte a Molly. 

Eventualmente estas suas habilidades místicas irão desvanecer, pelo que Molly está neste momento aposentada. 



Quark


 


Um habitante original do Mojoverse, que faria a sua primeira aparição aquando de Longshot em 1985.

Aliado e adversário do antigo X-Man, Quark possuí as mesmas habilidades que Longshot, sendo no entanto, muito mais vocacionado para a má sorte devido à sua personalidade muito pouco optimista. 

Quark fez a sua última aparição numa comic em 1996, nas páginas do primeiro volume da X-Force.



Domino


 


A mutante Neena Thurman fez a sua estreia em X-Force #8 (Vol 1, de 1992), atendendo pelo nome de Domino.

Atlética e dotada nas artes de combate, Domino tem ainda a habilidade de controlar a energia cinética à sua volta e com isso fazer-se muito difícil de atingir numa luta mano a mano.

Tal controlo dá a aparência do seu adversário ter tido má sorte e ela boa sorte.





5 - The Swell




Eddie Gunnam era um indivíduo absolutamente normal até se ter apoderado de uma bengala imbuída com a capacidade mágica de alterar as probabilidades a seu favor (a chamada Swell's Cane). 

Uma personagem benigna, Eddie fez a sua primeira aparição nas páginas de The Runaways #27 (Vol 2, de 2007). 

As suas capacidades (que incluíam ganhar a confiança imediata de quem estivesse junto dele) seriam perdidas após a destruição da referida bengala, três números mais tarde. 



4 - Roulette


 


Criada por Chris Claremont e John Buscema, Jennifer Stavros fez a sua estreia nas páginas de New Mutants #16 (Vol 1), corria o ano de 1984, como parte da equipa de jovens vilões mutantes conhecida como The Hellions. 

Com a habilidade de criar disco psiónicos, Jen tem a capacidade de através deles alterar as probabilidades a seu favor.

O modo de ataque da jovem mutante consistia em ter sempre um disco carregado de energia negativa (má sorte) e outro de positiva (boa sorte). 

O disco de energia negativa foi usado em diversas lutas contra diferentes heróis, mostrando-se particularmente eficaz em anular os poderes do Speedball e do Sunspot, durante as contendas com os New Warriors e os New Mutants respectivamente. 



3 - Scarlet Witch


 


Wanda Maximoff, que começou como vilã nas páginas de X-Men #4 (Vol 1, de 1964), tornar-se-ia numa das mais releventes integrantes dos Avengers. 

Uma mutante capaz de manipular as probabilidades com o simples gesto da sua mão, os seus poderes ganhariam foco após ela se ter tornado aprendiz da feiticeira Agatha Harkness. 

Wanda é capaz de alterar realidades, criar vida do nada, ressuscitar personagens e parar deuses galácticos com estas habilidades. 

A manipulação das probabilidades eram particularmente eficazes contra certos adversários dos Avengers. 

O Ultron, por exemplo, sofria inexplicáveis avarias sempre que enfrentava a Scarlet Witch.



2 - Black Cat


 


Felicia Hardy fez a sua primeira aparição em Amazing Spider-Man 194 (Vol 1, de 1979). 

Uma vilã tornada heroína, Felicia demonstrou ter alguma capacidade de provocar azar nos outros logo neste seu primeiro encontro com Spider-Man. 

Contudo, tais habilidades de azar só lhe seriam realmente concedidas após os eventos da primeira Secret Wars (em 1984), numa experiência similar à do Scorpion e do Fly (dois vilões do Spidey).

Ela submeteu-se a tal operação para se tornar numa parceira melhor para o aranhiço, no entanto, a sua aura de azar era tão grande que começou a afectar o nosso herói. 

Estes poderes seriam retirados via magia (Doctor Strange), mas recentemente seriam restaurados a Felicia pelo vilão Mister Negative (isto numa altura em que Felicia tinha voltado ao crime).

Desta feita, Felicia tem um controlo bem maior sobre essas suas capacidades.

Ela é a personificação da má sorte no Universo Marvel.



1 - Longshot


 


O derradeiro senhor dos destinos da sorte e do azar. 

Longshot fez a sua primeira aparição nas páginas da sua própria mini-série de 1985.

Criado por  Ann Nocenti, Arthur Adams e Carl Potts, Longshot é um alienígena que provém do Mojoverse, sendo um de muitos de uma raça de escravos criada para servir as necessidades dos Spineless Ones (entre eles Mojo, um vilão dos X-Men).

Longshot foi dotado pelo seu criador, Arize, com a capacidade de se envolver (e a outros) num campo de probabilidades positivas, desde que as suas intenções fossem puras. 

Com tais habilidades, Longshot vai-se mostrar capaz de enfrentar adversários muito mais poderosos do que ele, como a She-Hulk ou o Spider-Man. 

O alienígena irá juntar-se aos X-Men, onde verá as suas capacidades serem temporariamente corrumpidas pela magia negra da Goblin Queen, durante a saga Inferno.

Ele é o maior representante da boa sorte no Universo Marvel.