Arani Caulder, a.k.a Celsius, desconfiava que o seu marido, Niles Caulder (o líder da primeira incarnação da Doom Patrol) havia sobrevivido à devastação nuclear que vitimou quase todos os membros originais da Doom Patrol (nas páginas de Doom Patrol #121, Vol 1, corria o ano de 1968). 

O facto, de ter encontrado uma cadeira de rodas intacta no meio da área do dito desastre apenas lhe veio reforçar essa convicção, por muito oca e improvável que pudesse ser...




Perante a possibilidade de Niles estar vivo e sabendo que estava a ser vigiada de perto por forças governamentais, Celsius decide procurar ajuda e começa por recrutar o único membro original sobrevivente, Clifford Steele, a.k.a Robotman.


 


Este relutantemente aceita o convite e por sua vez entra em contacto com Joshua Clay, um herói aposentado que dava pelo nome de Tempest (sem relação com o Aqualad). 

Os três juntam-se e como a nova Doom Patrol regressam ao local do desastre, mas não logram em descobrir muito mais do que o cadáver intacto de Rita Farr, a.k.a Elasti-Girl. 

Como é evidente a visão da amiga morta transtorna imenso Robotman que, contudo, não tem tempo sequer de se refazer do choque uma vez que o trio é violentamente atacado por forças leais a um vilão de nome Kalki.

Kalki captura Celsius e Tempest e aparentemente destroi Robotman ao absorvê-lo para o seu interior.

O duo sobrevivente é conduzido para a base do vilão situada na solarenga Jamaica. 

Tempest não tarda a conseguir soltar-se, mas a sua liberdade dura pouco e ele acaba novamente capturado, tendo caído diante do poder de Kalki. 


 


O vilão, ao bom estilo dos maus de antigamente, revela a Celsius os seus planos de devastação global.

Kalki pretende usar um satélite para aniquilar a população do planeta que se recusar a submeter à sua vontade, tal é a sua ânsia de ser um deus terreno. 

É revelado também que aparentemente Kalki resgatou um membro da equipa original da Doom Patrol e por um motivo ainda desconhecido o está a manter vivo. 

Entretanto, Cliff não está morto, mas antes aprisionado numa tenebrosa dimensão demoníaca após aquele seu primeiro embate com Kalki.

Tal prisão curiosamente existe dentro do corpo do próprio vilão.

Por sua vez, uma nova personagem surge na figura da agente governamental Valentina Vostok, a.k.a Negative Woman. 

Como parte dos parâmetros da sua organização, que visa controlar actividades meta-humanas, Vostok inicia o resgate de Tempest e Celsius, ciente de que estes serão úteis na batalha final com Kalki.

Com Cliff a lutar para escapar da dimensão interna de Kalki, este último medita nas suas origens. 

Kalki começou como sendo um mero professor de nome Desai. 

Um encontro fortuito com Niles fez com que Desai tentasse criar algo que permitisse extingir todas as doenças. 

Em vez de conseguir atingir esse objectivo deveras benevolente, Desai transformou-se no monstruoso Kalki. 

Eventualmente, Cliff consegue fugir da tal dimensão (e aproveita para dar uma valente coça em Kalki) e alia-se a Vostok, descobrindo que o membro original que Kalki tem mantido vivo é nada mais, nada menos que o Negative Man (cujo poder Kalki pretendia usar para energizar o seu satélite). 


 


Com Kalki a ameaçar as vidas de Celsius e Tempest, Vostok é forçada a servir o propósito que Kalki tinha para o Negative Man e vê a sua forma energética aprisionada num foguete destinado ao mortífero satélite.

Graças a Harry, um agente amigo de Vostok que a havia seguido até à base de Kalki, a nova Doom Patrol vê-se livre para tentar impedir o iminente extermínio de parte da raça humana. 

Celsius fica para trás, degladiando-se com Kalki em combate singular. 

O motivo para tal decisão não poderia ser mais claro. 

Kalki é o pai de Celsius.

Percebendo que o homem bondoso que o seu pai era já desapareceu há muito, Celsius não hesita e mata-o, colocando um ponto final na ameaça de Kalki. 


 


Harry, Cliff e Tempest por sua vez conseguem destruir o míssil, mas aparentemente às custas da vida de Vostok.
No final, Vostok é revelada como tendo sobrevivido à explosão, uma vez que estava na sua forma energética.

Contudo, o Negative Man continua em coma. 

Uma coma da qual apenas poderia sair se Vostok abdica-se das energias que a tornam na Negative Woman (todavia tal queria dizer que seria ela a ficar em coma).

De qualquer das maneiras a sempre disfuncional Doom Patrol está de volta, com Vostok a assumir um lugar na equipa.

Esta história tem lugar nas páginas de Doom Patrol #1-3, Vol 2, em 1987.