Desenvolvido pela Dimps e lançado pela Banpresto, Bandai, Namco e Atari para o GBA em 2004, Dragon Ball Advanced Adventure é um jogo de aventura e plataformas, com pitadas de fighting game pelo meio.

Ao contrário da maioria dos jogos baseados na popular licença nipónica do Dragon Ball, este título não explora as aventuras do jovem Goku e dos seus amigos na época do Z, mas antes volta atrás no tempo preferindo abordar as primeiras sagas da série original. 


 


Dragon Ball Advanced Adventure começa com o encontro entre um bastante jovem Goku e Bulma, passando não só pelos confrontos com o Imperador Pilaf e com a maléfica organização do Red Ribbon Army, mas também  pelos duelos com o mortal Mercenary Tao e pelas participações nos Torneios de Artes Marciais. 

O jogo culmina na épica batalha contra um dos maiores vilões do Dragon Ball original, o infame namekiano, Demon King Piccolo.


Com gráficos bastante coloridos e com uma estética que em tudo nos faz recordar o velho anime e manga da década de 80, Dragon Ball Advanced Adventure brilha ainda pelo seu gameplay.


 


Goku, a personagem principal e a única disponível de início (completando o jogo podemos desbloquear Krillin como segunda personagem), tem um controlo que roça a perfeição. 

Os seus saltos são precisos e os ataques eficazes e variados.

Goku, tal e qual como no anime ou na manga, é capaz de desferir potentes socos e pontapés, assim como projectar os seus adversários. 

Estes ataques colocam a maioria dos oponentes k.o. 

A isso se junta a capacidade de golpear em corrida, ao bom estilo de jogos como Golden Axe ou Streets of Rage. 

Esta habilidade permite ao nosso protagonista quebrar a defesa dos inimigos mais astutos e resilientes que encontrará pelo caminho.


 


Para além destes ataques mais normais (que incluem ainda golpes aéreos), Goku pode ainda usar o seu icónico bastão extensível ou o seu famoso Kamehameha. 

O bastão está disponível desde o início e serve não apenas como arma de ataque, mas também como forma do Goku aceder a plataformas mais elevadas. 

O Kamehameha funciona como Charge Attack, sendo que quanto mais tempo mantivermos o botão de ataque pressionado, mais poderora será a onda de energia libertada. 


 


O Kamehameha é desbloqueado mais para a frente com a conclusão do treino levado a cabo com o Mestre Roshi. 

Este constituí, sem sombra de dúvida, a arma mais poderosa do nosso arsenal. 

Contudo, tanto o bastão, como a popular onda de energia consomem Ki, pelo que não podem ser usados de forma leviana. 

Goku tem uma barra de energia que uma vez vazia, faz com que ele perca uma vida. 


 


Felizmente, o jogo está repleto de itens, maioritariamente simbolizados por cápsulas que nos permitem não apenas restabelecer a nossa vida e Ki, mas também tornar os nossos ataques mais potentes e o nosso protagonista mais resistente. 

O jogo é de facto bastante generoso no que diz respeito a vidas extra e energia (representada pela maçã, pelo hamburger e pelo frango, como não poderia deixar de ser neste género de jogos). 




Os adversários contra os quais Goku tem que medir forças são retirados directamente da série e vão desde o mais comum rufia e membro do Red Ribbon Army, até aos demónios criados por Piccolo ou aos mais variadíssimos mechas de Pilaf. 

A animação de todos eles, assim com a de Goku, é de facto excepcional e de grande qualidade. 

Como não poderia deixar de ser cada nível normalmente encerra com uma luta contra um Boss final.


 


Embora a força bruta e agilidade resulte contra a maioria deles, existem alguns contra os quais é necessário recorrer a uma certa estratégia se os quisermos vencer (o exemplo mais claro disto é o monstro no nível da torre do General White). 

Como já referimos, Dragon Ball Advanced Adventure tem gráficos muito coloridos e polidos, com os seus níveis a representarem na perfeição muitas das localizações mais relevantes da série na qual se baseia. 


 


De notar que todas as localizações já se encontram presentes num belo mapa-mundo, bastando ir desbloqueando-as uma a uma para as tornar acessíveis para jogar.

Os níveis, que podem ou não ter tempo limite, alternam entre o longo e o curto, o que permite quebrar uma possível monotonia que poderia existir.

Ainda com esse propósito de quebrar a monotonia em mente, os referidos níveis são bastante variados no que ao gameplay diz respeito. 

Temos níveis onde o foco incide nas plataformas, outros onde Goku, montado na sua nuvem mágica, leva a luta aos céus e por último aqueles onde apenas temos uma luta singular pela frente. 


 


Os primeiros são obviamente os mais longos e abundantes no jogo. 

Dentro destes temos dois tipos: aqueles em que temos que derrotar os inimigos para alcançar o fim do nível propriamente dito e os desafios contra-relógio durante os treinos com o Mestre Roshi.

São nos níveis de plataformas que podemos aceder a áreas secretas e apanhar os numerosos easter eggs presentes neste título. 


 


Os segundos são uma lufada de ar fresco e um bom uso para a nuvem mágica.


 


Os últimos são inevitáveis num jogo que se chama Dragon Ball e captam momentos chave da série como: os Torneios de Artes-Marciais, o desafio da bruxa Baba, o duelo mortal contra o mercenário Tao, o showdown no deserto com Yamcha ou a batalha final com o Demon King.

De salientar, que isto é apenas o modo história do jogo. 

Dragon Ball Advanced Adventure tem ainda um modo Multiplayer, um Battle Mode (no qual podemos usar as personagens desbloqueadas no modo principal*), um Survival Mode e ainda alguns mini-jogos (como por exemplo o desafio de apanhar a água sagrada do gato místico Korrin ou o de quebrar a rocha com o Mestre Roshi).


 


Em suma, para os fãs de Dragon Ball, jogos de plataformas e aventura em geral este é um título bastante sólido. 

Não é de todo um jogo difícil, mas é bastante divertido. 

Um jogo no qual a música facilmente fica no ouvido e nos remete para aquelas manhãs dos inícios dos anos 90 passadas a ver Dragon Ball na televisão. 

Um dos melhores títulos licenciados disponíveis para o GBA e nostalgia no seu estado mais puro e perfeito.



*Nota: Entre as personagens seleccionáveis para o Battle Mode temos: Goku, Krillin (também jogável no modo história), Jackie Chun, Mercenário Tao, Son Gohan (avó de Goku), Tien, King Piccollo e Cyborg Tao.