A Terra 712, uma das muitas do vasto Multiverso da Marvel, estava a recuperar da devastação global sofrida durante o mandato do Presidente Richmond, anteriormente conhecido como o vigilante Nighthawk. 

Na qualidade de presidente dos E.U.A e sob a influência de um poderoso telepata alienígena de nome Overmind e da entidade demoníaca conhecida como Null The Living Darkness, Richmond havia iniciado uma política de conquista global. 

Tal tarefa seria facilitada pelo facto de Overmind ter conseguido assumir controlo mental sobre os heróis mais poderosos daquele mundo, o Squadron Supreme*

De entre eles, apenas Hyperion havia conseguido escapar. 

Com o poder do Squadron e do exército norte-americano, Overmind e Null atingiram rapidamente os seus objectivos de domínio global, fazendo planos de expandir esse mesmo domínio às estrelas. 

Desesperado, Hyperion conseguiria escapar para a Terra 616 e recrutaria os Defenders para o ajudar na árdua tarefa de frustrar os planos dos vilões (Defenders #112-114, Vol 1, de 1982). 


 

Apesar de salva, a Terra 712 tinha sido deixada num estado deplorável.

Fome, doença, guerra, governos fracturados e um forte sentimento anti-americano infestavam o globo. 

O próprio Squadron estava em péssimo estado, com a sua base, um satélite orbital, destruído e a maioria dos seus membros vistos como colaboradores do regime fascista de "Richmond".

É atendendo a tudo isto que Zarda, a.k.a Power Princess , propõe implementar aquilo que chama de Projecto Utopia (algo que o seu povo, os Utopians, haviam implementado com sucesso).

Este projecto teria a duração de um ano e colocaria as rédeas do controlo global nas mãos do Squadron Supreme. 

Durante esse período, o Squadron proponha-se a restaurar a ordem aos diferentes países, assim como acabar com problemas que afligiam a Humanidade desde o início dos tempos, como a fome, a doença, a guerra e até mesmo a morte. 

Findado o ano, os heróis prometiam devolver o controlo das nações aos seus  legítimos líderes quer os objectivos tivessem sido atingidos ou não. 

Tirando Amphibian e Nighthawk, os restantes membros do Squadron votaram a favor da proposta de Zarda. 


 


Como resultado disso e devido à sua experiência passada, Nighthawk abandona o Squadron em protesto, afirmando que este tal sistema utópico que eles pretendiam implementar necessitava de pessoas honestas de forma a manter-se puro, caso contrário muito provavelmente tornar-se-ia num regime ditatorial futuramente. 

Para além disso, Nighthawk achava que tais oferendas não deviam ser simplesmente dadas à Humanidade.

Esta deveria fazer por merecer os seus próprios prémios. 


 

Ignorando Nighthawk, o Squadron prossegue com o plano de implantação da sua Utopia. 

Um desses planos visava a total eliminação do elemento criminoso da face da Terra. 

Tal seria efectuado via um aparelho de modificação comportamental, o B-Mod, desenvolvido pelo génio científico Tom Thumb, um método que irá gerar grande controvérsia não só na população, mas dentro do próprio Squadron. 


 


Os heróis irão usar o procedimento para transformar os vilões do Institute of Evil** em heróis (juntando-os ao Squadron), para desagrado de Amphibian, que eventualmente irá abandonar os ranks do Squadron para regressar aos oceanos, a sua verdadeira casa. 

Após ter sido usado em inúmeras prisões, o B-Mod será usado pela primeira vez de forma indevida por um dos próprios membros do Squadron, o Golden Archer. 

O arqueiro havia pedido em casamento a camarada de armas, Lady Lark, mas esta recusaria a proposta por estar apaixonada por outro dos seus colegas, o Blue Eagle.


 


Incrivelmente frustrado por ter sido abandonado por aquela que tinha sido sua namorada durante tantos anos, o Golden Archer tomará a triste decisão de usar o B-Mod para alterar a mente de Lark, tornando-a totalmente devotada à sua pessoa. 

Como é evidente o acto do Archer rapidamente será descoberto e após julgamento ele será expulso do grupo em desgraça. 

A Lark também abandonará o grupo, traumatizada pela experiência. 

Como se não bastasse esta situação, mais membros do Squadron passavam por graves problemas pessoais. 

Nuke, o membro mais jovem da equipa, descobriu que os seus poderes radiactivos eram a causa do cancro que afligia a sua família. 

Virando-se para Tom Thumb no sentido deste encontrar uma cura, Nuke ficará extremamente irritado quando este último falha em fazê-lo.


 


Completamente insano após a morte dos pais, Nuke acaba por ser acidentalmente morto numa luta contra um colega de equipa, Doctor Spectrum, que apenas procurava conter a fúria do primeiro. 

Ironicamente também Tom morrerá vítima de cancro, mas não o fará antes de deixar uma última invenção essencial para o sucesso do Projecto Utopia, o Hibernaculum (um aparelho usado para manter um indivíduo em estado de animação suspensa). 


 


Tom vai ser o primeiro a usar esta invenção. 

A juntar a tudo isto, o Squadron viu-se inflitrado por um falso Hyperion (membro do Squadron Sinister da Terra 616), recrutado pelo vilão Master Menace com o intuito de destabilizar o grupo por dentro. 

O verdadeiro Hyperion irá eventualmente regressar e após uma selvática luta com o seu duplo, irá ficar cego (o falso Hyperion morre), o que deixará todas as responsabilidades do Projecto Utopia nas mãos solitárias da Power Princess. 


 

Entretanto, Nighthawk, que ponderou matar Hyperion com argonite logo no início de forma a evitar a implementação do Projecto Utopia, procurava agora aliados poderosos para se opor ao Squadron. 

Transportado pelo feiticeiro supremo da Terra 712, o Professor Imam, para a Terra 616, Nighthawk falha em conseguir o apoio dos Defenders e dos Avengers, regressando de mãos a abanar a casa. 

Curiosamente será precisamente em casa que Nighthawk irá conseguir o apoio que tanto deseja na figura de um dos maiores vilões do grupo, o Master Menace.

Junto com Menace, Nighthawk irá recrutar três outros vilões (Mink, Pinball e Remnant), um antigo colega do Squadron (o Golden Archer [agora Black Archer]) e cinco novos meta-humanos (Haywire, Inertia, Redstone, Moonglow e Thermite). 

Este últimos, ele irá enviar para se infiltrarem no Squadron, cujos ranks estavam cada vez mais reduzidos (Ape-X sofrerá um colapso nervoso, o Professor Decibel morre num acidente, Arcanna estava grávida e Quagmire tinha sido dado como morto). 

Como parte do seu plano, Nighthawk captura e desfaz a alteração mental feita nos antigos vilões do Institute of Evil que restavam, embora  tal o obrige a fazer algo imoral, uma vez que ele tem que submeter o Blue Eagle ao processo do B-Mod (recriado pelo Master Menace) de forma a evitar que este último revele os seus planos para atacar a Squadron City (a nova base do Squadron Supreme). 

Eis que é chegado o dia do confronto final, com o diálogo a revelar-se impossível, os Redeemers do Nighthawk enfrentam o Squadron Supreme do Hyperion. 


 


O confronto é brutal, rápido e trágico para ambas as partes. 

Foxfire, dividida por aquilo que o Squadron lhe fez e pelo amor que agora sentia pelo Doctor Spectrum vai tentar colocar um ponto-final num conflito que já havia deixado as suas marcas e ataca o Nighthawk, provocando-lhe um ataque cardíaco. 

Nighthawk morre instantâneamente e Hyperion finalmente percebe o que o amigo lhe havia tentado dizer. 

Como tal, o Squadron encerra o Projecto, desmantelando o B-Mod e devolvendo o controlo às pessoas legalmente eleitas pelo povo.


 


Assim termina o Projecto Utopia na Terra 712, com uma batalha entre heróis que custará ainda as vidas do Blue Eagle, Thermite, Foxwire, Lamprey e Black Archer (Squadron Supreme #1-12, Vol 1, de 1985 e 1986).


*Nota: Os membros do Squadron Supreme são na primeira fase do Projecto Utopia, os seguintes: Hyperion (líder), Amphibian, Golden Archer, Blue Eagle, Whizzer, Power Princess, Lady Lark, Nuke, Tom Thumb, Doctor Spectrum e Arcanna.



**Nota: Os membros do Institute of Evil são: Ape-X (líder), Professor Decibel, Quagmire, Foxfire, Lamprey e Shape.