Convém referir que este Final Fantasy III foi o terceiro a ser lançado nos E.U.A, mas o sexto a sair no Japão.


Estes diminutos seres felpudos fizeram a sua estreia na maior série de rpgs da Square, em Final Fantasy III, lançado em 1990 para a Famicom, no Japão.

Desde essa altura, os Moogles têm estado presentes em todos os subsequentes jogos da série, excepção feita a FFIV. 

Curiosamente, a sua estreia poderia ter ocorrido mais cedo, em FFII, não fosse o facto de a Square tê-los substituído pelos Beavers. 

Os primeiros Moogles pareciam ser uma mistura de um gato com um urso bébé, com pequenas asas de morcego a surgirem-lhes nas costas e um pompom vermelho suspenso sobre a cabeça.


 


A importância dos Moogles dentro dos diferentes universos que constituem a série Final Fantasy varia. 

Em FF III, os Moogles surgem como guarda-costas do feiticeiro Doga. 

É nesta aventura que é estabelecida a grande propensão das criaturas para a magia. De igual forma, é também aqui que surge um dos primeiros maiores protagonistas dentro da raça Moogle. 

Falo de Mog, um Moogle branco com asas roxas (normalmente) que teria grande destaque em FF VI e nos spin-offs Crystal Chronicles. 
 
A próxima aparição dos Moogles dar-se-ia em FF V, com estes a disporem da sua própria aldeia, situada no mundo de Galuf. 

FF VI marcaria a estreia de um Moogle no papel de personagem jogável (o já referido Mog). 

De salientar que para além de Mog, FF VI acrescentava ao papel de personagens jogáveis, ainda que de forma temporária, outros dez Moogles.


 


Os Moogles perderiam alguma relevância nos jogos seguintes, sendo remetidos para cameos na forma de bonecos de neve (FF VII), invocações (FF VII) ou peluches (FF X e X-2).

Em FF IX, os Moogles surgem com uma nova aparência, mais próxima da de um koala, e com uma participação muito maior no jogo em geral. 

Os Moogles, que na sua maioria habitam a vila de Madain Sari, servem como save points e mercadores, fazendo-se a distinção, pela primeira vez entre macho e fêmea (as fêmeas usam um casaco roxo). 


 


De destacar a introdução de outros dois Moogles, os quais se tornariam bastante famosos nas lides de Final Fantasy.

 Refiro-me a um tal de Stiltzkin e ao extremamente púrpura Artemicion.  

Esse papel mais operacional mantém-se em FF XI, com as simpáticas criaturas a servirem de responsáveis pelo armazenamento de itens, protecção da casa, gestão dos mini-jogos e mudanças de classe. 


 


Com o advento do popular spin-off Final Fantasy Tactics, a relevância dos Moogles voltaria a aumentar consideravelmente. O mais importante, de entre eles, seria Montblanc.

 Personagem jogável em Tactics, este Moogle serve como líder do Clan Centurios, uma guilda de guerreiros situada na cidade de Rabanastre em FF XII. 


 


Para além de Montblanc, outros Moogles iriam ascender ao estrelato graças a esta sub-série conhecida como Ivalice Alliance, sendo eles Gurdy, dirigente de um estábulo de chocobos, Nono, mecânico-chefe abordo da nave Strahl, e o trio Hurdy, Sorbet e Horde, responsáveis pelas gestão dos portais de teleportação entre cidades.

 Em FF XII, os Moogles são apresentados como sendo uma raça altamente inventiva e sofisticada. 

A sua aparência aproxima-se mais de coelhos.  Pela primeira vez, os Moogles surgem totalmente vestidos. 

É também na sub-série Ivalice Alliance que podemos ver os Moogles na categoria de oponentes. 



 


Em jogos mais recentes, os Moogles têm surgido de diferentes maneiras, alternado entre participações mais activas na história e meras cameos na forma de itens e summons.

O papel dos Moogles nos spin-offs de Final Fantasy também vai variar, de personagem jogável nos Tactics, a conselheiro em Crystal Chronicles. 

De salientar que é nesta última série que nos é apresentado um grupo muito especial de Moogles, os Moogle Brothers.


 



Para além das suas presenças em FF, os Moogles apareceriam ainda na série Kingdom Hearts, Dragon Quest (só no X), Mana e em alguns jogos desportivos do Super Mário, entre outros. 

Desde a sua estreia em 1990, os icónicos seres apenas falharam meia dúzia de títulos da série Final Fantasy, estando fora de somente dois jogos da "linha principal".