Muitas foram as personagens a usarem este nome. 

 A primeira a fazê-lo foi um “velho” conhecido dos fãs das comics em geral, o melhor amigo de Superman, Jimmy Olsen.

 Olsen fez a sua estreia nas comics em 1941 com Superman #13 (Vol 1), sendo criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. 

A sua popularidade valeu-lhe a sua própria comic, “Superman’s Pal, Jimmy Olsen”, em 1954.



 



 Seria precisamente nas páginas do nrº 15 dessa comic que Olsen iria desenvolver uma velocidade que rivalizava com a do Flash original, Jay Garrick, graças a um soro experimental.

 Nesta história de 1957 Olsen adoptou o nome de Speed Demon, iniciando uma brevíssima carreia heróica.

Eventualmente, o efeito do soro passaria e Olsen perderia as suas habilidades meta-humanas.



 


Em 1966, nas páginas de Showcase #63 a DC Comics presenteou os seus leitores com um novo Speed Demon, este um vilão de uma das muitas Terras alternativas do Universo DC, a Earth-12. 

Principal inimigo do heróico Captain Swift, este Speed Demon foi criado por Joe Orlando e muito provavelmente foi destruído, junto com a sua Terra, durante os eventos de Crisis on Infinite Earths.

Passariam muitos anos até que o nome Speed Demon voltasse a surgir no interior de uma comic. Desta feita, seria a Marvel Comics a “criar” o seu próprio Speed Demon. 

O Speed Demon do Universo Marvel é, como a versão da DC de 1966, um supervilão capaz de mover-se a velocidades espantosas. 

Uma personagem criada por Roy Thomas e Sal Buscema, James Sanders foi originalmente introduzido como Whizzer, um dos quatro vilões que componham o Squadron Sinister, em The Avengers #69, corria o ano de 1969. 

 
 



Uma clara referência ao segundo Flash, Barry Allen, James obteve os seus poderes de um dos Elders of The Universe, o Grandmaster e teve diversos confrontos não apenas como os Avengers, mas também com os Defenders, como membro do Squadron Sinister. 

Contudo com o passar do tempo e numa tentativa de se disassociar do Squadron, James decide adoptar um novo uniforme e alias, reaparecendo como Speed Demon em Amazing Spider-Man #222, de 1981. 



 



James irá manter esta identidade (voltando brevemente à de Whizzer durante a storyline “Civil War”) até aos dias de hoje, continuando a atormentar inúmeros heróis (particularmente Spider-Man) sozinho ou acompanhado. 

Actualmente e depois de brevemente ter tentado assumir o papel de herói em The New Thunderbolts #1, em 2005, Sanders voltou à vilania como membro dos Sinister Six.

Em 1987 o nome Speed Demon regressa ao Universo DC, novamente como vilão. 

Uma espécie de “Reverse-Flash” para o na época novo Flash, Wally West, Speed Demon (também conhecido como Speed McGee) fez a sua primeira aparição nas páginas de The Flash #5 (Vol 2).



 



 Jerry McGee era um cientista na Genetech, onde trabalhava no desenvolvimento de um soro que visava a criação de super-atletas. 

Contudo, diversos problemas pessoais levaram a que Jerry não só agredisse a esposa, a igualmente cientista Tina McGee, mas também experimentasse em si próprio a droga Steroid B-19. 

Como resultado, Jerry ganhará não só super velocidade, ao nível daquela que o Flash tinha na época, como igualmente super força e resistência, contudo com isso veio também um elevado grau de insanidade e paranóia que piorou ao saber que Tina tinha um caso com Wally. 

Adoptando a identidade de Speed Demon, Jerry irá confrontar Wally que conseguirá vencê-lo a custo.

 Jerry será curado e voltará aos braços de Tina depois disso, apenas regressando à identidade de Speed Demon uma vez, em The Flash Annual #11 (Vol 2).



 



Em 1996, a Marvel e a DC vão unir esforços num gigantesco crossover que irá culminar numa nova linha, de cariz temporário, chamada Amalgam Comics. 

Essa linha combinava ambos os Universos, criando personagens mistas. 

Uma dessas personagens vai ser Speed Demon, que irá surgir da junção entre os diferentes Ghost Riders da Marvel e os Flashes da DC. 

O primeiro Speed Demon, Jay Garrick, é um misto do Phantom Rider com a versão Golden Age do Flash. 

O segundo, Blaze Allen, resulta da combinação de Barry Allen com o Ghost Rider original. 

Existe ainda um Kid Demon, Wally West, que junta o segundo Ghost Rider com o terceiro Flash, e funciona como sidekick de Blaze Allen. 

Todas estas personagens foram criadas em 1996 e introduzidas em Speed Demon #1, por James Felder, Howard Mackie e Salvador Larroca.


 
Leitura obrigatória:
Considerando que a maioria dos Speed Demons tiveram um período de existência muito curto e pouco significativo, deixo-vos ficar com a literatura essencial daquele que considero ser o principal Speed Demon, o da Marvel.



Como Whizzer:

 
 

The Avengers #70 (Vol 1), de 1969 – A estreia de James como vilão vai vê-lo enfrentar o segundo Goliath (Clint Barton), como parte da luta entre o Squadron Sinister e os Avengers. 

James tinha sido incumbido de roubar o Big Ben, em Londres, e até se estava a safar bem a lidar com o gigantesco Goliath. 

A chegada repentina de Black Knight irá contudo fazer a balança pender a favor dos heróis. 



 



The Defenders #13 -14 (Vol 1), de 1974 – James, na sua identidade de Whizzer, e como membro do Squadron Sinister vende a Terra ao alienígena Nebulon em troca de mais poder. 

Rapidamente os vilões veriam os seus planos serem atrapalhados quando Nighthawk muda de lado e alerta os Defenders.

 James defronta, sem grande sucesso, Namor no nrº 13.



 


Squadron Sinister #1-4, de 2015 – Este tie-in da Secret Wars de 2015 mostra-nos uma versão alternativa de Sanders e do Squadron Sinister que governa um dos muitos territórios que compõe o Battleworld do God Doom. 

Sanders surge uma vez mais como Whizzer e como aliado próximo de Hyperion.



Como Speed Demon:



 


The Amazing Spider-Man #222 (Vol 1), de 1981 – Este número marca a estreia de Sanders como Speed Demon e o seu primeiro confronto com Spider-Man.



 



Deadly Foes of Spider-Man #1-4, de 1991 – Uma minisérie na qual podemos ver Sanders em acção como membro do Sinister Syndicate, aqui a mando de Wilson Fisk. 

Sanders é apresentado como um individuo egoísta, que apenas se interessa por dinheiro.

 É também nas páginas desta comic que Sanders volta a defrontar Spider-Man e é derrotado de uma forma bastante humilhante para um velocista.



 


The New Thunderbolts #2 e 16 (Vol 2) – Se o nrº 2 marca o início da primeira e única tentativa de Sanders em ser um “herói”, integrando uma nova equipa de Thunderbolts liderada por Songbird, o nrº 16 leva Sanders de regresso ao caminho da vilania, com Speed Demon a ser recrutado pelo ser que lhe deu os poderes, Grandmaster, e a juntar-se novamente ao Squadron Sinister.



 



The Superior Foes of Spider-Man #1-17, de 2013 a 2015 – Speed Demon, como membro de uma nova versão do Sinister Six, tenta sobreviver no mundo do Superior Spider-Man.

A melhor aventura moderna do Speed Demon.