Normalmente, nos jogos em geral e não apenas nos rpgs, não convém ser benevolente nos ataques, mas antes deve-se tentar derrotar o adversário o quanto antes, contudo certas personagens, em determinados jogos não possuem essa capacidade. 

Algumas delas são incapazes de dar o golpe final, optando por ser misericordiosas. 

 

 

 

É o caso da rainha da Crimea, Elincia. Inicialmente uma princesa em fuga de um reino ocupado (em Fire Emblem Path of Radiance), que se junta ao nosso grupo de heróis, os Greil Mercenaires, como combatente, bem tarde na aventura, Elincia evolui para uma combatente capaz no jogo seguinte (Fire Emblem Radiant Dawn), que no entanto tem uma pequena falha. 

A rainha alada não é capaz de finalizar um adversário, deixando-o sempre com 1 ponto de vitalidade, fruto da sua habilidade única chamada adequadamente de Mercy. 

É certo que esta habilidade pode ser retirada, permitindo a Elincia finalizar os seus adversários, contudo, tal acaba por não parecer correcto, uma vez que não reflete a natureza compassiva da personagem em questão. 

Contudo, Elincia, embora seja até ver, caso único na série Fire Emblem, ela não o é no que diz respeito a outros rpgs. 

 

 

 

Outra personagem que prima pela misericórdia é a talentosa arqueira Rachel, do jogo Tear Ring Saga. Uma caçadora que vive em relativo estado de isolamento, Rachel, também conhecida como a Criança de Bridget, fez uma promessa em como nunca iria tirar uma vida humana. 

Como consequência disso, ela é incapaz de eliminar qualquer oposição de natureza humana (embora possa derrotar adversários nas arenas). 

Existe uma maneira dela  renunciar a isso, mas tal implica a sua expulsão do exército num dos capítulos mais avançados do jogo, assim como a morte do seu irmão mais novo, Ruka (também ele uma personagem jogável). 

 

 

 

Caso contrário, Rachel continuará com a sua política de preservação da vida humana (embora o mesmo não se aplique a outras criaturas humanóides, mas não humanas, como é o caso de zombies, harpias, múmias, ogres, trolls, esqueletos e dragões zombie). 

Rachel tem uma vantagem, em relação a Elincia, que passa por uma capacidade de evasão extraordinária que lhe permite evitar com facilidade grande parte dos contra-ataques adversários.

 

 

 

Por último, falo-vos da espírita da nação de Bozack, Katt. 

Uma dos generais iniciais do jogo Dragon Force, se escolhermos Bozack de início, Katt detêm um conjunto de invocações bastante interessantes. 

Contudo, de entre as três a que ela tem acesso, a que me interessa é uma que pertence unicamente a ela. Falo do Grim Reaper. 

 


 

Ao contrário do que se possa pensar e embora se trate da Morte que se está a invocar, esta arte mágica não finaliza o general adversário, mas antes deixa-o com apenas um ponto de vida e vulnerável a qualquer ataque (o que é uma grande vantagem contra adversários mais resistentes). 

 

 

 

O único senão é que o Grim Reaper também deixa a sua invocadora com a mesma pontuação de vida, pelo que esta magia deve ser usada com extrema cautela.