Mais do que um vilão, estas duas identidades têm sido usadas como um mero subterfúgio, que visa ocultar a natureza da verdadeira ameaça, fazendo-a passar por um novo e desconhecido perigo, quando na realidade normalmente se trata de algo bastante familiar.
O Invincible Man e o seu "rebranding" como Dark Rider são um vilão dentro de um vilão, para todos os efeitos e propósitos.
O primeiro Invincible Man fez a sua estreia nas páginas de Fantastic Four #32 (Vol 1, de 1964).
Aparentemente, o Invincible Man era o pai de Johnny e Susan Storm, um antigo cirurgião caído em desgraça (após ter deslizado para uma profunda depressão provocada pela morte da esposa).
Franklin Storm estava, nesta altura, preso.
Condenado por homicídio involuntário (matou um homem para tentar evitar que este magoasse os filhos), o Dr. Storm vai ser substituído na prisão por alguém que será mais tarde revelado como sendo o Super-Skrull, um velho adversário dos Fantastic Four.
Ao personificar o bom doutor e adoptar esta nova persona, o Super-Skrull pretendia confundir os nossos heróis, esperando dessa maneira derrotá-los.
Felizmente, a sua patranha não irá resultar, e a verdadeira identidade do vilão será revelada.
O verdadeiro Dr Storm será resgatado, no entanto, não irá sobreviver à conclusão da aventura, pois dará a vida para salvar o quarteto de uma bomba plantada pelos Skrulls.
O segundo Invincible Man irá surgir uns anos mais tarde, inserido num plano maquiavélico do Doctor Doom (Fantastic Four #196, Vol 1, de 1978) e nada mais é do que um depowered Reed Richards.
Sob influência mental de Doom, Reed irá atacar sem piedade o resto dos Fantastic Four, servindo-se de um fato que integra alguma da tecnologia do Psycho-Man. Isso permitiu-lhe voar, levitar os seus oponentes e criar ilusões para os atormentar.
O objectivo de Doom passava transferir o poder dos heróis capturados para o seu filho (na verdade um clone), Victor Von Doom II. O plano irá, felizmente, falhar, precisamente devido a um change of heart de Doom II.
Esse mesmo uniforme (menos estes elementos ilusórios) será usada por um novo indivíduo em Fantastic Four #287 (Vol 1, de 1986).
Este era um cidadão normal chamado Norman Mcarthur, que subitamente começou a agir de forma estranha*, prendendo a mulher em casa e desenvolvendo um estranho uniforme, uma réplica do fato original do Invincible Man, que depois irá usar para tentar entrar na embaixada latveriana.
Confrontado pela She-Hulk, pela Invisible Woman e pela Wasp, o novo Invincible Man consegue convencê-las que o Doctor Doom não só está vivo, como tem na sua posse a sua família.
Tudo não passava de uma mentira. Norman revela-se como sendo o verdadeiro Doctor Doom e apenas pretendia entrar na embaixada que estava ocupada por um Doombot, que julgava ser o verdadeiro Doom (o robot vai ser prontamente destruído pela Invisible Woman).
O bom doutor sobreviveu ao encontro com Tyros e o Silver Surfer após usar uma técnica de transferência mental que lhe fora ensinada pela raça alienígena dos Ovoids.
O verdadeiro Norman morreu no corpo original do Doctor Doom. Felizmente, o Beyonder (que Doom havia convocado para a mansão numa tentativa de controlar por meios místicos) irá desfazer a transferência, restaurando a mente de Norman e ressuscitando Doom na sua forma original.
A armadura do Invicible Man vai ser colocada de parte e só voltará a surgir novamente em Fantastic Four #388 (Vol 1, de 1994).
Desta feita, e embora use a armadura (com algumas melhorias em relação à criada por Doom) original do segundo Invicible Man, esta quarta versão da personagem irá adoptar o nome de Dark Raider.
O Dark Raider não mais é do que uma versão de Reed Richards (num curioso nod ao segundo Invincible Man), de um mundo no qual a primeira vinda do Galactus à Terra terminou em desastre.
Único sobrevivente do seu Fantastic Four, e culpando-se pela morte dos outros, Reed aprimorou a armadura do Invicible Man e tomou para si a identidade de Dark Raider, estabelecendo como missão a eliminação de todos os outros Reeds do Multiverso.
Ele logrou em eliminar o Reed (e por acidente a Susan também) da Terra 49487, entre muitos outros.
A sua identidade vai ser revelada em Fantastic Four #392, com o vilão a enfrentar a força conjunta do Fantastic Four e da Fantastic Force.
Aprisionado por Aron, o mad Watcher, o vilão terá um último confronto com a Invisible Woman em Fantastic Four #399. Um confronto que provará ser fatal para ele.
O primeiro Invincible Man, era o Super-Skrull a usar as suas habilidades (que simulavam os poderes do Fantastic Four).
O próprio uniforme era fruto das capacidades transmórficas pertencentes a todos os membros da raça Skrull.
O segundo Invincible Man usava uma armadura com tecnologia do vilão Psycho-Man, enquanto que o terceiro tinha uma que se servia de raios repulsores.
Ambas foram desenvolvidas pelo Doctor Doom e eram relactivamente inferiores quando comparadas com a sua armadura de Doom.
O Dark Raider usava uma armadura que imitava o design Skrull, com acesso a raios repulsores, controlo de frio, campos energéticos e teleportação.
Para além disso, ao seu dispor o Raider possuía um vasto arsenal de armas mortíferas. Todas elas desenvolvidas por uma versão insana de Reed Richards.
*Nota: Mais concretamente após os eventos de Fantastic Four #260, que viram o Doctor Doom aparentemente morrer numa batalha entre Tyros, o Silver Surfer e os Fantastic Four.
Leituras Essenciais:
Fantastic Four #32 (Vol 1, de 1964) - A primeira aparição do Invincible Man e o seu "primeiro" confronto com os Fantastic Four.
Fantastic Four #196 (Vol 1, de 1978) - Surge o segundo Invincible Man.
Fantastic Four #287 (Vol 1, de 1986) - Surgimento do terceiro Invincible Man.
Fantastic Four #388 (Vol 1, de 1994) - Primeira aparição do Dark Raider. Morte do Mister Fantastic e da Invisible Girl, se bem que estes são de uma Terra paralela.
Fantastic Four #392 (Vol 1, de 1994) - A revelação da verdadeira identidade do Dark Raider.
0 comments:
Enviar um comentário