Duas faces da mesma moeda. Ambas as Ryokos têm a particularidade de serem jovens judocas cuja criação teve como inspiração a campeã olímpica Ryoko Tani, para além de retirarem alguns elementos visuais (e de backstory) da manga romântica Yawara!. 

 

 

 

Para além disso, ambas são bastantes parecidas a nível de apresentação visual. 

As duas surgem equipadas com o seu kimono de judo adornado com a bandeira do Japão, braceletes vermelhas nos pulsos e de pés descalços. 

Contudo, as semelhanças terminam aí. 

 

 

 

Ryoko Izumo, que fez a sua estreia em World Heroes 2, lançado nas arcadas em 1993, é uma combatente com um estilo de judo mais prático e virado para lutas de rua. 

Com um puxo a segurar-lhe parte do cabelo, Izumo é uma praticante de artes marciais bastante diligente, se bem que por vezes se deixa levar pelo seu lado mais romântico. 

A Judo Queen, como é apelidada, é o orgulho da sua terra, sendo uma combatente com agarramentos e projecções extremamente perigosas para os seus oponentes. 

 

 

 

Capaz de criar uma bola de energia com as mãos, Izumo entrou no segundo torneio de World Heroes para se testar. 

Depois disso, a combatente iria marcar presença nos restantes jogos da série (World Heroes 2 Jet e World Heroes Perfect), assim como fazer pequenas cameos noutros jogos da SNK. 

 

 

 

O nível de Izumo é muito evocativo do Japão feudal, com outros elementos da sua escola de Judo a assistirem à peleia.

Fruto de uma viagem no tempo, Izumo aprendeu alguns golpes extra de um lutador coreano chamado Lee Hae Gwon, que é um dos lutadores do jogo Aggressors of Dark Kombat.

 

 

 

 

 

Por sua vez Ryoko Kano, que se estreou também em 1993, mas no primeiro Fighter's History, como uma das nove personagens seleccionáveis. 

Estudante disciplinada da arte, embora relutante em seguir a tradição familiar que a levaria a eventualmente herdar o dojo da família. 

Kano irá mudar de ideias aquando do desaparecimento do seu avó (e mestre). 

 

 

 

Esse acontecimento faz-la entrar no torneio organizado pelo poderoso Karnov (ele que era a mascote da Data East), para mostrar o poder do seu judo e honrar o nome da sua família. 

Sem bolas de energia, mas com uma projecção flamejante, Kano é mais pequena em tamanho do que Izumo, embora sejam da mesma idade. 

 

 

 

Com uma fita (cuja perda lhe provoca atordoamento temporário), Kano tem um kimono mais bem tratado do que Izumo e marcaria presença na sequela do ano seguinte, Karnov´s Revenge, assim como no título spin-off da série Mizoguchi Kiki Ippatsu!!, lançado a 1995. 

O níveis de Kano têm lugar no interior daquilo que é o seu dojo familiar, adornado com uma bela estátua Oni, e no meio do que parece ser um festival nipónico, no primeiro e segundo jogos respectivamente.