Quais são os maiores adversários de Thor? Eis a pergunta à qual este Top pretende dar a resposta.

Um Top repleto de seres poderosos, alguns deuses, outros não, mas todos capazes de infligir dano num dos mais poderosos heróis do Universo Marvel. 

Boa leitura!




 
Menções Honrosas:






Apocalypse


 


Normalmente, veríamos este vilão como pertencente à galeria de inimigos dos X-Men, no entanto e depois dos eventos de AVX, descobrimos que nem sempre foi assim. 

Nas páginas de Uncanny Avengers, foi revelado um passado de conflito entre Abin Sur e Thor. Apocalypse derrotou o Deus do Trovão em combate, obrigando o orgulhoso asgardiano a fazer algo que não é seu costume, fugir. 

Convencido por Loki, Thor vai usar o perigoso machado Jarnbjorn no mutante celestial e com isso provocar uma fenda na própria realidade.





 Ulik


 


Por baixo de Asgard habitam os Trolls, seres grotescos e rudes. 

O mais poderoso de entre eles é Ulik, um troll com uma força incomum que muitas vezes se testou em batalha com Thor.

Ulik foi uma das primeiras criações de Stan Lee, e por inúmeras alturas, esteve bem perto de vencer o nosso  herói. 

Recentemente, e após a aparente morte do asgardiano na conclusão de Fear Itself, Ulik fez um acordo com o rei dos Trolls, Geirrodur, e com as Nornes, para substituir o Deus do Trovão no coração de todos.

Ulik foi transformado em Tanarus, o novo mestre do relâmpago. 

Foi graças a um rejuvenescido e surpreendentemente benevolente Loki, que Ulik foi revelado e Thor restaurado como o verdadeiro Deus do Trovão.





Wrecking Crew


 


Uma das mais requisitadas equipas de vilões do Universo Marvel, a Wrecking Crew vê no Deus do Trovão o seu maior adversário. 

O seu líder, o Wrecker ganhou as suas habilidades graças à magia de Loki, que o via como mais uma arma para derrotar o irmão. 

Daí até o Wrecker partilhar esse mesmo encantamento com os restantes membros do seu grupo criminoso seria um instante. 

O grupo seria responsável por quase matar a She-Hulk e o Hércules, durante a primeira Secret Wars e a ocupação da Mansão dos Avengers, respectivamente. 

Todavia, a Wrecking Crew nunca bateu Thor.





Juggernaut


 


Outro vilão dos X-Men a vir parar à nossa lista. 

Um vilão cuja força lhe permitiu quase matar um enfraquecido Thor (que apenas foi salvo graças à intervenção atempada dos New Warriors) e resistir a um disparo do Mjolnir na potência máxima. 

As batalhas entre ambos são das mais equilibradas do Universo Marvel.





The Crusader


 


Um dos inimigos mais obscuros de Thor, que fez a sua primeira aparição nas páginas de The Mighty Thor #330 (Vol 1, de 1983), o Crusader procurava banir aquilo que ele via como símbolos da cultura pagã. 

Naturalmente, Thor será o seu alvo inicial. 

Energizado pela sua fé, o Crusader até se vai aguentar bem contra o asgardiano (para um mortal, isto é), logrando feri-lo consideravelmente na primeira contenda entre ambos. 





Absorbing Man


 


Mais um mortal transformado pela magia de Loki, Creel, a.k.a Absorbing Man foi um dos mais complicados oponentes que Thor teve pela frente, desde o primeiro embate de ambos em 1965. 

Capaz de absorver as capacidades dos objectos que tocasse, Creel quase vencia Thor, na fosse a maior astúcia deste último, que forçou o vilão a transformar-se em gás e de seguida o lançou para o espaço.

Tornado num vilão dos Avengers e do Hulk, Creel teria uma vitória icónica vitória sobre um Thor, tendo derrotado o inexperiente Eric Masterson no primeiro encontro entre ambos.





10 - Amora, The Enchantress

 


Esta bela Asgardiana foi aprendiz da Rainha das Nornes, Karnilla. Detentora de uma beleza e astúcias excepcionais, Amora desde cedo soube levar os seus compatriotas divinos. 

Fazendo uso da sua natureza sedutora e da poderosa magia que controla, Amora tinha o que queria em Asgard. 

Tinha tudo, menos o coração daquele que, de facto amava. 

O Deus do Trovão continuava imune a seus avanços, pelo que Amora tornou-se vingativa e amarga. 

Aliando-se ao Executor e a Heinrich Zemo, Amora vai criar as bases para os infames Masters of Evil, uma versão criminosa dos Avengers. 

Noutras artimanhas, Amora vai conspirar, junto com Doom, para eliminar os heróis, durante a Secret War do Beyonder, assim como vai ajudar Loki na concretização de inúmeros dos seus planos.

Ainda assim, não são poucas as vezes em que Amora auxiliou Thor, ajudando por mais que uma vez na libertação de Asgard do jugo de Loki.

Amora apenas deseja o amor de Thor...nada mais, mas também nada menos que isso.





9 - Gorr




Conhecido pelo apelido de God Butcher, Gorr é uma adição relactivamente recente ao roster de adversários de Thor, o que não o torna de todo menos perigoso. 

Responsável pela extinção de inúmeros panteões divinos, Gorr não tardou a vir atrás dos asgardianos. 

De todos, apenas Thor sobreviveu à sua fúria.

Foram precisas duas versões distintas do Deus do Trovão (Presente e Futuro) para conseguir causar mossa num dos primeiros oponentes de sempre de Thor (cronologicamente falando é claro).





8 - The Celestials


 


Criados em 1976 por Jack Kirby, para a revista The Eternals, os Celestials são uma raça de seres espaciais que atingiram um tal nível de evolução, que podem ser considerados como autênticos Deuses. 

Numa primeira análise, os Celestials assemelham-se a cientistas, pois, por todo o cosmo, existem evidências das suas experimentações. 

Pegando em seres vivos inferiores, os Celestials dividiam-nos em três classes. Os não evoluídos, os imortais Eternals e os monstruosos Deviants.

No final, estes Deuses espaciais regressavam para julgar a "viabilidade" do seu projecto. 

Thor cruzou-se com eles, por mais que uma vez. 

Todavia, o encontro mais significativo ocorreu quando o Deus do Trovão se opôs a um dos seus julgamentos. 

Embora, tenha lutado até ao limite das suas forças e visto o seu martelo destruído como consequência disso mesmo, Thor falhou. 

Ainda assim, e graças à atitude altruísta do asgardiano, os Celestials pouparam o dito planeta.





7 - Malekith 


 

 
O vilão principal de Dark World, teve o seu grande momento na épica história iniciada em Thor #341. 

Lá, o elfo das trevas uniu-se a Loki para conseguir obter a Winter Casket, que iria garantir a vitória do seu mestre, Surtur, sobre Asgard. 

Enganado por Loki, que não pretendia a queda de Asgard, Malekith, um poderoso praticante de magia negra, vai sucumbir a um ataque de Kurse, o amaldiçoado. 

Eventualmente, o elfo negro regressa, apenas para ver os seus planos frustrados por Zeus.





6 - Seth


 


Seth é o Deus do Mal egípcio que durante milénios, travou uma luta terrível com o seu irmão Hórus. 

Conseguindo, finalmente aprisoná-lo e tendo obtido de Anúbis , o título de Deus da Morte, Seth pode colocar em prática o seu desejo de eliminar toda a vida do universo. 

A opor-se aos seus planos estava Thor. 

O Deus do Trovão foi responsável pelo amputamento de uma das mãos de Seth, ao que este respondeu convertendo diversos humanos, à beira da morte, em seus servos.

Num de seus actos mais cruéis, Seth marcou o amigo de Thor, Hogun, para morrer.

Supostamente, este apenas sobreviveria se traísse o Deus do Trovão.

Coisa que Hogun não fez.






5 -Midgard Serpent

 
 


Um infame rebento de Loki, a criatura conhecida como Midgard Serpent está destinada a abater Thor durante o Ragnarok, embora perdendo ela também a sua própria vida no processo. 

Com um veneno devastador, a Midgard Serpent apenas falharia na sua missão nas situações excepcionais nas quais Thor logrou quebrar o ciclo infinito do Ragnarok. 

Uma das suas batalhas mais memoráveis teve lugar nas páginas de The Mighty Thor #380.





4 - Ymir / Surtur

 
 


Empatados na quarta posição estão dois dos principais responsáveis pelos múltiplos Ragnarok's que afectaram Asgard. 

Surtur, o demónio de fogo, chegou mesmo a matar Odin, em certa ocasião. 

Ymir, o gigante do gelo, é igualmente perigoso. Uma ou outra vez, Thor teve que os enfrentar, sozinho ou acompanhado pelos seus parceiros Asgardianos. 

O resultado foram vitórias obtidas a ferros.





3 - Destroyer

 
 


Esta armadura sem vida foi criada por Odin para parar os Celestials. 

Eventualmente, foram muitas as ocasiões em que Thor teve que a enfrentar. 

Por duas vezes o Deus do Trovão padeceu mesmo em luta contra ela.

No entanto, e através de determinadas artimanhas, consegui escapar ao destino fatal. 

Contudo, nem sempre Destroyer foi prejudicial para Thor. Foi graças a esta armadura que o asgardiano conseguiu sobreviver à sua luta com a Midgard Serpent e fez Hela retirar a maldição que lhe havia lançado.

Uma variação da Destroyer, chamada Thor Buster vai ser usada pelo Iron Man contra um Thor que na época detinha a Odin Force.





2 - Hela

 
 


Filha de Loki e senhora dos submundos nórdicos. 

Enquanto que Amora cobiça o amor de Thor, Hela pretende ter a todo o custo a sua alma. 

Por diversas vezes, esteve bem perto de a conseguir, mas interferências de outros, impediram-na de o fazer, em pelo menos quatro ocasiões.

 Hela tentou invadir Asgard, múltiplas vezes, mas esbarrou sempre em Thor. 

Numa das aventuras mais memoráveis da década de 80, Hela irá deixar uma cicatriz tão profunda na face do Deus do Trovão que este terá que passar a ostentar uma bela barba de forma a ocultá-la. 

A mesma Deusa da Morte amaldiçoará Thor com ossos quebradiços, enfraquecendo consideravelmente o orgulhoso asgardiano durante um tempo.





1 - Loki

 
 


Como não podia deixar de ser, e sem surpresa para ninguém, o primeiro lugar desta tabela, está reservado para o Deus do Mal asgardiano. 

Loki nasceu da raça dos gigantes do gelo, mas foi criado como filho por Odin. 

Rancoroso para com o irmão, Loki vai tornar-se no feiticeiro mais poderoso de Asgard, como em resposta à maior força física do mesmo.

Com o passar do tempo, Loki tentou conquistar Asgard, tendo sucedido temporariamente algumas vezes neste seu intento. 

Igualmente, o Deus da Mentira tentaria banir e matar Thor, levando inadvertidamente à criação dos Avengers num dos seus planos mais mirabolantes.

Responsável pelos Acts of Vengeance e pelo Siege de Asgard, foi precisamente neste último evento que Loki se sacrificou para salvar Thor e seus companheiros, do ensandecido Sentry, numa atitude bastante altruísta.

Depois desta sua "morte", Loki renasceu como criança e tornou-se num dos membros dos Young Avengers.