Introdução:
Como não podia deixar de ser, e visto que o filme irá estrear no dia 31 nas salas de cinema portuguesas, venho lançar para o ar, mais um Top. Este refere-se aos mais poderosos e temíveis vilões do Deus do Trovão Nórdico. Aqui só contam aqueles que mais sofrimento físico e psicológico, infligiram no Asgardiano. Ora bem, dito isto, fiquem com as minhas dez escolhas para melhores vilões de Thor.




10 - Amora, The Enchantress

Esta bela Asgardiana foi aprendiz da Rainha das Nornes, Karnilla. Detentora de uma beleza e astúcias excepcionais, Amora desde cedo soube levar os seus compatriotas divinos. Fazendo uso da sua natureza sedutora e da poderosa magia que controla, Amora tinha o que queria em Asgard. Tinha tudo, menos o coração daquele que, de facto amava. O Deus do Trovão continuava imune a seus avanços. Pelo que, Amora tornou-se vingativa e amarga. Aliando-se ao Executor e a Heinrich Zemo, Amora vai criar as bases para os infames Masters of Evil, uma versão criminosa dos Avengers. Em outras artimanhas, Amora vai conspirar, junto com Doom, para eliminar os heróis, durante a Secret War do Beyonder. Ainda assim, não são poucas as vezes em que Amora auxiliou Thor. A feiticeira ajudou o Deus a libertar Asgard , quando esta esteve sob o jugo do seu até então parceiro de crime, Loki. Amora apenas deseja o amor de Thor...nada mais, mas também nada menos que isso.





9 - Ulik

Por baixo de Asgard habitam os Trolls. Seres grotescos e com maneirismos rudes. O mais poderoso destes seres é o Ulik. Um troll com uma força incomum que muitas vezes se testou em batalha com Thor. Ulik foi uma das primeiras criações de Stan Lee, e por inúmeras alturas, esteve bem perto de vencer Thor. Recentemente, e após a aparente morte do Asgardiano na conclusão de Fear Itself, Ulik fez um acordo com o rei dos Trolls, Geirrodur e com as Nornes, para substituir o Deus do Trovão no coração de todos. Ulik foi transformado em Tanarus, o novo mestre do relâmpago. Foi graças, curiosamente, a um rejuvenescido Loki, que Ulik foi revelado e Thor restaurado.





8 - The Celestials

Criados em 1976 por Jack Kirby, para a revista The Eternals, os Celestials são uma raça de seres espaciais que atingiram um tal nível de evolução, que podem ser considerados como autênticos Deuses. Em uma primeira análise, os Celestials assemelham-se a cientistas, pois, por todo o cosmo, existem evidências das suas experimentações. Pegando em seres vivos inferiores, os Celestials dividiam-nos em três classes. Os não evoluídos, os Eternos imortais e os Deviantes monstruosos. No final, estes Deuses espaciais regressavam, para julgar a "viabilidade" do seu projecto. Thor cruzou-se com eles, por mais que uma vez. Todavia, o encontro mais significativo ocorreu quando o Deus do Trovão se opôs a um dos seus julgamentos. Embora, tenha lutado até ao limite das suas forças e, visto o seu martelo destruído como consequência disso mesmo, Thor falhou. Ainda assim, e graças à atitude altruísta do Deus, os Celestials pouparam o dito planeta.





7 - Apocalypse

Normalmente, veríamos este vilão como pertencente à galeria de inimigos dos X-Men, no entanto, e depois dos eventos de AVX, descobrimos que nem sempre assim foi. Nas páginas recentes de Uncanny Avengers, foi revelado um passado de conflito entre Abin Sur e Thor. Apocalypse derrotou o Deus do Trovão em combate, obrigando o orgulhoso Asgardiano a fazer algo que não é seu costume, fugir. Convencido por Loki, Thor vai usar o perigoso machado Jarnbjorn no mutante celestial, e com isso provocar uma fenda na realidade, que ainda está por resolver...





6 - Seth

Seth é o Deus do Mal egípcio. Durante milénios, travou uma luta com o seu irmão Hórus. Conseguindo, finalmente aprisoná-lo e tendo obtido ,de Anúbis , o título de Deus da Morte, Seth visou eliminar toda a vida do universo. A opor-se aos seus planos, vezes e vezes, sem conta, estava Thor. O Deus do Trovão foi responsável por amputar uma das mãos de Seth, ao que este respondeu, convertendo diversos humanos, à beira da morte, em seus servos. Em um de seus actos mais cruéis, Seth marcou o amigo de Thor, Hogun, para morrer, a menos que este traísse o Deus do Trovão. Coisa que Hogun não fez...







5 - Malekith

O vilão principal de Dark World, teve o seu grande momento na épica estória iniciada em Thor 341. Lá, o elfo das trevas uniu-se a Loki para conseguir obter a Winter Casket, que iria garantir a vitória do seu mestre, Surtur, sobre Asgard. Enganado por Loki, que não pretendia a queda de Asgard, Malekith, embora poderoso praticante de magia, vai sucumbir a um ataque de Kurse (que também aparece no filme), o amaldiçoado. Eventualmente, o elfo negro regressa, apenas para ver os seus planos frustrados por Zeus.





4 - Ymir / Surtur

Empatados na quarta posição estão dois dos principais responsáveis pelos múltiplos Ragnarok's que afectaram Asgard. Surtur, o demónio de fogo, chegou mesmo a matar Odin, em certa ocasião. Ymir, o gigante do gelo, é igualmente perigoso. Uma ou outra vez, Thor teve que os enfrentar, sozinho ou acompanhado pelos seus parceiros Asgardianos. O resultado foi vitórias obtidas a ferros, como a da obtenção da espada do crepúsculo, por exemplo.





3 - Destroyer

Esta armadura, sem vida, foi criada por Odin para parar os Celestials. Eventualmente, foram muitas as ocasiões em que Thor teve que a enfrentar. Por duas vezes, inclusive, o Deus do Trovão padeceu em luta com ela. No entanto, e através de determinadas artimanhas, consegui escapar ao destino fatal. Contudo, nem sempre Destroyer foi prejudicial para Thor. Foi graças a esta armadura que o Asgardiano consegui sobreviver à Serpente de Midgard. Tony Stark vai, inclusive, basear a sua Thor Buster, na armadura do Destroyer.





2 - Hela

Filha de Loki e senhora dos submundos nórdicos. Como Amora cobiça o amor de Thor, Hela pretende ter, a todo o custo, a sua alma. Por diversas vezes, esteve bem perto de a conseguir, mas interferências de outros, impediram-na de a obter. Hela tentou invadir Asgard, múltiplas vezes, mas esbarrou sempre em Thor e nos Avengers, X-Men e New Mutants. Um dos membros fundadores, desta última equipa, a Cheyenne Mirage, tornou-se me uma das suas Valquírias.





1 - Loki

Como não podia deixar de ser, e sem surpresa para ninguém, o primeiro lugar desta tabela, está reservado para o Deus do Mal Asgardiano. Loki nasceu da raça dos gigantes do gelo, mas foi criado como filho por Odin. Rancoroso, desde sempre, pelas proezas físicas do irmão, Loki vai tornar-se no feiticeiro mais poderoso de Asgard. Com o passar do tempo, Loki tentou conquistar Asgard, tendo sucedido algumas vezes neste seu intento. Tentou banir e matar Thor, levando inadvertidamente à criação dos Avengers. Foi responsável pelos Acts of Vengeance e pelo Siege de Asgard. Foi precisamente neste último evento que, e tendo a sua atitude mais altruísta, sacrificou-se para salvar Thor e seus companheiros, do ensandecido Sentry. Depois desta sua "morte", Loki renasceu como criança e, ironicamente, é um dos membros dos Young Avengers.



Escrito por Ivo Silva