O Grande Comilão


     Para uma personagem que surgiu a partir de algo tão simples como uma pizza, Pac-Man ganhou um lugar bastante relevante no Universo dos videojogos. 

     Nascido em 1980, pelas mãos de Toru Iwatani, a personagem que viria a ser conhecida como Pac-Man era algo que nunca se havia vislumbrado até então. 




     Com personalidade e algum vestígio de história por trás, Pac-Man ergueu bem alto o mercado emergente dos jogos de vídeo. 

     O eventual Crash não serviria para diminuir a sua popularidade, sendo que a mascote oficial da Namco iria marcar presença em mais de 40 jogos depois disso, que iriam abranger diversos géneros distintos, desde o original arcade até ao típico jogo de aventura e plataformas. 




     Inicialmente chamado Puk-Man, por causa de uma lenda japonesa, a forma física de Pac-Man pouco ou nada iria mudar ao longo dos tempos, com pequenos tweeks a serem feitos entre 1990 e 2010.

     Pacman é apresentado como sendo um chefe de família, casado com a igualmente famosa Miss Pac-Man, com dois filhos e um cão, ironicamente chamado de Chomp-Chomp ... 



     A redonda personagem amarela iria marcar presença ainda em diversas séries de animação, sendo que a primeira, Pac-Man: The Animated Series, iria ser produzida pela ABC de 1982 a 1983. 

     Pac-Man faria cameos em diversas séries e filmes, com destaque para Futurama, Simpsons oy Wreck-It Ralph, por exemplo. 

     O primeiro herói dos jogos de vídeo teria ainda direito ao seu próprio parque de diversões, a Pac-Man Land, localizada nos EUA, de 1983 a 1985. 

     Actualmente, Pac-Man continua a deixar a sua marca, quer seja pela participação em jogos como Super Smash, quer seja em séries como Pac-Man and the Ghostly Adventures.