Antes do surgimento de Dex-Starr, o felino terrestre que integra a Red Lantern Corps, já havia um gato que era visto como uma ameaça muito perigosa. 

Esse gato, apenas apelidado de The Cat, faria a sua primeira "demoníaca" aparição nas páginas de Justice League America #37 (Vol 1, de 1990).

O felino em questão repousava no interior de um dos muitos caixotes do lixo, junto à embaixada da JLA de Nova Iorque, quando foi importunado por um indivíduo (sobre ele falaremos noutra altura) que, disfarçado de sem-abrigo, vasculha outros caixotes em busca de segredos acerca dos membros da equipa de heróis. 

 

 

 

O homem, temeroso de uma possível aparição do irascível Guy Gardner ou da possível presença de um supervilão não vai demorar-se muito no local e opta por deixar a lata onde o gato estava intocada, após ouvir um barulho sinistro a provir do seu interior. 

Contudo, a lata em questão acaba por cair, mesmo na altura que Guy saía, também ele para investigar o barulho que provinha daquela zona. 

Aproveitando que o Green Lantern tinha deixado a porta aberta, o irritadiço gato vai entrar nas instalações. 

 

 

 

Conseguindo escapulir-se facilmente de Guy (apesar das suspeitas deste de que algo estava errado), o gato vai entrar sorrateiramente no quarto de Fire, que surpresa irá activar o seu poder e fazer disparar os alarmes de incêndio da embaixada. 

Depressa o Guy vai acudir ao local, juntamente com o Martian Manhunter e o Blue Beetle, apenas para ser atacado pelo dito gato (enquanto os restantes vêem). 

 

 

 

O gato é finalmente contido, a custo, pelo Green Lantern, que o vai colocar fora da embaixada. Contudo, este não foi o fim deste gatão. 

Ele regressaria em Justice League Europe #13 (Vol 1, de 1990), numa história apelidade de Furballs Part II. 

De forma acidental, ou propositada, o felino vai servir-se dos tubos de transporte da embaixada de Nova Iorque para se deslocar para a embaixada da JLE em Paris. 

 

 

 

Uma vez lá o gato vai proceder à típica exploração, entrando em contacto com um ladrão chamado Jean-Jean de Jean, que procurava aproveitar os danos recentes causados na embaixada para conseguir roubar com facilidade o local. 

Infelizmente, para ele, ao pisar e pontapear o gato, ele vai despertar uma fúria sem limites neste último que vai seguir o ladrão e activar primeiro o sistema de segurança da embaixada e mais tarde enviar um pedido de auxílio urgente para a sede da JLA (tudo isto aparentemente acidental). 

 

  

 

 

 

 

O Flash (Wally West) vai ser o primeiro dos membros da JLE a ter contacto com o famigerado gato. 

Este estava a dormir na cara de Wally, que despertou sobressaltado. 

Tentando livrar-se do gato, Wally vai acabar por o atirar para a cara do recém-chegado Guy Gadner, originando um novo confronto entre os dois.

 

 

 

 O gato depressa vai fugir, esquivando-se facilmente do Captain Atom e sendo confundido com o Batman por umas crianças francesas que visitavam as instalações. 

Refugiando-se na cozinha, o gato vai voltar a deparar-se com o ladrão e desta vez decide tomar conta do assunto directamente, atacando a face do assaltante.

 

 

 

Desta feita, o gato encontrará um lar, pois será adoptado pela Power Girl, que adorou o facto do gatito de aspecto feroz odiar (como ela) o Green Lantern Guy Gadner. 

Após considerar alguns nomes, entre eles Guy, Kara Zor-L (Power Girl) vai  chamá-lo de Stinky*.



*Nota: Stinky é um nod ao gato da Supergirl da Earth-1 Pré-Crisis, que se chamava Streaky. É uma espécie de versão bizarra desse gato, não apenas no seu aspecto e cor, mas também no que diz respeito à personalidade. Streaky é laranja e bem parecido, tendo um carácter amável, ao passo que Stinky é feroz, sujo, de pelo amarelado e sem um dos seus olhos (a única pessoa que tolera é precisamente a Power Girl).