Um jogo de luta desenvolvido pela SNK para a Neo Geo, corria o ano de 1997, Last Blade é uma espécie de sucessor espiritual de outra série de espadachins da SNK, o popular Samurai Showdown, assim como nos surge como uma espécie de nod para o anime conhecido como Samurai X, isto em virtude do período temporal no qual se passa e no próprio design das suas personagens. 

Last Blade passa-se durante o fim do período conhecido como Bakumatsu no Japão. Essa foi uma era na qual o reinado feudal de Tokugawa terminou e o Japão voltou a abrir-se para o exterior, terminando definitivamente o seu período isolacionista, e dando início à ocidentalização do país com o começo da chamada era Meiji. 

É neste contexto histórico que vamos encontrar o jogo propriamente dito, se bem que com muitas influências mitológicas e folclóricas, de forma a "adocicar" a história. A mesma centra-se em torno da chamada Hell's Gate, uma porta que separa o mundo dos vivos, do mundo dos mortos. 

Ora essa porta, que se encontrava selada, foi finalmente aberta (precisamente por um dos seus guardiões cuja tarefa era mantê-la encerrada). Com o caos a fluir entre os dois mundos, conseguirá o jogador (via a personagem selecionada), voltar a selar a porta antes que seja tarde demais?

 

 

 

Ora esta é a história que serve de base geral para a narrativa de Last Blade, contudo não é a única, uma vez que cada uma das suas doze personagens têm a sua própria narrativa individual. 

 

 

 

Comecemos por aquele que é efectivamente o protagonista do jogo, o jovem espadachim Kaede. Este, que ostenta um poder oculto fenomenal (e que o vê transformar-se numa versão loira poderosa de si mesmo, à la Super Saiyan), procura vingar a morte do seu mestre, Gaisei, às mãos de um outro samurai, que é nada mais, nada menos do que o seu próprio irmão adoptivo, Moriya. 

 

 

 

Moriya é, também ele, uma das personagens jogáveis e embora carregue o estigma de ser um assassino, na verdade não o é, embora não o possa revelar em virtude de uma promessa feita ao falecido mestre. Contudo, Moriya e Kaede não eram os únicos pupilos do referido mestre. 

 

 

 

Junto deles estava Yuki, uma rapariga loira sobrevivente de um naufrágio que vitimou toda a sua família biológica, e que foi adoptada por Gaisei, que lhe ensinou a manejar a mortífera naginata. Uma das poucas personagens de origem estrangeira, Yuki procura também descobrir a verdade acerca da morte do mestre, ao mesmo tempo que tenta evitar que Kaede e Moriya se matem um ao outro. 

 

 

 

Fora deste triângulo entrelaçado de personagens, temos Lee, um praticante da arte marcial shaolin, e a outra personagem não nipónica de Last Blade, que vagueia pelo mundo em busca de mal para erradicar. Neste caso, esta sua busca trouxe-o ao Japão (por causa do Hell's Gate). 

 

 

 

Segue-se Okina, um velho mestre ermita, que nos surge montado numa tartaruga e que é bem mais do que aquilo que a sua aparência possa indicar. De seguida temos um duo de personagens que se encontram intimamente conectadas. 

 

 

 

Primeiramente, surge-nos a pequena sacerdotisa Akari, cuja irmã mais velha ficou subitamente doente aquando da abertura do Hell's Gate. Em segundo lugar, segue-se o imponente, mas gentil, Juzoh, que serve como uma espécie de guarda-costas para a pequena sacerdotisa magic girl. 

 

 

 

Em seguida, e sem um objectivo tão claro como qualquer uma das personagens descritas anteriormente, temos Amano, o samurai vagabundo que luta pelo prazer de lutar e que adora a companhia do sexo oposto. 

 

 

 

Segue-se outro duo de personagens ligadas entre si, com o estóico membro dos Shinshengumi, Washizuka, a perseguir o sádico assassino em série Shikyoh (ele que anteriormente havia sido um membro desse mesmo grupo). 

 

 

 

As duas últimas personagens seleccionáveis do jogo são: Shigen, um gigante, capaz de transformar o seu corpo em aço e outrora dono de uma personalidade gentil, mas que se transformou num furioso berserker aquando da sua perda de memória; e o ninja Zantetsu, o qual pretende mostrar ao mundo a eficácia e poder do seu ninjutsu. 

 

 

 

Para além destes doze, Last Blade conta ainda com mais outras duas personagens, os bosses, sendo que um deles tem uma segunda forma mais poderosa (chamada de Awakened, e que tem muito em comum com a forma especial de Kaede). 

Contudo, e com o intuito de evitar spoilers desnecessários, não irei revelar as suas identidades para quem quiser jogar este magnífico jogo de luta e descobrir por si mesmo. Só refiro que um deles é a forma ressuscitada daquele que é considerado o melhor espadachim japonês de sempre. 

 

 

 

Agora que a história e as personagens de Last Blade já foram mais ou menos apresentadas, é tempo de falar acerca do modo de jogo e do gameplay propriamente dito. 

Sendo este um jogo arcade, Last Blade coloca-nos pela frente um total de dez adversários (incluindo os dois bosses finais), que deveremos derrotar de forma a conseguirmos visualizar o final da personagem escolhida. 

 

 

 

Pelo meio, teremos encontros de história com certas personagens, ao estilo daquilo que pode ser visto na série Street Fighter Alpha. 

O gameplay de Soul Blade, mantém o estilo típico do género ao qual pertence, trazendo consigo dois modos de jogo. 

No modo Speed, o jogador ganha mais velocidade e uma capacidade de encadear combos em múltipla sucessão, ao passo que no modo Power, o mesmo passa a colocar mais força nos seus golpes. 

 

 

 

A opção por um ou pelo outro vai alterar consideravelmente a forma como o jogo é jogado. De salientar, que da mesma forma que em Samurai Showdown, também aqui podemos deflectir os ataques dos adversários e perder a nossa arma (se a nossa defesa for quebrada), o que a acontecer irá reduzir a nossa capacidade ofensiva.

 

 

 

Os cenários de Last Blade são de uma beleza excepcional, com sprites magnificamente animados e áreas repletas de detalhe e cor. 

Muitos desses cenários, que vão desde cascatas e zonas portuárias, até ruas movimentadas e templos, contam com mudanças de estação e intros animadas. 

A juntar a todo esse detalhe visual, temos as belas melodias que as acompanham e que nos imersam de forma profunda nesta aventura.

 

 

 

Um jogo mais rápido do que o seu antecessor espiritual (Samurai Shodown) e com uma dificuldade bastante equilibrada, Last Blade é verdadeiramente uma das pérolas da Neo Geo, que felizmente pode ser usufruída hoje em dia, de múltiplas formas.