Superman tem uma das mais vastas e ricas galerias de vilões, contudo poucos são aqueles que se lhe equiparam em bruta força física.

     Em 1992 o escritor e desenhista Da Jurgens criou Doomsday, um enigmático ser cujo único objectivo parecia ser a destruição.

     Apresentado em Superman: The Man of Steel #17, Doomsday desde cedo se revelou imparável, esmagando grande parte da Justice League of America antes do seu percurso destrutivo ser interceptado pelo próprio Homem de Aço.

     Mesmo com a ajuda de Máxima e Supergirl, Superman teria dificuldade em conter a criatura, que se aproximava a passos largos de Metrópolis...

     Com os seus múltiplos aliados fora de combate e alguns deles, como é o caso do Blue Beetle, a darem por si às portas da morte, Kal vai perceber que esta é uma luta à qual poderá não sobreviver...



     Um golpe simultâneo coloca um ponto final na épica luta, com ambos os combatentes a tombarem, aparentemente sem vida às portas do Daily Planet perante o olhar desesperado de Lois Lane.

     Este incrível momento ficaria para sempre inscrito nos anais da História das Comics como sendo o dia no qual Superman morreu.

     Contudo e como tudo no Universo das Comics, nenhum deles permaneceu morto durante muito tempo.

     Poucas issues mais tarde tanto um como outro regressariam e dentro de pouco tempo voltariam a enfrentar-se no campo de batalha, na mini-série de 1994, "Hunter/Prey", numa aventura que deixou Doomsday preso no End of Time.

     Com o passar dos anos a relevância e a força de Doomsday foi-se perdendo, com o vilão a ser usado como peão em planos alheios.



     Luthor, Joker, Brainiac e até mesmo Doctor Psycho usariam o vilão imortal e imparável como um meio para alcançarem os seus próprios objectivos.

     A criatura será inclusive clonada por Darkseid, o governante maléfico de Apokolips, contudo nenhum dos seus clones possuiria a durabilidade e força do original.



     Embora tenha enfrentado Superman noutras ocasiões, após os eventos de 1992, e geralmente o Kryptoniano tenha necessitado de ajuda, na maioria das vezes, para o combater, será sempre a batalha de Metrópolis a ser recordada.


     Essa mesmíssima batalha foi tão relevante que seria duplicada em diferentes média, nomeadamente em jogos ("Death and Return of Superman" para a Mega Drive e para a SNES), séries televivas (a popular "Smallville") e filmes de animação ("Superman: Doomsday" de 2007).