Quem não gostaria de ver a Marvel e a DC enfrentarem-se no grande ecrã ou no pequeno, já agora? 

      A verdade é que os embates entre estas duas enormes companhias já ocorreram mais vezes do que se possa pensar, se bem que todas elas tiveram lugar nas páginas de comics.

      Vamos analisar alguns desses mágicos encontros, nomeadamente aqueles que envolveram um certo escalador de paredes.

     Boa leitura!




Superman e Wonder Woman



     Dois dos heróis mais populares de sempre, Superman e Spider-Man foram os primeiros a protagonizarem um crossover entre as  suas duas companhias.

     Frustrado um encontro entre a JLA e os Avengers, os editores da Marvel e da DC decidiram apostar em algo mais pequeno e com recurso a menos personagens. 

     Em 1976, a auto-intitulada "Battle of The Century" opondo o Homem de Aço ao Aranhiço surge nas bancas.

     Com a acção a passar-se, maioritariamente, em Nova Iorque, Superman e Spider-Man unem esforços, após um breve e hilariante confronto, para impedir os planos de destruição de Lex Luthor e Dr. Octopus. 



          Pudemos assistir aos avanços românticos de Peter Parker na direcção da Lois Lane, bem como a um Spider-Man fortificado pela energia de um Sol Vermelho.

     Interessante foi também o duelo pessoal entre Superman e Octupus, o qual terminaria com o primeiro a arrancar os tentáculos metálicos do segundo sem grande esforço.




     Em 1981 ambos os heróis voltar-se-iam a cruzar novamente, desta feita para conter a ameaça conjunta de Dr. Doom e do Parasite. 

     Na verdade Doom, no seu bom estilo, continuava a sua busca insana por mais poder e serve-se de Parasite como forma de o conseguir.

     Pelo caminho manipularia outros dois heróis enviando-os contra o Homem de Aço e o aranhiço respectivamente.


     Superman sai claramente vencedor do seu encontro e derrota o Hulk com um soco tão poderoso que faz este último reverter para Bruce Banner.

     Este curiosamente seria o primeiro de muitos confrontos entre ambos os titãs.

     Spider-Man, por outro lado, iria medir forças com uma conhecida amazona, conseguindo safar-se de uma humilhante derrota...à base da conversa.

     Uma espécie de encontro entre ambas as personagens voltaria a ocorrer nas páginas de Superman/Batman # 22 aquando de uma viagem de Superman a uma das múltiplas Terras alternativas do Multiverso da DC.

      Nesta aventura em particular Superman resgata Kristen, namorada do heróico Bug (contraparte de Spidey neste Universo), de uma queda que lhe seria fatal (exactamente como em Death of Gween Stacy).



Batman 



     O aranhiço encontra-se-ia por duas vezes com o Cavaleiro das Trevas. 

     A primeira ocorreria nas páginas de "Disordered Minds", em 1995. 

     A história juntava ambos os heróis contra a dupla psicótica de Joker e Carnage.

      Nesta aventura Cassandra Briar tentava curar a psicose de ambos os criminosos. 




          O Procedimento  irá, contudo falhar, como é evidente. 

     Passados dois anos, os heróis voltar-se-iam a reunir em "New Age Dawning". 

     Desta feita, a ameaça provém de Ra's al Ghul e da sua Liga dos Assassinos que se associam ao senhor do crime nova-iorquino,Wilson Fisk, o Kingpin para tentarem, adivinharam, dar os primeiros passos rumo ao domínio global.

     Tanto numa como noutra aventura fica bem presente a diferença entre os dois heróis.

     Embora ambos tenham por tragédias que definiram a sua identidade heróica e se rejam por um estrito código de conduta, Batman é muito mais sombrio e sério, ao passo que Spidey tenta sempre aligeirar a situação e ver, dentro do possível, o lado bom de cada situação.



Superboy 



     Em DC vs Marvel de 1996 um aracnídeo diferente, Ben Reilly, teria que medir forças com o clone de Superman, um tal de Kon-El, também conhecido como Superboy.

       Spider-Man irá levar a melhor da contenda, visto o seu adversário ser bastante mais fraco que Kal-El (Superboy é electrocutado e perde).

     Um facto curioso reside no ponto de Superboy não ser o único clone presente.

     Ben é, também ele, um clone criado para substituir o herói original.