A equipa mais poderosa do Universo DC foi criada em 1960 por Gardner Fox e fez a sua estreia nas páginas de Brave and The Bold # 28. 

     Contudo esta não é a história da origem da Justice League. 

     Essa viria dois anos mais tarde em Justice League of America # 9. 



     Finalmente pudemos ver como Martian Manhunter, Batman, Wonder Woman, Superman, Aquaman, Green Lantern (Hal Jordan) e o Flash (Barry Allen) se juntaram pela primeira vez. 

     Neste icónico número cada um dos membros da futura liga enfrentaria singularmente um dos Appelaxian, uma raça de elementais aliens. 



     Os Appelaxians, sete no total, tinham vindo à Terra para decidirem em combate qual deveria ser o próximo governante da sua raça. 

     Contudo e ao bom estilo das comics acabariam por se envolverem em confrontos com os sete maiores heróis terráqueos. 

     Durante anos esta seria a origem oficial da equipa. 

     A Crisis of Infinite Earths viria modificar, ainda que apenas parcialmente, esta origem. 



     Na nova versão nenhum dos três grandes heróis da DC estava presente aquando do ataque dos Appelaxians à Terra. 

     A formação original da JLA que iria confrontar as battleforms dos aliens seria agora composta por Martian Manhunter, Green Lantern (Hal Jordan), Aquaman, Flash (Barry Allen) e pela Black Canary. 



     Esta nova versão seria apresentada em 1988 nas páginas de Secret Origins # 32. Mais detalhes acerca desta "nova origem" seriam apresentados  dez anos mais tarde  em JLA: Year One.

      Seria necessária uma outra crise, esta provocada por um Superman e um Luthor, para que a origem da JLA se modificasse uma vez mais. 

     O advento da New Earth, em Infinite Crisis #7, traz os três grandes de volta à origem da JLA, apesar de não ser claro se eles chegam a participar na batalha com os Appelaxians ou não... 

     Recentemente e após os eventos destrutivos de Flashpoint a história do Universo DC foi uma vez mais alterada e com ela a formação original da JL.



      O novo número 1 de Justice League mostra-nos Green Lantern (Hal Jordan), Wonder Woman, Batman, Superman, Flash (Barry Allen), Aquaman e Cyborg, que aqui substitui o Martian Manhunter, a unirem esforços contra uma ameaça comum.



      Desta feita não se trata dos Appelaxians mas de algo bem mais perigoso...uma invasão em grande escala das hostes de Apokolips, liderada pelo próprio Darkseid.

     Realmente um adversário digno dos maiores heróis do Universo DC!