Batman ou Superman? 

     Qual dos icónicos heróis venceria numa luta entre ambos? 

     Qual é efectivamente o maior herói de todos os tempos? 

     Essa é uma questão para a qual provavelmente nunca vamos encontrar a resposta correcta, contudo isso não vai evitar que a façámos vezes e vezes sem conta. 

     Vamos dar uma vista de olhos nos 5 melhores confrontos nas Comics entre o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço e esperar que isso ajude a obter a ansiada resposta à eterna questão...

     Boa Leitura!





5 - Superman/Batman #23



     Em 2005, possuído pelo vilão incorpóreo conhecido como Kryptonite Man, Batman serve de meio para colocar um ponto final na vida do último sobrevivente de Krypton. 

     Não desejando magoar o amigo e incapaz de lutar contra um adversário que irradia Kryptonite, Kal recorre a um engenhoso plano e aprisiona Batman em uma carcaça de chumbo, terminado a batalha de imediato.

     Nem só de força vive Superman.




4 - Batman #36



      Inserido na saga de 2014, "Endgame", o nrº 35 de Batman vai colocar toda a Justice League contra o Cavaleiro das Trevas. 

      Escapando à nesga a um violento ataque inicial levado a cabo pela Wonder Woman, Bruce vai servir-se de um traje de combate para derrotar o Flash e Aquaman antes de se deparar com uma ameaça infinitivamente maior na figura de Superman.

     Pior que isso, um Superman sobre a influência do Joker, conforme nos seria revelado no número seguinte.

     Servindo-se de tudo o que pode, desde radiação de um Sol vermelho a Kryptonite, Batman consegue vencer o enlouquecido Kent (a maneira como o faz é totalmente inesperada e hilariante).

      Esta luta é um hino à capacidade de sobrevivência e engenho de Bruce Wayne.



3 - Injustice Gods Among Us #35



     Um spin-off do jogo de vídeo, esta série de comics apresenta-nos um Mundo no qual tudo o que era mais precioso para Superman lhe foi retirado pelo Joker. 

     Destroçado pela mágoa, o Homem de Aço vai matar o Palhaço do Crime ao mesmo tempo em que tenta instaurar ordem e justiça na Terra, mesmo à custa de liberdades individuais. 

     Entre os heróis que se lhe vão opor está Batman. 

     Um one on one entre ambos terá lugar no nrº 35 do chamado Year One após eventos que haviam conduzio à morte de Green Arrow nas mãos de Superman. 

     Kal não só vai entrar na Batcave e como também logra em derrotar facilmente o morcego, aplicando-lhe o mesmo golpe que um tal de Bane havia feito  décadas antes...



2 - Batman #612 (Hush)



     Uma vez  mais Wayne depara-se com um Superman que não está bem no controlo das suas faculdades mentais. 

     Clark encontra-se sobre a influência das toxinas da vilã Poison Ivy aquando deste encontro. 

     Ainda assim, Bruce, mesmo com a ajuda de Catwoman tem dificuldades em parar o titã de Krypton.

      O anel de Kryptonite ajuda-o a ganhar alguma vantagem sobre Kal, mas o momento que decide o desfecho da batalha acontece quando Batman coloca a esposa do Homem de Aço, Lois Lane, em perigo e com isso quebra o controlo de Ivy sobre Superman.



1 - The Dark Knight Returns #4



     O último número desta icónica mini-série de 1986 é também o primeiro da nossa lista e há boa razão para isso. 


     Nas suas páginas podemos ver um Batman mais velho e desafiante, contra um Homem de Aço que é, neste futuro negro, o único herói licensiado, sendo por isso a face do governo. 

     O embate entre ambos, que Clark tenta evitar, tem lugar no mesmo sítio no qual os pais de Bruce perderam a vida e o Batman efectivamente nasceu.


     Mesmo com uma armadura que lhe aumenta a resistência e a força, Wayne não seria páreo para Superman, não fosse a intervenção oportuna de Green Arrow. 

     Uma seta de Kryptonite bem colocada vai equilibrar a contenda e permitir a Bruce não apenas derrotar o Homem de Aço, mas humilhá-lo...