Beach Games
Variados sistemas







O Verão está no seu auge, pelo que nada melhor do que apresentarmos algumas opções para vós, caros leitores e jogadores, sobre os jogos que melhor exemplificam esta estação. Ora bem, comecemos, então, por Cool Spot. Esta mascote da bebida 7Up surgiu em 1987, numa época em que as mascotes estavam em voga, e usava o seu visual radical e veraneante para conquistar os gamers da altura. Um jogo para a SNES e a Genesis, com esse mesmo nome, foi desenvolvido pela Virgin em 1993. Embora, não tivesse qualidade de outros jogos de plataformas da altura, Cool Spot era um título que se aguentava bem, por si só. O primeiro nível, na praia, repleto de crustáceos e areia, é um bom exemplo de como um jogo pode transpirar Verão pelos seus poros. Mas não é o único.






O único jogo de plataformas do Mário para a Game Cube, Mario Sunshine, é todo ele ambientado na premissa de que o canalizador, o Toad e a Princesa vão passar umas férias a uma ilha tropical repleta de habitantes coloridos e bastante bem dispostos. O problema é que Bowser e Júnior seguiram-nos e começam a causar distúrbios por lá. Em Sunshine, um Mário de mangas arregaçadas, usando a pistola de água chamada Fludd, vai tentar derrotar, mais uma vez, o seu némesis.




 Um dos melhores jogos de Verão é o spin-off da série da Tecmo, Dead or Alive. Os Extreme colocam as lutadoras do torneio numa ilha paradisíaca onde não fazem mais nada que não passear pela costa em bikini. Visto por muitos (e não erroneamente) como um jogo para voyeurs ou de simples fan-service, os diversos Extreme mantêm a nosso interesse pela sua componente de Volleyball de Praia e corridas em motos de água. Também, de Volleyball temos o jogo da Sega para a Game Cube, Beach Spikers. Neste fantástico título desportivo, escolhemos de entre inúmeros pares internacionais e procuramos conquistar a glória mundial. Excelente para jogar com amigos, sobretudo se os mesmos não apreciam ter areia nos calções, mas ainda assim, gostarem de uma boa sessão de volley.






Para aqueles mais retro, existe ainda a opção de jogar volley de praia na velhinha NES, através de Kings of the Beach. Neste jogo de 1987, ajudamos a dupla Smith e Stoklos a vencer as cinco principais praias do circuito mundial. (San Diego, Rio de Janeiro, Chicago, Waikiki e Australia) Mas não só de jogos de volley ou plataformas vivem os jogos de Verão. O exemplo mais directo disto mesmo é uma das séries mais antigas da Nintendo, o Wave Race. Assente nas corridas em motos de água, Wave Race, que estreou em 1992 no Game Boy, leva esse desporto a novas alturas, com a sua grande velocidade e controlos precisos.






De entre os três jogos do franchise, Wave Race 64 é, sem dúvida, o mais completo. Por último, e para quem gosta de fazer não um, mas diversos desportos na praia, sugiro que dêem uma olhadela em California Games, particularmente, o segundo para a Master System. Com um total de cinco desportos à disposição, (Skate, Snowboard, Handglide, Surf e Jet Ski) California Games 2 pode não ser o melhor dos jogos desta lista, mas é bastante divertido de se jogar, ainda assim.




Existem, ainda diversos jogos que têm níveis passados na praia. É o caso do 3 nível de Streets of Rage, da Mega Drive, com a sua praia repleta de punks e outros arruaceiros. Também, Link, em Link’s Awakening para o Game Boy, acorda sem armas numa praia, repleta de monstros. Em Super Mario Land 3, Wario tem que ultrapassar um primeiro mapa inteiramente passado na praia, e cujo último nível é passado a enfrentar uma tartaruga espinhosa, na zona costeira. São muitos os jogos do veloz Sonic, que são passados em zonas tropicais ou veraneantes. Quem não se lembra da perseguição da Orca, em Adventures? Outros jogos como Wind Waker, passado todo ele no mar ou em ilhas tropicais, ou Mario Kart, com a sua Koopa Beach, mostram que o Verão e a praia, portanto, são temas recorrentes nos jogos de vídeo, mesmo que seja apenas por via de DLC’s (Como o mapa da praia em Fire Emblem Awakening) ou do desbloquear de segredos. (Como o modo beach em Ghost Squad, da Wii) Bom Verão para todos!


Escrito por Ivo Silva