O Hulk que nos é apresentado em 1989 é bastante diferente daquele que vemos nos dias de hoje. 

Cinzento e inteligente, este Hulk dá-se pelo nome de Joe Fixit e serve como bouncer num casino de Las Vegas. 

Surgindo apenas à noite, este é um Hulk mais fraco fisicamente do que a sua contraparte esverdeada. 

A Bruce Banner restam os dias, os quais o cientista tenta usufruir ao máximo sem contudo fazer grandes alaridos.
Todavia, e o que ele não sabe é que a sua cabeça está agora a prémio. Um novo vilão, chamado Madman quer vingança contra o cientista por este lhe ter roubado algo que considerava ser seu por direito, o poder do Hulk. 

Madman usa um amigo próximo de Bruce, um tal de Dr Phil, para conseguir injectar Banner com um virus mortal até mesmo para a fisionomia do Hulk. 

O virus certamente mataria Banner antes da chegada da noite lhe permitir mudar-se para a forma do Hulk. 

Felizmente, um ataque ao laboratório onde Bruce trabalhava como faxineiro (e sob a identidade de Bruce Bancroft), por parte do Abomination evita tal destino. 


 


O Abomination reconhece Bruce e atira-o para uma máquina  gama, forçando a transformação do último no Hulk (mesmo a tempo, uma vez que o virus tinha acabado de dar sinais de vida). 

O Abomination, cuja força sempre fora ligeiramente superior à do Hulk verde, depara-se agora com um Hulk cinzento, menor e bastante mais fraco. 

Usando a astúcia, o Hulk tenta escapar do complexo, no entanto sente o seu coração ceder de forma inexplicável. Ainda mais fraco do que o habitual, o golias cinza não consegue fazer nada contra o vilão, que o coloca num lock (um movimento típico do wrestling). 

Uma vez mais, o Hulk usa os miolos e consegue libertar-se do Abomination, projectando-o na direcção de lixo radiactivo potente o suficiente para o parar (e o deixar em muito mau estado).
Para tentar resolver a sua situação, em termos de saúde, o Hulk decide rumar a Phoenix, onde Reed Richards, a.k.a Mister Fantastic, está a dar uma palestra.

Contudo, a forma pouco discreta com que o golias cinzento entra no prédio é interpretada como um ataque pelos restantes membros dos Fantastic Four (menos o Human Torch, que não estava presente).


 

O Hulk não tarde a ver-se numa luta indesejada com a Sharon Ventura, a.k.a Ms Marvel (a.k.a She-Thing). Banner pensa que está a lutar com o seu velho rival, Ben Grimm, transformado em mulher. 

A Ms Marvel, desejosa por vingar a honra do Thing (derrotado pelo Hulk em Nova Iorque, meses antes*) parece ter a vantagem no confronto, contudo depressa tudo muda.
 
Ao aperceber-se de que não está a lutar com Grimm, o golias cinzento rapidamente derruba a sua oponente. Não fosse um novo ataque cardíaco e o Hulk teria vencido a contenda. Todavia, a doença enfraquece-o o suficiente para um soco na noca, por parte da Ms Marvel, o derrubar.
Richards leva o Hulk para um hospital local, onde lhe faz extensivos exames que vêem revelar uma dura realidade. O vírus no corpo do Hulk é mortal. O nosso herói tem pouco tempo de vida.


 

Desesperado, o Hulk abandona Phoenix e regressa a Las Vegas, onde interroga um aprisionado Abomination, numa tentativa bem sucedida de saber o nome do seu mandante. 

Esse mandante é apenas o maior inimigo do Hulk, o super inteligente Leader.
Ironicamente, é o próprio Leader quem teleporta o Hulk para a sua base, forçando-o a lutar com os seus seguidores, a chamada Riot Squad, na sua maioria também eles indíviduos alterados pela radiação gama. 

 Os vilões Rock e o Redeemer a surgem numa primeira investida, mas o Hulk desinvincilha-se rapidamente de ambos (ele soterra este último debaixo dos escombros de um edifício). 

Seguem-se Hotshot e Jailbait, os quais também falham em conter o enfraquecido herói. 

Por último, surge a Ogress, uma versão desfigurada da She-Hulk, que consegue finalmente derrubá-lo. 

A luta apenas termina com a chegada do Leader ao local. Este procede a explicar que o responsável pelo envenenamento do Hulk é um novo vilão de nome Madman. 


 


O Leader não se fica por aqui e informa o herói que o Madman não só sofre de dupla-personalidade, como é também o seu irmão, Phil Stern (o mesmo Dr Phil do início). 

Consciente do perigo representado pelo irmão, mas incapaz de o matar, o Leader resolveu salvar o Hulk (ainda que temporariamente), de forma a usá-lo como arma contra o mesmo.
Em troca da ajuda do Hulk, que encontrará a cura para o virus com o Madman, o Leader compromete-se a revelar o paradeiro de Betty Ross ao golias cinzento. 

É um Hulk que parece mais uma carcaça sem vida aquele que aceita a proposta, sendo transportado para o covil de Phil, onde descobre que o cientista sempre teve inveja de Bruce.

Quando Banner se transformou no Hulk, Phil acreditou que este lhe estava a usurpar um poder que deveria ter sido seu, pelo que tenta duplicar a exposição acidental, dando origem ao psicótico Madman.


 

Um furioso Madman massacra sem dó, nem piedade o Hulk que apenas é salvo quando a personalidade mais piedosa de Phil vem ao de cima. 

Contudo, tal é sol de pouca dura, uma vez que a mente de Madman regressa e efectivamente "mata" a de Phil, retomando o ataque ao Hulk. 

Aproveitando um momento de distracção do vilão, o Hulk consegue infectá-lo com o mesmo virusb que o está a afligir. A luta passa então a ser pelo antídoto. 

Uma luta desesperada que termina com ambos a arrastarem-se pelo chão rumo ao precioso soro, com o Hulk a triunfar no instante final.

Curando-se, o Hulk (entretanto revertido à forma de Banner) abandona as instalações, deixando Madman entregue ao seu destino. (Incredible Hulk #364-367, Vol 1, de 1989/90)



*Nota: Ver Grandes Momentos Marvel #33 para rever esta fantástica luta entre ambos.