E o ciclo finalmente completa-se, com esta breve análise do Scenario III (assim como o mais que exclusivo Premium Disk), o capítulo final da epopeia que é o Shining Force III na Saturn. 

Scenario III, que se inicia mais ou menos a meio do período temporal no qual decorrem os outros dois cenários, coloca-nos nas mãos o jovem espadachim Julian, que lidera um pequeno grupo, cujo principal objectivo é o de proteger o jovem Innovator (uma raça divina que se opõe aos demoníacos Vandals, os antagonistas do jogo), Gracia, de ataques provenientes do culto de Bulzome e dos seus aliados. 

 

 

 

Julian, que marcará presença em ambos os cenários, lutando quer sob o comando de Synbios, quer sob a liderança de Medion, evolui do seu mero desejo de vingança contra o Vandal Galm, para o de salvar toda a civilização do desastre que um possível renascimento de Bulzom poderia trazer. 

 

  

 

 

Julian e os seus aliados começam com aquilo que seriam as classes promovidas nos cenários anteriores (com a excepção de Gracia cuja classe não existe nos outros dois jogos). 

Julian é um swordsman capaz de invocar a magia trovojante Spark. 

O centauro Donhart é o paladino de serviço, com Kate a ser uma sniper bastante letal. 

O quarteto conclui-se com a presença da criança divina Gracia, que funcionará, numa primeira fase como o nosso curandeiro de serviço. 

Ao lado deles estará, numa fase inicial, Bresbi, a servir como conselheiro de batalha. 

Esta aventura, rege-se pelos mesmos moldes de gameplay das duas anteriores, com algumas novidades.

Devido ao facto, das personagens já começarem promovidas, uma segunda promoção irá ocorrer mais perto do final. 

Julian e os seus aliados têm uma travessia maior do que os grupos de Symbios e Medion, uma vez que para além dos seis capítulos temos outros dois extra, nomeadamente o Prólogo (lutado a bordo de uma embarcação) e o capítulo final (onde a batalha com o boss final terá lugar). 

Neste cenário a derrota chegará se Julian ou Gracia forem derrotados, uma vez que ambos são fundamentais para a conclusão da trilogia. 

As batalhas, que terão lugar em cenários ainda mais criativos (temos magníficas cidades imperiais, templos esplendorosos e cidades flutuantes secretas, entre muitas outras) que os anteriores, trazem-nos novos desafios e trazendo de volta outros (nomeadamente o raid dos ladrões às ruínas espalhadas pela área de jogo).

 

  

 

 

Não basta vencer o boss do nível ou eliminar toda a oposição, algumas batalhas apenas exigem que o nosso grupo sobreviva (ou alcance um determinado ponto do mapa), ative um item específico, use o stealth em lutas nocturnas e resolva certos puzzles. 

Uma vez mais, as personagens recrutáveis irão depender daquilo que tivermos feito nos outros dois jogos. 

Indivíduos que salvamos podem ser recrutáveis para o nosso novo exército. 

De igual modo, alguns dos bosses deste jogo podem ser recrutados, se lhes pouparmos a vida e simplesmente falarmos com eles no campo de batalha. 

 

  

 

 

O exército de Julian tem ainda mais diversidade que os de Medion e Synbios, com personagens absolutamente únicas, como é o caso de Brigit, a primeira maga à nossa disposição, dona da magia Drain. 

Do nosso lado, e sem entrar em grandes pormenores temos diferentes tipos de dragões, feiticeiras vampirescas, samurais em busca de vingança, fadas e centauros. 

Outro ponto diferente neste jogo é a intro, que nos traz também Medion e Synbios, os protagonistas dos jogos anteriores, que ainda têm uma palavra a dizer neste último. 

 

 

 

O Scenario III é o ponto alto desta fantástica trilogia, que de certa maneira poderia ser mesmo uma quadrologia, uma vez que as ligações com Shining The Holy Ark são bastante claras. 


 

  

 


No caso de termos adquirido todos os Scenarios, a Sega disponibilizava na época, embora apenas no Japão, um quarto disco. 

O chamado Premium disk era um miminho para os fãs, contendo full motion videos, música, artwork, modelos 3D, anúncios televisivos, assim com um pequeno boss rush (caso o scenario III esteja concluído) com nove batalhas nas quais não apenas enfrentamos alguns dos principais adversários de Shining Force III, como também os bosses finais dos outros jogos da série. 

O grupo, com o qual podemos jogar começa promovido, é liderado por Synbios, o herói do Scenario I.