A matança que teve lugar no Bar Sem Nome, um ponto de encontro secreto entre supervilões, nas páginas de Captain America, foi o culminar de uma matança mais extensa que se iniciou em Iron Man #194 (Vol 1, de 1985), quando uma aparentemente inofensiva velhinha sem-abrigo puxa de uma metralhadora e mata a sangue frio o vilão chamado Enforcer, deixando escapar a frase "Justice is served".
O próximo vilão a sucumbir a este estranho vigilante é um antigo vilão dos Fantastic Four, Miracle Man, nas páginas de Thing #24 (Vol 1, de 1985).
Miracle Man procurava recuperar o poder místico que perdeu durante uma luta com os Defenders, mas viu-se no mesmo autocarro no qual ia um pensativo Thing*.
Temendo que o seu antigo rival pudesse prejudicar os seus planos, o Miracle Man usa as sua capacidades hipnóticas para hipnotizar um relutante Rhino para que este atacasse o Thing.
Durante a luta, e inesperadamente, o Miracle Man vai ser abordado e assassinado a tiro por um hippie que viajava com eles no autocarro.
Curiosamente, a terceira vítima deste estranho vigilante, agora apelidado de Scourge, não vai ser um vilão, mas antes um novo herói.
Phone Ranger, que fez a sua estreia em Marvel Age Annual #1 (Vol 1, de 1985) vai ser alvejado durante uma luta entre heróis e vilões.
Desta feita, o Scourge estava mascarado com um membro da redação da Marvel Comics.
Phone Ranger, foi o primeiro a sobreviver, graças ao seu uniforme.
O próximo a sentir a fúria do Scourge foi o terceiro Hate-Monger. Um androide desenvolvido pelo vilão Psycho-Man, o Hate-Monger estava a atormentar os membros do Fantastic Four quando foi desintegrado por uma bala explosiva (Secret Wars II #2, Vol 1,de 1985), tendo os seus restos deslizado para uma fossa de esgoto próxima do local.
Em Thor #358 (Vol 1, de 1985), e no meio de uma luta entre o Beta Ray Bill, o Titanium Man e a G.L.F (Green Liberation Front), um outro vilão, Megatak, tentava passar despercebido, quando é brutalmente alvejado pelo Scourge, agora disfarçado de velho.
O vilão não resiste aos ferimentos e torna-se na mais recente vítima do vigilante homicida, que neste momento já vai em 4.
Ora até aqui o Scourge tinha passado mais ou menos despercebido, contudo tal irá mudar.
Em Captain America #311 (Vol 1, de 1985), ele irá tentar aproveitar que o vilão conhecido como Constrictor se encontrava hospitalizado, para o tirar da equação.
Disfarçado de enfermeira, o Sourge quase logra em conseguir o seu objectivo, não fosse a intervenção atempada de Steve Rogers (a.k.a Captain America) que destrói a arma com o seu escudo.
Infelizmente, o Scourge consegue fugir. O vigilante faz o seu regresso numa tentativa abortada de eliminar o velho inimigo do Spider-Man, Kraven The Hunter.
Scourge opta por não disparar, por temer atingir a heroína Tigra, que se degladiava com o vilão, no processo (West Coast Avengers #3, Vol 2, de 1986).
O vilão terá mais sucesso em eliminar a Titânia original (Davida Devito) enquanto esta tomava um duche, após ter perdido a liderança das Grapplers (um grupo de wrestlers da UCWF) para a novata Battleaxe.
Fazendo-se passar por um elemento desse mesmo grupo, a Golddigger**, o Scourge não vai ter dificuldade em concretizar este assassinato (Thing #33, Vol 1, de 1986).
Em Avengers #263 (Vol 1, de 1985), o Scourge elimina aquele que durante a década de 60 tinha sido um vilão de topo e indiscutivelmente um dos mais poderosos adversários do Iron Man, assim como um membro fundador dos Masters of Evil.
Fazendo-se passar por um dos seus henchmen, de nome Keegan, o Scourge vai assassinar um surpreso Melter.
O próximo a ser eliminado é um vilão de considerável poder que já havia defrontado heróis como o Spider-Man, o Captain Marvel original e o Thing.
Falo do Basilisk. O vilão preparava-se para tentar emboscar o Thing (por quem nutria especial antipatia), no interior do Four Freedoms Plaza (h.q. do Fantastic Four), quando foi ele emboscado pelo Scourge.
Uma bala fez o vilão atravessar uma das janelas do prédio e cair para a sua morte (Fantastic Four #289, Vol 1, de 1986).
Em Amazing Spider-Man #276 (Vol 1, de 1986), e desta feita disfarçado como lixeiro, o Scourge alveja, e mata, o Human Fly, que tinha acabado de fugir de um hospital psiquiátrico em busca de executar a sua vingança sobre um certo aranhiço.
Dois issues mais tarde, é a vez do irmão da falecida Capitã Jean DeWolff, que inicialmente era um herói, mas que havia sofrido uma espécie de "heel turn" aquando da morte desta.
Wraith culpava a polícia pela morte prematura da irmã e pretendia fazê-los pagar caro.
Contudo, vai dar de caras com o Scourge, que fugia do Spider-Man após tentar assassinar Flash Thompson, acusado de ser o Hobgoblin, enquanto ele estava na prisão.
Sem hesitar, o Scourge rapidamente mata o Wraith, deixando o seu cadáver para ser encontrado pelo aranhiço.
Nas páginas de Captain America (começado no nrº 318), o Scourge vai começar a acelerar o passo. Fazendo-se passar por um taxista, o vigilante elimina um dos membros da Serpent Society, chamado Death Adder.
Entretanto, todas estas mortes começam a chegar aos ouvidos de outros criminosos.
Um deles, um antigo adversário do Iron Man chamado Firebrand, tenta alertar o colega Blue Streak, numa tentativa de estes se juntarem e tentarem parar este vigilante.
Blue Streak nega qualquer tipo de intenção de se juntar a quem quer que seja, e mostra não ter qualquer receio deste suposto assassino.
Contudo, e como que numa lição de karma, o vilão acabará por ser a próxima vítima do Scourge, sendo assassinado quando tentava apanhar boleia de uma camionista (após uma batalha com o Captain America).
A existência do Scourge vai tornar-se conhecida do Captain America aquando de uma breve batalha com o vilão Blacklash.
Este tentava assaltar um joalharia em Cleveland, quando vai ser derrotado pelo nosso herói (Captain America #319, Vol 1, de 1986).
Curioso em saber a razão pela qual um hitman renomado como o Blacklash estava agora a recorrer a mero roubo, o Cap vai descobrir que este estava a tentar juntar algum dinheiro rápido para enviar para a mãe.
Blacklash teme que a sua morte possa estar iminente, sobretudo após o assassínio de um dos seus colegas, o já referido Melter.
Entretanto, Sidewinder, o líder da Serpent Society, descobre o corpo sem vida do Death Adder e declara que a Society se irá vingar (algo que nunca irão conseguir fazer, no entanto), iniciando uma investigação que os leva a atacar a A.I.M e o Crime Circus.
Entretanto, Firebrand continua a tentar alertar outros vilões para a existência do Scourge.
Ele contacta Letha (colega da assassinada Titânia) e Jaguar, e com ambos combina uma reunião com outros vilões, de forma a tentar criar uma frente unida contra o Scourge.
A reunião, que se tornará fatídica, tem lugar no Bar Sem Nome.
O Cap continua a sua própria investigação, muito brevemente colocando a possibilidade de ser o Punisher quem está a efectuar estes hits.
Contudo, depressa coloca de parte essa hipótese, uma vez que Frank Castle não incluí disfarces no seu modus operandi.
Ele irá ainda visitar o segundo Foolkiller, uma vez que este era também um vigilante homicida, ao hospício onde ele estava internado, na tentativa de descobrir se o culpado poderia ser um terceiro Foolkiller.
Será lá que o Cap irá encontrar uma das integrantes da Serpent Society (que seguia o mesmo pensamento lógico de investigação), a ardilosa Diamondback.
Sem grandes pistas, e com a vilã a mostrar-se relactivamente cooperativa e inofensiva, o nosso herói vai fazer um team-up temporário com ela.
Enquanto isso, os vilões começam a chegar ao Bar, com a hora da reunião a aproximar-se.
Entre eles temos Vamp, Ceetah, Cyclone, Mind-Wave, Bird-Man, Shellshock, Steeplejack II, Rapier. Hijacker, Hellrazor, Ringer, Grappler, Mirage, Commander Kraken, Jaguar, Letha, Turn D Century e Firebrand.
Para impedir potenciais incidentes, Firebrand adoptou uma política de reunião sem armas, contudo, o que ele desconhecia era que o Scourge sempre esteve dentro do Bar.
Disfarçado como o barman, o vigilante vai proceder a eliminar todos os presentes de forma rápida e eficaz. 18 vilões.
E poderiam ser mais, não fosse o Water Wizard ter-se atrasado para a reunião (Captain America #320, Vol 1, de 1986).
Chegando ao local e encontrando os seus camaradas fuzilados, o Wizard vai contactar o Captain America, sabendo que este estava a investigar o Scourge, e pedir a sua ajuda na captura do vigilante.
Entretanto, o Scourge vai ser contactado por um indivíduo chamado apenas Domino que lhe dá intel acerca do paradeiro de determinados criminosos (entre eles Kraven, o Puppet Master, Hobgoblin e Solarr), mostrando que o vigilante é parte de uma organização muito maior.
O Scouge, usando agora uma primeira versão do seu uniforme, tenta eliminar Diamondback, que estava a convalescer no hospital (após ter sido acidentalmente atingida por um civil em Captain America #319).
Felizmente, ele chega tarde, só conseguindo ver a vilã partir numa das naves da Serpent Society, juntamente com o seu colega Cobra.
Enquanto isso, o Cap decide mascarar-se como Mirage para tentar atrair o Scourge, o que resulta maravilhosamente.
Na batalha que se segue, o Cap consegue levar a melhor sobre o vigilante, embora este não tentado verdadeiramente matar Cap, por considerar que ambos são heróis.
Capturado, o Scourge revela ser o irmão mais novo da sua primeira vítima, o Enforcer.
Detestando o irmão mais velho por este ter-se virado para o crime e com isso quebrado o coração do pai de ambos, que morreu de desgosto, Delazny tornou-se no vigilante que dá pelo nome de Scourge of the Underworld.
Contudo, e antes que revele mais pormenores, Delazny é ele próprio eliminado por um sniper que usa a sua catchphrase Justice is served.
Um novo Scourge estava à solta.
*Nota: O Thing tinha acabado de regressar do Battleworld e descoberto que o seu colega dos Fantastic Four, o Human Torch, ia casar com a sua antiga namorada Alicia.
**Nota: Embora na época na fosse conhecido, havia mais que um Scourge, pelo que a morte da Titânia pode ter sido levada a cabo por outro que não o Scourge original. Suspeita-se que o assassinato tenha sido levado a cabo por Kendra Louise Price, a.k.a Caprice.
0 comments:
Enviar um comentário