X-Men Annual #4 (Vol 1, de 1980) traz-nos uma história que retira mais do que uma tênue inspiração da obra "A Divina Comédia de Dante", com os X-Men, juntamente com o mago supremo da Terra, o Doctor Strange, a terem que viajar às profundezas do inferno para resgatar a alma do pobre Nightcrawler.

 

 

 

Mas vamos começar com a história propriamente dita. Esta tem início com a celebração do 21º aniversário de Kurt Wagner (a.k.a Nightcrawler). 





Todos os X-Men estão reunidos para o celebrar e todos lhe trouxeram uma pequena lembrança (o Wolverine, por algum motivo achou que seria uma boa ideia dar-lhe um retrato seu). 

Fica só a faltar uma prenda num invólucro negro e sem remetente, para abrir. 

 

 

 

O seu interior revela uma bela estatueta de cristal do próprio Nightcrawler. 

Algo aparentemente inofensivo, mas que não o é de todo. 

 

 

 

A estatueta rebenta na face do nosso herói e efectivamente mata-o em frente dos restantes mutantes. 

Uma morte que se revela como sendo espiritual, uma vez que após uma análise mística feita pelo Doctor Strange, cuja presença fora requisitada pelo Professor X*, mostra que alma de Kurt foi retirada do corpo. 

 

 

 

Essa mesma análise, levada a cabo pelo Olho de Agamotto faz o culpado pelo acto revelar-se na figura da poderosa feiticeira Margali of the Winding Road. 

 

  

 

  

 

Esta, desafiada pelo mago e pelos mutantes a devolver a alma de Kurt, invoca um demónio que por sua vez arrasta o Doctor Strange e o resto dos X-Men (excepção feita a Kitty Pryde e ao Prof X) para o que parece ser o inferno de Dante. 

 

 

 

Lá reencontram um muito vivo Kurt Wagner, que se junta a eles na busca por um caminho para fora daquele local. 

 

 

 

Após atravessarem o rio Acheron, à boleia de Charon, o grupo alcança o palácio do guardião infernal conhecido como Minos. 

 

 

 

Este depressa se vê livre do Nightcrawler, atirando-o na direcção dos céus. 

Um acto ao qual Storm responde de forma rápida, voando para o salvamento, mas dando por si aprisionada por um furacão que a leva ao segundo círculo do inferno. 

 

 

 

Lá a mutante é confrontada por harpias, que a conseguem vencer, empurrando-a mais para o interior do inferno. 

Felizmente, isto acontece depois da Storm garantir que o seu amigo se consegui teletransportar de volta para o palácio de Minos. 

 

 

 

Kurt alerta o resto dos colegas para o que aconteceu, enquanto que o Doctor Strange indaga o motivo de todo o ódio que Margali sente por Kurt, assim como a inexistência de energia malévola em seu redor (apesar de estarem supostamente no inferno**). 

 

 

 

Os X-Men e Strange abandonam o palácio e aventuram-se nos círculos, procurando encontrar a desaparecida Storm. 

O grupo ultrapassa com facilidade o cão das três cabeças, Cerberus, no terceiro círculo, ficando às portas do Nether Hell, no quinto círculo. 

 

 

  

 

Lá eles encontram uma muralha flamejante, guardada por incontáveis demónios. 

Incapazes de ultrapassar tal oposição, será graças à força de Colossus, que abre um enorme portão, que o grupo consegue finalmente entrar e seguir em frente.

 

 

  

 

Contudo, as dúvidas de Strange adensam-se, pois tal não seria possível no "verdadeiro" inferno, mesmo para uma alma pura como à do Colossus. 

Igualmente, é nesta zona que é revelado, parcialmente pelo menos, o motivo do ódio de Margali. 

O Nightcrawler aparentemente matou o seu filho. 

 

 

 

Os X-Men finalmente encontram a Storm, parcialmente demonizada nesta altura, no sétimo círculo, o dos ladrões, ou não tivesse sido ela uma ladra na sua infância passada no Cairo. 

 

 

  

 

Dividia em duas partes (uma delas, a forma de uma serpente demoníaca), Ororo é restaurada pela magia de Strange. 

O quinteto parte então para enfrentar Satan, no último círculo. Contudo, este é um falso Satan. 

 

 

 

Ele é na verdade Margali, conforme é revelado por Strange. Igualmente surpreendente é a presença de Jemaine, filha de Margali, e amor de infância de Kurt. 

 

 

 

Também ela uma feiticeira, foi ela quem guiou os X-Men e Strange nesta estranha travessia (assumindo a forma de Margali no início e de Minos, mais tarde), como forma de tentar salvar o seu amado, despertando a fúria da mãe, que prontamente a transforma em gelo. 

 

 

 

Perante tanto sofrimento, Kurt oferece-se como cordeiro para o sacrifício, contudo, tal não se revela necessário, uma vez que o mero vislumbre da alma, e do passado do mesmo, via o olho de Agamotto, mostra-nos que o Kurt matou o filho de Margali, no cumprimento de uma promessa feita ao próprio. 

 

 

  

  

 

Acontece que Kurt foi encontrado ainda bebé por Margali, que o criou como se fosse um filho. 

Kurt cresceu com os seus dois irmãos adoptivos, Jemaine e Stefan. Kurt fez um pacto de sangue com Stefan, quando ainda muito novos, que obrigava Kurt a matar Stefan se este algum dia se virasse para as artes negras (ou não fosse esta uma família de feiticeiros). 

Algo que infelizmente aconteceu. Kurt tentou voltar ao acampamento e explicar o sucedido, mas nessa noite foi atacado pelos aldeões de uma aldeia cujas crianças tinham sido víctimas de Stefan. 

Resgatado pelo Professor X, Nightcrawler juntou-se aos X-Men e perdeu o contacto com a mãe e irmã adoptivas. 

 

 

  

  

 

Sabendo a verdade, Margali perdoa Kurt e liberta-os do inferno, restaurando a filha no processo. 

Jemaine, revela-se como tendo estado há umas semanas na companhia dos X-Men, na figura de Amanda Sefton, nada mais, nada menos do que a namorada de Kurt. 


*Nota: É curioso pensar que o Professor X pediu a ajuda do Doctor Strange porque ambos eram parte do grupo secreto (retroactivamente falando) Illuminati nesta altura, uma vez que esta história passa-se quase dez anos depois da Kree/Skrull War.  


**Nota:
Um local que Stephen Strange visitou, em Doctor Strange #16 (Vol 2, de 1976) para salvar a alma de Clea.