Normalmente, durante a época do Halloween é costume jogar um jogo de séries tradicionalmente associadas ao horror, como é o caso de Resident Evil, Silent Hill, Alone in the Dark ou Castlevania. 

Contudo, volta e meia dá gosto jogar outros jogos que embora não inspirem o mesmo nível atmosférico de horror/terror, têm um ou outro níveis surprendentemente halloweenuianos.

Vejamos quatro desses casos:

 

 

 

 

 

Pumpkin Zone (Super Mario Land 2: 6 Golden Coins) 

Ora aqui está um jogo que dificilmente associaríamos ao Halloween, apesar das Ghost Houses dos Boos já terem feito sentir a sua presença em jogos anteriores deste franchise. 

Contudo, não há em todos os jogos baseados na licença do Mário, nenhum com uma área completamente dedicada ao dia das bruxas. 

A Pumpkin Zone é uma enorme área (com a forma de uma jack'o lantern) repleta de monstros de todas as espécies e feitios, que se prolonga por quatro níveis (e mais duas zonas bónus). 

Nela temos a floresta, com os seus tímidos Boos e hilariantes J-Sons (um nod ao popular Jason do filme Friday 13th), o cemitério, com as chamas vivas e os ciclópicos Kyororo, a escola abandonada , com Goombas fantasmagóricos (os Terekuribo) e a casa da bruxa, na qual reside a boss final da zona. 

Para além disso, entre as tumbas volta e meia podem ver-se alguns vampiros de aparência stokeriana, 

 

 

 

 

 

Mad Castle (Madworld) 

A terceira área do jogo, Mad Castle tira inspiração dos castelos góticos e sinistros dos filmes da Universal e da Hammer.

Com imensos jardins, repletos de zombies e scissor men (talvez um nod aos jogos Clock Tower?), a primeira zona do Mad Castle vê o jogador ser perseguido pelo próprio espectro da Morte, o Death Blade, antes de enfrentar uma matilha de lobisomens que dão pelo nome de Shamans. 

A segunda zona faz-nos descer às profundezas das masmorras do castelo, no fim das quais nos espera um gigantesco golias morto-vivo que dá pelo nome de Frank. 

Por último, e para concluir, após vencermos este segundo (e electrificante boss) somos conduzidos para a última zona do castelo, o santuária da vampira dominatrix Elise. 

 

 

 

 

 

 Marionette Circus (Shining Force)  

O que originalmente parecia ser uma simple e inocente tenda circense, revela-se uma armadilha elaborada pela feiticeira Mishaela. 

A vilã, uma das principais antagonistas do jogo, deixa para trás inúmeras marionetas, às quais dá vida, e cujo propósito é o de nos eliminar. 

Para quem tem medo de bonecos sinistros e palhaços malignos, este nível está cheio de ambos. 

 

 

 

 

Wizari House (Shining Soul II)  

Aquilo que parecia ser uma mansão aristocrática revela-se como o covil de uma perigosa bruxa, Wizari, cujas semelhanças com o mito de Dorian Gray são muitas. 

A horrível e poderosa criatura não está sozinha e conta com inúmeros servos como aliados, na sua luta contra o solitário jogador. 

Entre eles temos morcegos, aranhas ratos, fantasmas e armaduras vivas, para além de escadas que não parecem ter fim.