Com os níveis de força a se encontarem naqueles que Superman possuía na década de 40 do século XX (ou seja muito fracos), Kal tem que se haver, nas páginas de Superman#238 (Vol 1, de 1971), com um grupo de terroristas que usa uma arma energizada pelo próprio centro da Terra.

Incapaz de lidar com eles sozinho, Kal pede ajuda a Sand, algo que este se recusa a fazer. 

Sand explica a Kal que ao contrário dele, não tem qualquer paixão pela Terra ou pelos seus habitantes.


 


É um extremamente frustrado e enfraquecido Superman que após falhar em impedir o colapso de um edifício (Superman #240, Vol 1, de 1971) e ser ridicularizado pela população, pondera em deixar de ser um herói.

Ainda assim, Kal acaba por interceder durante uma assalto levado a cabo por um grupo de vilões com um nome muito curioso, Anti-Superman Gang. 

Superman é bem sucedido em pará-los, mas faz-lo com imensa dificuldade, permitindo a fuga dos três cabecilhas do grupo.

É perante este cenário de completo desânimo que Kal é contactado por I-Ching, o mentor da Wonder Woman, que se oferece para auxiliar o kryptoniano na aparente impossível missão de o restaurar à plena força. 


 


A cerimónia mística levada a cabo por I-Ching é interrompida precisamente pelos três chefes da Anti-Superman Gang, que aproveitam o facto de Kal estar vulnerável e sem poderes (ele encontrava-se em transe) para o golpear violentamente na cabeça. 

Como é evidente, Kal desperta e consegue lidar com a Gang, mesmo sem nenhum dos seus poderes. 

Para o bem da humanidade, que ainda precisa do Superman, I-Ching faz com que o espírito de Kal abandone o seu corpo e vá ter com o Sand Superman. 

Uma vez encontrado o alvo, a forma astral de Kal extrai à força os poderes que havia perdido, devolvendo o nosso herói à sua antiga glória e deixando Sand à beira da inexistência.





Todavia,  Kal começa a agir de forma errática e perigosa, fruto de uma lesão cerebral causada pelo golpe sofrido às mãos da Anti-Superman Gang (Superman #242-243, Vol 1, de 1971).

Kal começa a ver a população de Metrópolis como um bando de ingratos invejosos e até mesmo ameaça fisicamente I-Ching quando este o confronta acerca da questão da lesão cerebral.

Ciente do perigo de ter um Superman descontrolado, I-Ching contacta a Wonder Woman* para que esta o ajude a encontrar o Sand Superman, de forma a usá-lo para parar o agora insano Superman. 

O duo tem sucesso em encontrar a criatura, que lhes conta a sua origem e em como provém da dimensão de Quarrm. 


 


Com Sand a aceitar ajudar (até porque se não o fizer desaparece), I-Ching e a Wonder Woman têm agora a oportunidade de parar Kal e conseguir curar o seu dano cerebral.

Sem que nenhum dos três repare uma nova entidade energética escapa pelo portal fundindo-se com um monstro de papel chinês. 

O monstro semeia o caos em Metrópolis antes de ser interceptado por Superman, que estava a fugir de Sand (I-Ching e Diana tinham preparado uma armadilha para Kal). 

A contenda acaba antes de começar com Kal a desmaiar após a nova entidade a usurpar 2/3 das capacidades do nosso herói. 

O restante 1/3 já havia sido absorvido pelo Sand Superman. 


 


Este segundo habitante de Quarrm arrasta Kal até a um ferro-velho, onde o nosso herói é  espancado por dois vagabundos, Gemmi e Stewpot, que vêem no monstro uma oportunidade única para semear a destruição na cidade.

Kal é encontrado por Jimmy Olsen que o leva para o hospital onde ele é operado com sucesso à lesão cerebral.

Entretanto, Sand Superman falha em conseguir parar a segunda entidade de Quarrm. 

Esta, guiada por Steawpot e Gemmi, encaminha-se para o hospital com o intuito de colocar um ponto final na vida do kryptoniano. 

Felizmente, Superman recupera a tempo e consegue absorver parte das suas habilidades de volta. 

Fazendo team-up com Sand, o super duo consegue conter a criatura atraindo-a de volta para a fenda dimensional de onde ela veio. 

Com o inimigo comum vencido, os dois viram-se um contra o outro.

Só um Superman pode sobreviver. 


 


Contudo e como I-Ching demonstraria via hipnose, uma contenda entre ambos destruíria o planeta.

Não desejando isso e percebendo que não tem direito a usurpar a identidade de Superman, Sand abdica da sua própria vida, usando as habilidades do homem de aço para regressar a Quarrm através da tal fenda em Metrópolis. 

No processo, Sand fecha a mesma e por e simplesmente deixa de existir...


 


Após a Crisis, e com o reboot de que o Universo DC foi alvo, o Sand Superman surge pela primeira vez nas páginas de Superman Special #1 (de 1992), com a história a ser muito similar à da era Pré-Crisis. 

Novamente, o aparecimento da entidade de Quarmm ficou a dever-se a uma explosão laboratorial. 

Desta feita, o experimento não tinha propósitos tão benevolentes, sendo realizado por cientistas ao serviço de Lex Luthor.

Este pretendia criar kryptonite artificial para poder derrotar Superman, mas consegue melhor que isso na figura de Sand. 

Esta versão é muito mais violenta do que a de 1971, uma vez que procura não apenas absorver as habilidades de Kal, mas matá-lo quase de imediato (isto porque a mera existência de Kal provoca dor à entidade de Quarrm).


 


Inteligente, Lex direcciona o Sand contra Superman, ajudando a montar uma armadilha que permite ao primeiro roubar mais habilidades ao segundo.

Após ter logrado roubar a visão de calor, a entidade consegue tirar a capacidade de voar a Kal. 

Sand revela ser muito mais resistente do que o Sand Superman de 1971, uma vez que se reconstroí duas vezes, resistindo às tentativas de Kal em o destruir. 

Os dois, ao contrário do que acontecera em Superman #243 enfrentaram-se livremente, sem qualquer risco de destruição planetária. 

A isso ajudou o facto deste Superman ser consideravelmente menos poderoso que a sua contra-parte Silver Age. 


 


Quando Sand rouba a força de Superman tudo parecia estar perdido, não fosse a intervenção atempada de Jimmy Olsen e da Newsboy Legion, que usam a sofisticada Whiz Wagon para repelir temporariamente a entidade.

Kal aproveita para usar a Whiz Wagon e fugir, tentando atrair a enfurecida criatura para longe de Metrópolis. 

Sand intercepta Kal junta à Fortress of Solitude onde aparentemente o mata, absorvendo a sua essência vital. 

Contudo, a  vida de Superman traz consigo as memórias de uma promessa feita em Superman #22  (Vol 2, de 1987). 

A de que o Superman não voltaria a matar. 


 


Como resultado desse peso na sua consciência o Sand Superman pega no corpo inerte de Kal e numa explosão de energia devolve a vida a este último. 

Como consequência, Sand desaparece...para sempre**.


 
*Nota: Nesta época, Diana havia abdicado das suas habilidades amazonas de forma a poder permanecer na Terra, pois todas as suas irmãs haviam partido para outra dimensão. 

Diana manteve o nome de Wonder Woman, mas agora fazia-se valer do karaté que aprendeu de I-Ching para continuar a combater o crime.  


 


**Nota: Uma versão futura de Sand Superman pode ser vista nas páginas do one-shot de 2014, Action Comics: Future End. 

Aqui ele não é um antagonista, como em 1992, mas antes tenta fazer Kal regressar ao papel de Superman. 

A origem desta versão não é clara.