As personagens conhecidas como Konami Man e Konami Lady fizeram a sua estreia, como personagens jogáveis,  no universo dos jogos de vídeo em 1988. 

Protagonistas do jogo Konami Wai Wai Wai, lançado para a Famicom Family Disk, o duo de super-heróis nipónicos fariam numerosas cameos ao longo dos anos (27 para ser mais preciso). 

Konami Wai Wai Wai foi o primeiro título crossover dentro da Konami. Nele marcam presença diversas personagens de outros jogos da companhia, como por exemplo, Simon Belmont (Castlevania) ou as Moai (Gradius). 





A Konami Man e Lady cabe a árdua tarefa de resgatar as outras personagens da companhia, captivas do vilão Waruda. 

Konami Man, que fez a sua primeira cameo no jogo das arcades Road Fighter (1984), faria a sua última aparição (não jogável) em 2010, em Castlevania: Harmony of Despair para a PS3 e Xbox 360. 

A Konami Lady, uma heroína robótica criada pelo Dr. Cinnamon (da série Twinbee) à imagem do Konami Man, teria mais sorte, uma vez que a sua presença não se ficaria por uma simples cameo ou como power-up a ser usado por outras personagens.





 Konami Lady, também conhecida como Konami Girl no Ocidente, seria apresentada como um Boss extra no jogo Otomedius X: Excellent!, um spin-off da popular série Gradius. A Lady surge como um DLC do referido título, lançado em 2011 para a Xbox 360 no Japão. Ela pilota a nave do jogo de 1981, Scramble. 

Ambos são ainda personagens desbloqueáveis do jogo International Track & Field 2000, lançado para a Playstation precisamente em 2000.  Eles apenas podem ser desbloqueados através do uso do famoso Konami Code. 





A jeito de curiosidade convém referir que o duo serviu como protagonista num Gamebook inspirado nos eventos de Wai Wai Wai, corria o ano de 1988. 

Esse livro, bem ao estilo das conhecidas Aventuras Fantásticas, colocou ambos a enfrentarem os terrores do sombrio castelo de Drácula, ao lado do caçador Simon Belmont.





As derradeiras mascotes, os Konami retiram muita inspiração de outras personagens da cultura popular no que aos maneirismos e vestuário diz respeito.

Konami Man, por exemplo, é uma versão nipónica de um conhecido homem de aço, ao passo que a Konami Lady retira o seu visual de personagens como Valis ou Athena (a deusa da SNK).