A ideia de uma heroína velocista já andava no ar décadas antes da criação de Jesse Quick, com a DC a fazer a primeira tentativa com a introdução de Joanie Swift nas páginas de Adventure Comics #181 (Vol 1), corria o ano de 1952. 

Joanie surgia como a versão feminina de Johnny Quick sendo estabelecida sua parceira/rival. Todavia Swift não faria mais do que duas aparições e seria prontamente esquecida. 
Ainda assim, ela pode ser vista como sendo o protótipo da personagem que hoje conhecemos como Jesse Quick. 

Numa altura na qual a ideia da existência de uma Speed Force ainda não tinha sido apresentada, a velocidade de Swift provinha da fórmula mágica de Johnny Quick. 


 


Em 1964, a DC iria apresentar uma segunda velocista na figura da alienígena Doralla Kon. 

Uma visitante de um mundo onde todos se movimentavam a velocidades vertiginosas, Kon fez a sua estreia nas páginas de The Flash #145 (Vol 1). 
Nesse comic, Kon contou com o auxílio de Barry Allen para conseguir regressar ao seu mundo.

Kon regressaria, pela última vez, um ano mais tarde em The Flash #157 (Vol 1), para ajudar o nosso heroi a apreender um falso Flash. 




Em 1977 veríamos a assistente laboratorial de Barry, uma tal de Patty Spivot, quase tornar-se na Ms. Flash quando o acidente que deu os poderes a Allen se voltou a repetir (Five-Star Super-Hero Spectacular #1, Vol 1). 

Em 1987, com a apresentação dos velocistas soviéticos da Blue e Red Trinities nas páginas de The Flash #6-7 (Vol 2), os leitores seriam presenteados com duas novas mulheres super-velozes na figura de Bebek e Christina. 


 


Enquanto que a primeira seguiria a tradição heróica das velocistas que a antecederam, a última optou por um caminho mais sinistro, o da vilania, servindo como antagonista para o terceiro Flash, Wally West.

Bebek, presença constante nos comics do Flash durante a década de 80, onde era parte integrante dos Kouriers (uma versão capitalista da Red Trinity*), acabaria por desaparecer no limbo dos comics.

Christina, por sua vez, depois de um tempo como servente de Vandal Savage, tornar-se-ia na Lady Flash (The Flash #50, Vol 2, de 1991), numa altura em que já era a última sobrevivente da Blue Trinity.

Christina serviria como parceira de Wally muito brevemente, tendo inclusive desenvolvido sentimentos por ele, os quais não seriam contudo retribuídos. 




A mente frágil de Christina fará com que esta regresse à vilania, aliando-se a Kobra e mais tarde Savitar. 

Christina morreria nas páginas de Flash Rebirth #2, Vol 1, em 2009. Nessa altura, Christina ostentava a identidade de Lady Savitar, sendo a líder do culto que via no vilão um deus da velocidade. 

Curiosamente, Lady Savitar seria uma das primeiras vilãs a serem defrontadas por Jesse Quick nas páginas de The Flash. 

Chegámos então ao ano de 1992 e à criação de Jesse Chambers, a.k.a Jesse Quick, pelas mãos de Len Strazewski e Mike Parobeck. 

Jesse fez uma breve aparição nas páginas do comic Justice Society of America #1 (Vol 2), onde surge a ouvir a conversa de dois herois veteranos, nomeadamente Alan Scott (Green Lantern) e Jay Garrick (Flash).


 


Jesse é filha de Johnny Quick e Liberty Belle, ambos super-herois e antigos membros da JSA. 

A jovem herdaria as habilidades de ambos, se bem que teria uma relação bastante mais próxima com o pai. 

O primeiro encontro com Wally West ocorreria em Justice Society of America #4-5 (Vol 2, de 1992), com Jesse, ainda sem uma identidade heróica, a auxiliar a JSA e o Flash numa luta contra o Ultra-Humanite.


 


Jesse juntar-se-ia aos ranks da JSA, exibindo o seu primeiro uniforme, que emulava as cores do pai, em Justice Society of America #8 (Vol 2, 1993). 

Para além das suas participações nas aventuras da JSA, Jesse teria aventuras ocasionais com Wally, como parte da chamada Flash Family. 

Durante a saga Terminal Velocity, da qual Wally julgava que não iria regressar, Jesse seria apontada pelo mesmo como a pessoa ideal para continuar com a orgulhosa tradição do Flash (The Flash #97, Vol 2, de 1995).


 


Jesse irá adoptar o uniforme do heroí durante o violento confronto com Kobra, mas eventualmente regressará ao seu antigo fato depois de descobrir que não era primeira escolha de West para o papel de Flash. Wally apenas a havia escolhido como forma de estimular a sua verdadeira escolha, Bart Allen (a.k.a Impulse). 

Jesse enfrentaria inúmeros vilões do Flash, entre eles Cobalt Blue, Savitar e Zoom, antes de ver a sua conexão com a Speed Force ser quebrada durante a contenda com este último em The Flash #200 (Vol 2, de 2003). 

Antes disso, Jesse perdeu o pai (morto por Savitar em Impulse #11, Vol 1, de 1996) herdando deste a presidência da Quick-Start Enterprises e servindo em equipas como os Titans ou o Conglomerate. 


 


A perda da velocidade não implicou a perda de poderes, pois Jesse manteve as habilidades que herdara da mãe (força, resistência e poder de voo). 

Com essas habilidades Jesse assumiu a identidade de Liberty Bell em 2006, durante o período que ficaria conhecido como One Year Later. 


 


Tornando-se numa das figuras mais relevantes de uma JSA que juntava agora veteranos e novatos na mesma equipa, é lá que Jesse irá conhecer e casar-se com Ricky Tyler, o segundo Hourman. 

Com o regresso de Barry Allen durante o Flash Rebirth, volta também a velocidade perdida de Jesse que passa a alternar entre identidades (Liberty Belle II e Jesse Quick). 

Em 2010, Jesse adere à Justice League, na sua identidade de Quick, nas páginas de Justice League of America #44 (Vol 2), auxiliando a sua nova equipa em batalhas com o Crime Syndicate, Omega Man e Starheart. 


 


Ao descobrir que se encontrava grávida, Jesse irá abandonar a JLA, numa altura em que estávamos na iminência do evento Flashpoint. 

A última vez que vimos Jesse nas páginas de um comic foi em 2015 nas páginas de Convergence: Justice League #1-2, em combate com as forças da versão Flashpoint de Aquaman e Ocean Master.

A personagem tem estado ausente da fase dos New 52, ainda que a sua posição tenha sido temporariamente ocupada por Iris West (como Lady Flash), Teri Magnus (Flash do futuro) e Meena Dhawan (Fast Track). 

Actualmente presença de Jesse faz-se sentir através da sua contra-parte televisiva. 


 


Na nova série do Flash, Jesse é apresentada como sendo a filha do cientista Harrison Wells. 
Com poderes iguais aos de Barry Allen, Jesse é nativa da Terra-2, aliando-se ao herói na sua luta contra Zoom. 

Esta versão da Jesse é efectivamente o Flash da Terra-2, protegendo o seu mundo contra todo o tipo de ameaças. 
A actriz que representa Jesse Wells dá pelo nome de Violett Beane.