Quem é o mais forte? O golias verde ou o deus do trovão? Desde o seu primeiro encontro, em Avengers #1 (Vol 1, de 1963), que os fãs têm-se questionado acerca disso. 

Ora é precisamente numa tentativa de encontrar uma resposta para tal questão que decidi elaborar um TOP 5 contendo as cinco melhores e definitivas lutas entre Thor e Hulk. 

De fora ficam as batalhas disputadas em realidades alternativas. Este TOP refere-se única e exclusivamente aos embates entre as versões originais de ambas as personagens, isto é às do universo 616.

Boa leitura!



Menções Honrosas:


Hulk: Let The Battle Begin (de 2001)




Aqui temos uma short-story que vê o Hulk defrontar e derrotar a Wrecking Crew no topo do famoso monte de Rushmore antes de colidir com Thor. 

A batalha é bastante rápida, com Hulk a conseguir levar a melhor sobre o asgardiano após espancá-lo com o seu próprio martelo. 

Facto curioso, o Hulk usa a mão de Thor para mover o Mjolnir. 





The Incredible Hulk #255 (Vol 1, de 1981)




Uma luta  que tem o seu início numa estação nova-iorquina. Mais do que preocupado em combater com o golias verde, Thor tenta minimizar os estragos causados na cidade, expondo-se aos golpes de Banner. 

A luta finda quando Thor reverte para a sua forma mortal de Donald Blake ao largar o Mjolnir por mais de 16 segundos. 

Hulk opta por não o atacar, vendo no facto de Thor estar preso a Blake, uma punição muito semelhante à sua. Momentos depois o golias parte, deixando a Thor a tarefa de lidar com os estragos causados pela luta de ambos.




5 - The Incredible Hulk #440 (Vol 1, de 1996)




O Hulk, que se fazia passar pela sua contra-parte maligna, o Maestro, de forma a evitar a  devastação nuclear, enfrenta um Thor cuja força estava, até ao início deste número, a falhar. 

Ambos têm nesta, uma das suas mais selváticas batalhas, com o asgardiano a lutar pela primeira vez em modo berserk. A luta, que decorre no Ártico, termina na mais dramática das maneiras, com Hulk a salvar a vida do deus do trovão. 

Com ambos bastante equiparados, Hulk golpeia Thor para longe, apanhando com todo o impacto da uma gigantesca bomba gama lançada pelo genertal Talbot. Como seria de se esperar, Banner sobrevive e regressa em The Incredible Hulk #443. 




4 - The Mighty Thor #489 (Vol 1, de 1995)




Para evitar uma invasão da Terra pelas forças de Hela, Thor aceita servir a deusa da morte, sendo nessa condição que enfrenta o Hulk. 
Curiosamente, o Hulk entra no domínio sombrio de Hela para resgatar o deus do trovão. 

Como seria de se esperar, ambos colidem, dando origem a uma batalha que arrasa com o castelo de Hela. Tanto Hulk, como Thor contêm-se durante toda a luta. 

Thor por não desejar magoar Banner (o asgardiano só usa o Mjolnir bem no final) e este último por temer reverter para a sua contra-parte humana (nesta época se o Hulk ficasse furioso demais, iria reverter para o Bruce Banner). 

A contenda termina com uma vitória do deus do trovão e com ambos a conseguirem deixar o reino infernal de Hela.




3 - The Mighty Thor #385 (Vol 1, de 1987)




A nossa história começa com o Hulk a causar distúrbios junto ao Mississippi. Thor responde ao apelo por auxílio das autoridades locais e confronta o golias esmeralda. 

A batalha extravasa para a cidade, onde Thor começa por ter a mó de cima da contenda, muito graças ao Mjolnir. Numa tentativa de fazer Thor abdicar do uso do seu martelo divino, Hulk ameaça uma jovem. 

Sem escolha, o asgardiano atira o martelo para longe, acedendo às pretensões do Hulk. Os dois voltam a colidir numa destrutiva batalha que devasta metade da cidade e vê Hulk ganhar uma ligeira vantagem. 

A luta termina quando o Mjolnir regressa às mãos de um exausto Thor e Hulk decide partir, confiante de ter provado a sua superioridade sobre o asgardiano. 




2 - The Defenders #10 (Vol 1, de 1973)





Thor e Hulk colidem numa batalha inserida na Avengers/Defenders War dos anos 70. Esta é uma luta onde se pode ver ambos os titãs a medirem forças durante mais de uma hora, sem nenhum deles dar parte de fraco. O duo só é separado após a chegada dos restantes membros de ambas as equipas.




1 - The Incredible Hulk Annual #26 (Vol 1, de 2001)



Uma vez mais, Thor e Hulk colidem, depois deste último ter deixado um rasto de destruição atrás de si, após uma batalha com Fialan (um assassino do Microverse) e um esquadrão de Mandroids da S.H.I.E.L.D.  

Thor intercepta o Hulk na área rural do estado de Nova Iorque, iniciando uma das mais destrutivas batalhas entre os dois. Procurando evitar a perda de vidas humanas e destruição desnecessária, Thor usa o Mjolnir para transportar-se a si e ao golias verde para um planeta alienígena. 

Thor consegue derrubar o Hulk e pondera em deixá-lo no planeta, mas não o faz porque tal significaria a morte de Bruce Banner. O duo regressa à Terra, com o Hulk a despertar e a batalha a reiniciar-se. 

Ao contrário do que se esperaria, desta feita é Thor quem perde as estribeiras, provocando uma tormenta que coloca em risco a mesma população que tentara proteger antes. 

Vendo as consequências dos seus actos e a forma altruísta com que Hulk salva diversos inocentes da enxurrada, Thor decide deixar o golias partir e a luta findar numa espécie de empate.