A Rainha  de Almerac é uma personagem dúbia, na medida em que já foi apresentada simultâneamente como sendo vilã e heroína. 

Criada por Roger Stern e George Pérez, Maxima fez a sua primeira aparição nas páginas de Action Comics #645 (Vol 1), corria o ano de 1989.

Governante do planeta Almerac, Maxima possuía uma panóplia bastante vasta de poderes, nomeadamente: super-força, voo, invulnerabilidade, teleportação, telecinese e rajadas ópticas, o que a tornariam numa das mais poderosas personagens do universo DC Pós-Crisis. 

Incapaz de arranjar um parceiro digno de si, a arrogante Maxima decide viajar até à Terra, após ter tido conhecimento de ser lá que residia o último dos kryptonianos, Superman. 

Contudo, a primeira aparição de Maxima não é bem a sua primeira aparição, uma vez que não passa de uma duplicata energética elaborada pela sua maior servente, a psiónica Sazu.


 


Com esta duplicata, Maxima pretendia testar Superman e ver se ele era digno de si e do seu tempo. 

O homem de aço vai passar esse teste com nota positiva. 

Todavia, Sazu não via em Superman um bom candidato. 

Sobretudo devido à falta de um instinto assassino no kryptoniano, pelo que destrói a duplicata e tenta fazer o mesmo a Superman. 

Falhando nos seus intentos, Sazu, que foi entregue às autoridades, seria castigada severamente pela verdadeira Maxima, que chegaria finalmente à Terra nas páginas de Action Comics #650 (Vol 1, de 1990).


 


A poderosa mulher vai enfrentar o homem de aço no número seguinte, tentando forçar este último a aceitá-la como parceira romântica. 

Recusada, pelo simples facto de Superman não apreciar a atitude da Imperatriz de Almerac, Maxima tentará obter através dos seus dons telepáticos, aquilo que não foi capaz de fazer através da sedução e da força. 

Todavia, o que Maxima desconhecia é que a mente de Superman já se encontrava sobre a influência da inteligência artificial kryptioniana, o Erradicator. 

O ataque psíquico de Maxima irá permitir ao Erradicator assumir ainda mais o controlo sobre as acções de Superman, o que resultará numa derrota rápida para a monarca de Almerac.


 


Aprisionada temporariamente, Maxima eventualmente escapa, apenas para encontrar o seu mundo conquistado pelo temível Warworld*, na época sobre o controlo de Brainiac. 

Sem escolha que não a de servir o vilão, Maxima ataca a Terra e Superman durante a saga Panic in the Sky (1992). 

Esta saga seria o ponto de viragem para a orgulhosa Imperatriz, uma vez que ela irá trair Brainiac e juntar-se aos heróis terrestres nas páginas de Superman #66 (Vol 2, de 1992). 

Depois disso, Maxima, que decidiu permanecer na Terra para tentar ganhar a afeição de Superman de uma forma genuína, vai estar entre as novas recrutas da JLA aquando da reformulação da equipa em 1992.


 


 Maxima juntar-se-à à equipa, liderada por Superman, nas páginas de Justice League America #61 (Vol 1, de 1992). 

Na sua primeira missão na JLA, Maxima irá enfrentar o Weapons Master e despertará o interesse de alguns colegas de equipa, nomeadamente Guy Gardner, Blue Beettle e sobretudo Booster Gold (mas recusará todos). 

Um dos momentos mais relevantes de Maxima na JLA ocorrerá nas páginas de Justice League America #63 (Vol 1, de 1992), aquando da batalha contra o vilão cósmico Starbreaker. 

Neste número, Maxima regressa a Almerac para a libertar deste novo tirano. 

Com a ajuda dos seus novos companheiros ela não só logra fazê-lo (Justice League America #65, Vol 1, de 1992), como salva Almerac da destruição. 

O único senão é que Maxima, devido às suas ausências anteriores, é considerada como sendo a principal responsável pelo sucedido, acabando deposta. 

Exilando-se na Terra, Maxima irá combater ao lado da JLA contra diversas ameaças, incluindo Chaq´s e Doomsday.


 


Maxima será uma das últimas a aguentar-se em batalha contra o vilão que mataria Superman (Adventures of Superman #497, Vol 1, de 1992).

Maxima manter-se-ia na JLA durante um tempo considerável, servindo sobre a liderança da Wonder Woman, mas eventualmente juntar-se-à ao Captain Atom e outros na Extreme Justice (em Extreme Justice #1, Vol 1, de 1995). 

A durante tanto tempo heroína terá uma recaída severa rumo à vilania, assediando Aquaman (embora o tenha ajudado a vencer o Doctor Polaris) e juntando-se ao Superman Revenge Squad.


 


Ainda assim, Maxima morreria como heroína, em combate com um dos seus maiores inimigos, Brainiac, nas páginas de Superman: Man of Steel #117 (Vol 1, de 2001). 

A personagem da Maxima seria recuperada com o advento do New 52 e reapresentada em Supergirl #36 (Vol 6, de 2011), como parte da Crucible Academy (uma organização de heróis intergaláticos ao estilo da Legion of Super-Heroes).


 


Esta nova Maxima tenta ganhar as afeições de Supergirl e não aparenta ser tão poderosa como a sua contraparte da New Earth. 

Curiosamente, esta Maxima exilou-se a si mesma no espaço e ostenta o título de princesa de Almerac, uma vez que os seus pais ainda estão vivos no New 52. 

É uma Maxima consideravelmente mais nova, aparentando ser uma adolescente.


Leituras obrigatórias:


Maxima original (New Earth) 

Action Comics #/645,650 e 651, Vol 1, de 1989 e 1990 - A primeira aparição de Maxima, com direito à sua origem, assim como ao seu primeiro encontro com Superman.

Adventures of Superman Annual #3, Vol 1, de 1991 - Uma versão alternativa aos acontecimentos vistos em Action Comics, com Superman a aceitar ser o parceiro de Maxima e o novo Imperador de Almerac.

Superman #66 , Vol 2, de 1992 - História inserida na saga Panic in the Sky. O primeiro passo de Maxima rumo ao heroísmo, com a Imperatriz de Almerac a enfrentar e derrotar Brainiac.

Justice League America #63 a 65, Vol 1, de 1992 - Como parte integrante da JLA, Maxima regressa a Almerac e salva o planeta da destruição às mãos do Starbreaker.

Adventures of Superman #497, Vol 1, de 1992 - Maxima e Superman  vs Doomsday

Extreme Justice #10-11, Vol 1, de 1995 - Maxima tem um duelo mortal com a vilã Star Sapphire.

Superman: Man of Steel #65, Vol 1, de 1997 - Maxima, junto com o resto do Revenge Squad, enfrenta Superman.

Superman: Man of Tomorrow #7 e 10, Vol 1, de 1997 e 1998 - O regresso de Maxima às más acções num novo e hilariante embate com Superman, que culminará uns números mais tarde com uma batalha contra a rival Obsession.

Aquaman #40-41, Vol 5, de 1998 - A governante exilada de Almerac tenta conquistar as afeições de Aquaman e criar um novo reino na Terra. Plus: Maxima vs Power Girl

Superman #159, Vol 2, de 2000 - Num prelúdio de Our Worlds at War, Maxima lidera um grupo de refugiados de Almerac rumo à Terra e encontra o Superman e o Green Lantern (Kyle Rayner) pelo  caminho.

Maxima (New 52)
Supergirl #36 a 40, Vol 6, de 2015 - Esta nova Maxima luta ao lado da Supergirl e Superboy (Kon- El) contra a ameaça de Roho.


*Nota: O Warworld é um planeta artificial e uma das armas mais perigosas do universo DC.