Uma comédia carregada de humor negro, Weekend at Bernie's estreou nas salas de cinema corria o ano de 1989. 

O filme, dirigido por Ted Kotcheff, mostra-nos dois dos empregados de uma seguradora nova-iorquina a serem convidados pelo presidente da mesma para passarem umas férias na sua casa de férias na ilha paradisíaca das Hamptons. 

Os dois trabalhadores aos quais me refiro são: o inconsequente e excitável Larry Wilson e o mais calmo e medroso Richard Parker. 

Amigos de longa data, Larry e Richard acidentalmente descobrem um enorme desvio de fundos na companhia e alertam o seu chefe, Bernie Lomax, para o facto. 

O que o duo desconhece é que o responsável pelo desvio não é outro que não o próprio Bernie. 

Vendo as suas finanças ameaçadas e com ligações à Mafia americana, Bernie contacta o assassino Paulie para que este elimine Larry e Richard. 

Para facilitar a missão de Paulie, Bernie convida Larry e Richard para passar o tal final de semana nas Hamptons.


 


Contudo, o plano de Bernie sai furado, na medida em que Paulie descobre o relacionamento secreto que o primeiro mantinha com a namorada do chefe da Mafia, Vito. 

Como consequência é Bernie quem  é morto por Paulie. 

Quando Larry e Richard finalmente chegam à ilha deparam-se com o corpo sem vida do seu chefe e depressa descobrem o plano que este tinha para eles, graças ao gravador de mensagens de Bernie. 

Enquanto que Richard entra em pânico e pensa em chamar de imediato a polícia, Larry, mais tranquilo, não vê motivo para o duo interromper as merecidas férias.


 


É nesta premissa que assenta Weekend at Bernie's, com Larry e Richard a tentarem aproveitar o fim de semana na ilha, enquanto tentam ocultar o estado defunto de Bernie das restantes pessoas. 

Pelo meio, o duo tem que lidar com Paulie, que regressa à ilha depois de ver Bernie a caminhar outra vez (na verdade eram Larry e Ricard a carregá-lo), com a ciumenta namorada secreta de Bernie (que nem nota que está a ter relações com um morto), com um  jardineiro (que Larry julga ser o assassino enviado para os matar) ou com a secretária de Bernie, Gwen (por quem Richard desenvolve sentimentos). 

Uma das melhores comédias de 1989, Weekend at Bernie's é absolutamente surreal. 

Uma verdadeira homenagem ao estilo slap stick, tal é a quantidade de comédia física existente no filme.


 


É hilariante ver a progressiva queda de Paulie (representado pelo actor Don Calfa) rumo à insanidade. 

E logo uma personagem tão metódica e controlada como ele demonstra ser ao início. 

Eventualmente, e depois de matar Bernie por mais de uma vez, Paulie perde-se e acaba o filme a ser levado, enclausurado num casaco de forças, pela polícia.

Larry e Richard (representados pelos actores Andrew McCarthy e Jonathan Silverman respectivamente) também são excelentes, sendo pólos opostos um do outro. 

Larry é consideravelmente mais imoral, ao passo que Richard luta com a sua consciência constantemente no decurso desta película.


 


 Bernie Lomax (representado por Terry Kiser) é o típico vilão. 

Um tipo egoísta que não se importa de quem prejudica.

Mais do que uma personagem, Bernie é o mote para o filme e a peça central do seu sucesso. 

Embora esteja imóvel durante 3/4 do filme, a verdade é que é em Bernie que reside todo o protagonismo.





Weekend at Bernie´s teve direito a uma sequela em 1993 que se passa num local igualmente paradisíaco e que adiciona voodoo e zombies à história.