A Crisis of Infinite Earths acabou com o vasto Multiverso da DC aquando da sua conclusão em 1986, sendo que os seus "últimos" vestígios, Superman e Lois Lane da Earth 2, Alexander Luthor da Earth 3 e Superboy Prime, exilaram-se voluntariamente no limbo após a vitória final sobre o Anti-Monitor.

Contudo, e porque décadas de continuidade não são facilmente apagadas, as novas equipas criativas da DC viram-se a braços com alguns problemas. 

Uma das pontas soltas mais importantes dizia respeito ao passado de Superman. 

No Pre-Crisis, o Homem de Aço começou a sua carreira heróica quando ainda era um jovem em Smallville, chamando-se a si mesmo de Superboy. 

Seria como Superboy que Clark Kent iria encontrar três viajantes de um futuro distante, Saturn Girl, Lightning Lad e Cosmic Boy. 

Inspirados pelo herói do passado, os três iriam fundar a Legion of Super-Heroes aquando do regresso ao futuro.

Acontece que a DC pretendia que o Superman do Post-Crisis não só fosse o único sobrevivente de Krypton, como também tivesse começado a sua carreira heróica aquando da sua chegada a Metrópolis e não durante a adolescência em Smallville.

Com Krypto e Supergirl fora do caminho, restava agora apagar todo o passado de Clark como Superboy, contudo isso implicava mexer e muito na história da Legion. 

A solução encontrada é apresentada nas páginas de Action Comics #591, em 1987.





A história "Past Imperfect" começaria com um inesperado encontro do Superman Post-Crisis com uma Legion que sabia exactamente quem Kal era, embora este não se recordasse dela.

A situação ficaria ainda mais confusa após a chegada de Superboy, uma versão mais nova de Kal. 

Sem demora este, servindo-se do stasis ray, imobiliza Superman e os quatro membros da Legion que o acompanhavam (Eram eles Brainiac 5, Sun Boy, Invisible Kid e Blok). 

O jovem Kal coloca-se logo em fuga, levando consigo os quatro membros da Legion e deixando para trás a sua contra parte adulta.

Contudo, e porque Superman nunca desiste, o herói tenta alcançar Superboy, que se preparava para fazer um salto temporal. 

Como resultado, Superman acaba projectado para uma Terra que não a sua, a Terra Compacta, uma espécie de último vestígio da Earth-1 do Pré-Crisis. 





Esta Terra Compacta, conforme explicado no issue, era na realidade uma criação do maior vilão da Legion, o Time Trapper.

Com os eventos da Crisis a aniquilarem o Multiverso e as cinco Terras sobreviventes, entre elas a Earth-1, a serem fundidas numa única, a New Earth, o risco de paradoxo temporal passou a existir, não apenas para a Legion, mas também para o Time Trapper, cuja existência se devia à existência dos seus próprios inimigos. 

Com a Legion a prepara-se para viajar atrás no tempo para visitar a sua fonte de inspiração, Superboy, o vilão percebeu que havia pouco tempo para agir, pois nesta New Earth, Superman nunca fora Superboy.

Usando o seu controlo sobre as energias temporais, Time Trapper consegue resgatar uma lasca do que era a Earth-1 e a partir dai constrói o seu universo compacto, no qual os únicos planetas habitados eram Krypton e a Terra.

Foi essa a Terra que os membros originais da Legion visitaram e seria o Superboy dessa realidade que lhes serviria doravante de inspiração. 

Outro motivo para a criação dessa Terra Compacta passava por poder, no futuro, contar com um peão muito útil e poderoso na figura de Superboy (que tinha o nível de poder quase divino do Superman da Earth-1).


 


Mas voltando à história propriamente dita, o Superman da New Earth, depois da sua aterragem forçada numa Smallville alternativa, é encontrado por Pete Ross que o leva a casa dos Kent, julgando tratar-se de um Superboy sob o efeito de Kryptonite vermelha.

Contudo, o verdadeiro Superboy chega a casa dos Kent pouco depois e um inevitável confronto segue-se, com um soco do primeiro a projectar o segundo pelos ares.


 


Krypto, o cão kryptoniano, surge para auxiliar o seu mestre, contudo mostra-se confuso sobre quem é o "verdadeiro" Kal. 

Enquanto os dois Supers se degladiam nos céus de Smallville, Krypto descobre a solução para terminar o conflito. 

Sacrificando todos os seus poderes, o cão chama a atenção de Jonathan Kent para a Kryptonite Dourada.

Kent tenta usar o minério para retirar as habilidades do Superman da New Earth, mas nada acontece, por este ser de uma realidade diferente. 


 


Contudo, e embora tivesse a oportunidade de usar a dita Kryptonite contra o mais poderoso Superboy, o Kal adulto não o faz, pois percebe que o rapaz esteve a conter-se durante toda a luta, na esperança que Superman o vencesse.

Superboy revela que cumpria as ordens de Time Trapper de forma a manter a sua Terra a salvo, mas que nunca pretendia trair de facto a Legion.

Libertando os quatro membros do efeito do stasis ray, Superboy parte, junto com a Legion, para o futuro distante, rumo ao inevitável confronto com o Time Trapper. 

Superman, contudo, não se junta a eles e é devolvido ao seu tempo e realidade originais.


 

 
Em Legion of Super-Heroes #38 (Vol 3), a aventura deste Superboy não só continuaria, como conheceria uma trágica conclusão. 

Time Trapper revela que uma onda de anti-matéria ameaçava destruir a Terra Compacta e que a troco de a manter a salvo, Superboy deveria não só capturar a Legion, mas também destrui-la...


 


Superboy recusa sacrificar quem quer que seja e junto com a Legion confronta o Time Trapper na Smallville da sua Terra Compacta, contudo os heróis apenas logram em danificar uma máquina que o vilão estava a usar para manter o planeta a salvo da onda de anti-matéria.

Time Trapper parte para o seu próprio período temporal, confiante de que a Legion e Superboy seriam ambos destruídos pela já referida anti-matéria. 

Brainiac 5, o mais inteligente de todos os presentes, desespera perante o facto de por e simplesmente não poder parar o evento destrutivo que se avizinha.

Contudo, Superboy tem uma ideia.

Usando o seu corpo como condutor para a máquina do Time Trapper, o jovem Kal consegue salvar a sua Terra da destruição, com um custo bastante elevado para si mesmo.


 


Bastante enfraquecido Superboy apenas consegue transportar a Time Bubble da Legion de volta ao futuro da New Earth, contudo este último esforço prova ser fatal para o kryptoniano que morre nos braços do seu "irmão" daxamita, Mon-El, fazendo-o prometer que a Legion irá proteger sempre a sua Terra.


 


Nem a tecnologia superior do século 30 (tempo da Legion) consegue trazer de volta o herói...

Assim morre o Superboy da Silver Age...