A Crisis of Infinite Earths acabou com o vasto Multiverso da DC aquando da sua conclusão em 1986, sendo que os seus "últimos" vestígios, Superman e Lois Lane da Earth 2, Alexander Luthor da Earth 3 e Superboy Prime, exilaram-se voluntariamente no limbo após a vitória final sobre o Anti-Monitor.
Contudo, e porque décadas de continuidade não são facilmente apagadas, as novas equipas criativas da DC viram-se a braços com alguns problemas.
Uma das pontas soltas mais importantes dizia respeito ao passado de Superman.
No Pre-Crisis, o Homem de Aço começou a sua carreira heróica quando ainda era um jovem em Smallville, chamando-se a si mesmo de Superboy.
Seria como Superboy que Clark Kent iria encontrar três viajantes de um futuro distante, Saturn Girl, Lightning Lad e Cosmic Boy.
Inspirados pelo herói do passado, os três iriam fundar a Legion of Super-Heroes aquando do regresso ao futuro.
Acontece que a DC pretendia que o Superman do Post-Crisis não só fosse o único sobrevivente de Krypton, como também tivesse começado a sua carreira heróica aquando da sua chegada a Metrópolis e não durante a adolescência em Smallville.
Com Krypto e Supergirl fora do caminho, restava agora apagar todo o passado de Clark como Superboy, contudo isso implicava mexer e muito na história da Legion.
A solução encontrada é apresentada nas páginas de Action Comics #591, em 1987.
A história "Past Imperfect" começaria com um inesperado encontro do Superman Post-Crisis com uma Legion que sabia exactamente quem Kal era, embora este não se recordasse dela.
A situação ficaria ainda mais confusa após a chegada de Superboy, uma versão mais nova de Kal.
Sem demora este, servindo-se do stasis ray, imobiliza Superman e os quatro membros da Legion que o acompanhavam (Eram eles Brainiac 5, Sun Boy, Invisible Kid e Blok).
O jovem Kal coloca-se logo em fuga, levando consigo os quatro membros da Legion e deixando para trás a sua contra parte adulta.
Contudo, e porque Superman nunca desiste, o herói tenta alcançar Superboy, que se preparava para fazer um salto temporal.
Como resultado, Superman acaba projectado para uma Terra que não a sua, a Terra Compacta, uma espécie de último vestígio da Earth-1 do Pré-Crisis.
Esta Terra Compacta, conforme explicado no issue, era na realidade uma criação do maior vilão da Legion, o Time Trapper.
Com os eventos da Crisis a aniquilarem o Multiverso e as cinco Terras sobreviventes, entre elas a Earth-1, a serem fundidas numa única, a New Earth, o risco de paradoxo temporal passou a existir, não apenas para a Legion, mas também para o Time Trapper, cuja existência se devia à existência dos seus próprios inimigos.
Com a Legion a prepara-se para viajar atrás no tempo para visitar a sua fonte de inspiração, Superboy, o vilão percebeu que havia pouco tempo para agir, pois nesta New Earth, Superman nunca fora Superboy.
Usando o seu controlo sobre as energias temporais, Time Trapper consegue resgatar uma lasca do que era a Earth-1 e a partir dai constrói o seu universo compacto, no qual os únicos planetas habitados eram Krypton e a Terra.
Foi essa a Terra que os membros originais da Legion visitaram e seria o Superboy dessa realidade que lhes serviria doravante de inspiração.
Outro motivo para a criação dessa Terra Compacta passava por poder, no futuro, contar com um peão muito útil e poderoso na figura de Superboy (que tinha o nível de poder quase divino do Superman da Earth-1).
Mas voltando à história propriamente dita, o Superman da New Earth, depois da sua aterragem forçada numa Smallville alternativa, é encontrado por Pete Ross que o leva a casa dos Kent, julgando tratar-se de um Superboy sob o efeito de Kryptonite vermelha.
Contudo, o verdadeiro Superboy chega a casa dos Kent pouco depois e um inevitável confronto segue-se, com um soco do primeiro a projectar o segundo pelos ares.
Krypto, o cão kryptoniano, surge para auxiliar o seu mestre, contudo mostra-se confuso sobre quem é o "verdadeiro" Kal.
Enquanto os dois Supers se degladiam nos céus de Smallville, Krypto descobre a solução para terminar o conflito.
Sacrificando todos os seus poderes, o cão chama a atenção de Jonathan Kent para a Kryptonite Dourada.
Kent tenta usar o minério para retirar as habilidades do Superman da New Earth, mas nada acontece, por este ser de uma realidade diferente.
Contudo, e embora tivesse a oportunidade de usar a dita Kryptonite contra o mais poderoso Superboy, o Kal adulto não o faz, pois percebe que o rapaz esteve a conter-se durante toda a luta, na esperança que Superman o vencesse.
Superboy revela que cumpria as ordens de Time Trapper de forma a manter a sua Terra a salvo, mas que nunca pretendia trair de facto a Legion.
Libertando os quatro membros do efeito do stasis ray, Superboy parte, junto com a Legion, para o futuro distante, rumo ao inevitável confronto com o Time Trapper.
Superman, contudo, não se junta a eles e é devolvido ao seu tempo e realidade originais.
Em Legion of Super-Heroes #38 (Vol 3), a aventura deste Superboy não só continuaria, como conheceria uma trágica conclusão.
Time Trapper revela que uma onda de anti-matéria ameaçava destruir a Terra Compacta e que a troco de a manter a salvo, Superboy deveria não só capturar a Legion, mas também destrui-la...
Superboy recusa sacrificar quem quer que seja e junto com a Legion confronta o Time Trapper na Smallville da sua Terra Compacta, contudo os heróis apenas logram em danificar uma máquina que o vilão estava a usar para manter o planeta a salvo da onda de anti-matéria.
Time Trapper parte para o seu próprio período temporal, confiante de que a Legion e Superboy seriam ambos destruídos pela já referida anti-matéria.
Brainiac 5, o mais inteligente de todos os presentes, desespera perante o facto de por e simplesmente não poder parar o evento destrutivo que se avizinha.
Contudo, Superboy tem uma ideia.
Usando o seu corpo como condutor para a máquina do Time Trapper, o jovem Kal consegue salvar a sua Terra da destruição, com um custo bastante elevado para si mesmo.
Bastante enfraquecido Superboy apenas consegue transportar a Time Bubble da Legion de volta ao futuro da New Earth, contudo este último esforço prova ser fatal para o kryptoniano que morre nos braços do seu "irmão" daxamita, Mon-El, fazendo-o prometer que a Legion irá proteger sempre a sua Terra.
Nem a tecnologia superior do século 30 (tempo da Legion) consegue trazer de volta o herói...
Assim morre o Superboy da Silver Age...
0 comments:
Enviar um comentário