Com o dia de Natal a chegar ao seu final, nada melhor que uma pequena vista de olhos em dois dos seus títulos mais representativos.

Nights Christmas


Versão Saturn
Surgindo do sucesso que foi Nights Into Dreams, de 1996, para a Saturn, este jogo (mais uma tech demo para ser justo), foi desenvolvido e distribuído como uma oferta, como um bónus, na verdade. Com a mesma mecânica e gráficos de Into Dreams, que consistia em guiar Nights pelos níveis, fazendo-o passar pelos círculos e apanhar jóias, de forma a obter os pontos suficientes para transitar de área. Christmas, que tinha também, a mesma faixa sonora, contava com algumas novidades. A presença de um relógio no começo do jogo permitia ao jogador atribuir a temática natalícia ou de Ano Novo, ao título, conforme o dia e hora seleccionados. Mudava a música, o cenário e a própria indumentária do voador Nights.



Com a temática natalícia em acção, Nights surgia com um traje vermelho e branco, muito ao jeito de um famoso velho com barbas. O jogo, em si, era pequeno e contava com um nível, seguido de uma luta com um boss. A vitória nesta dava direito à abertura de prendas que continham diversas surpresas, que iam desde artwork e filmes, até músicas e a possibilidade de jogar com Sonic em um nível extra. Um must deste jogo é uma das suas músicas cantadas. É de tal forma boa e memorável, que tomei a liberdade de a colocar, abaixo, de forma a ouvirem.




Daze Before Christmas

Versão Mega Drive

Criado pela Funcom, em 1994, este é um dos poucos jogos temáticos referentes ao Natal, e tem uma engraçada estória em torno de si. Lançado em exclusivo para a Austrália para a Mega Drive, Daze sairia, mais tarde, na Alemanha também, e para a SNES. De fora, ficaram os EUA e o Japão. Com gráficos coloridos e uma animação razoável, Daze tem cenários diversificados que vão desde a casa de brinquedos do Pai Natal, até às nuvens. Neste jogo mediano, mas muito apoiado no humor slap-stick, tomamos as rédeas do Pai Natal enquanto este tenta resgatar as suas renas e elfos das mãos de um Snowman maligno. 



Para isso, Santa tem magia de fogo para atacar os seus inimigos. A barra de energia são pequenos barretes de Natal e podem ser restaurados com a abertura de presentes espalhados pelos níveis. Um aspecto curioso está no facto de Santa se puder transformar em Anti-Santa, uma versão Diabo do velho natalício. Enquanto nesta forma, Santa é invencível e ataca com o seu famoso saco de brinquedos. O único senão está no facto de não poder abrir prendas.


Em suma, dois títulos simples, fáceis e óptimos para se jogarem no Natal. De aproveitar.


Escrito por Ivo Silva