Resident Evil 3: Nemesis

Lançado originalmente em 1999 para a Playstation, Resident Evil 3: Nemesis segue Jill Valentine enquanto esta tenta escapar das hordas de mortos-vivos que se apoderaram de Raccoon City. A estória gira em torno do outbreak do T-virus pela cidade, e termina com o destino infame da sua população infectada.

Desta vez o jogador encontra-se sozinho numa zona destruída da cidade enquanto faz uma tour por alguns locais emblemáticos de RE2, como a R.P.D. (Polícia de Raccoon City). Durante o jogo, Jill é perseguida pela última invenção da Umbrella Corp, Nemesis. Tal como o T-103 em RE2, Nemesis aparece em momentos chave do jogo e só irá parar quando matar Jill Valentine. Ao contrário de outros bosses da série, Nemesis pode seguir o jogador pelas salas e às vezes utilizar uma Rocket Launcher. Jill durante a fuga conhece o soldado e membro do U.B.C.S. (Umbrella Biohazard Countermeasure Service), Carlos Oliveira, que a irá ajudar a escapar de um destino fatal. O jogo começa um dia antes dos eventos de Resident Evil 2, continuando até o dia depois com a destruição inesperada da cidade.


É possível revistar partes da R.P.D.


Resident Evil 3 mantém a jogabilidade dos seus antecessores, Resident Evil and Resident Evil 2. Os jogadores são forçados a ficarem parados num local e dispararem, numa third-view, com o ângulo da camera estático, diferente mediante o local. Resident Evil 3 foca-se basicamente na luta contra B.O.W.s, exploração e resolução de puzzles.



Apesar da jogabilidade ser a mesma dos capítulos anteriores, Resident Evil 3 introduziu novos elementos - alguns exclusivos a este lançamento e outros que acabaram por ser um must em futuras sequelas.  Live Selection Choices é uma delas. Em determinados momentos do jogo, Jill é confrontada por uma escolha. Estas sequências interrompem a acção por momentos e deixam o jogador escolher como gostariam de reagir à situação. Se o jogador não se apressar, uma escolha será feita por eles que não será a melhor certamente. Ao contrário das L.S.C., a volta 180º (180º turn) voltou a aparecer em outros jogos da série (inclusive em re-lançamentos de jogos pré-RE3, como Resident Evil Deadly Silence). O jogador deve pressionar "back"+"run" para Jill voltar-se para trás. Em momentos de grande pressão esta é, sem dúvida, a melhor escolha a fazer.

Imagem retirada de RE: The Umbrella Chronicles (Wii)
A aparência de Jill em RE3 foi reutilizada em vários jogos e spin-offs
Como em qualquer jogo da série, Resident Evil 3 tem também um número agradável de desbloqueáveis que aumentam o replay value incluindo armas, fatos, epílogos e um mini-jogo, The Mercenaries. A trama do jogo também muda mediante as escolhas do jogador, o que aumenta também a duração do mesmo.


Apesar de não ser o melhor jogo da sua época, Resident Evil 3 é um clássico obrigatório para qualquer fã da série ou de survival horror. 



Resident Evil 3 recebeu ports para Dreamcast, Gamecube e Windows.

Encontra-se atualmente à venda na PlayStation Network.

Trivia
O script do filme Resident Evil Apocalypse foi baseado nos eventos de Resident Evil 3.