Um adversário de aparência sinistra, mas aparentemente inofensivo, que fez a sua estreia, a nível europeu com o jogo Super Mario Bros II (lançado em 1989), e em terras nipónicas no título Yume Kojo: Doki Doki Panic (lançado a 1987), Phanto apenas se mexe para atacar caso as chaves, que tão atentamente guarda, sejam levadas.

 

 

 

Nesse caso, e de forma incessante, ele perseguirá o jogador pelo cenário, parando somente quando a chave for largada ou usada para abrir uma porta.

 

 

 

Phanto, cujo aspecto invoca o festival japonês Yume Kojo, realizado pela emissora televisiva Fuji TV no Verão de 1987, é um inimigo difícil de ser vencido (particularmente nas suas primeiras aparições). 

Em BS Super Mario USA (1996), um Big Phanto, totalmente indestrutível persegue o jogador durante um período específico de tempo até eventualmente desaparecer. 

Ele fá-lo mesmo que o jogador não tenha consigo chaves. 

Curiosamente, a versão original de Phanto tem neste jogo a sua versão mais fácil, podendo ser derrotada por um mero bloco arremessado sobre si pelo jogador. 

 

 

 

Phanto fará breves aparições em tempos mais recentes, nomeadamente em Super Mario Maker II (2019) e Super Mario Wonder (2026), na forma de adversário no primeiro e como tema para um mini-jogo da apanha entre os jogadores, no segundo. 

 

 

 

Pelo meio terá ainda algumas cameos quer como parte do cenário (em diversos jogos da série Mario Kart), quer como item colecionável (Kirby Super Star Ultra, para a DS, em 2008-09), surgindo aqui com um atípico padrão preto e branco e sem qualquer expressão. 

 

 

 

Phanto, cujos padrões de movimento poderão ter inspirado os do aterrador Angry Sun presente em Super Mario Bros III (1988-1991), apresenta uma coloração normalmente vermelha e branca e um sorriso enigmático nas suas primeiras aparições. 

 

 

 

Outras versões, como as de Super Mario Advance (2001), dão-lhe uma coloração dourada e um sorriso mais amplo e assustador, assim como brilhantes olhos vermelhos, tornando-o particularmente ameaçador na sua aparência. 

Curiosamente, Phanto não é a única máscara animada a servir de oposição para Mário e os seus amigos, em Super Mario Bros II.

 

 

 

A Mask Gate, uma máscara que normalmente nos serve como ponto de saída do nível, tenta, a uma determinada altura, atacar-nos de uma forma bastante similar à de Phanto.

 

 

 

 

 

 

Outros jogos, nomeadamente os de Kirby, têm adversários muito similares em aspecto e modus operandi. 

São eles a máscara Two Face e a sua versão mais forte, Mr P.Umpkin, ambas presentes em Kirby's Dream Land (para o Game Boy, em 1992). Esta última tem a particularidade de ter uma temática bastante inspirada no Halloween.