O Yeti recluso que vive nas profundezas das minas de Narshe, fez a sua estreia no fabuloso Final Fantasy VI lançado em 1994 para a SNES.




Apenas recrutável na segunda parte do jogo, o World of Ruin, Umaro é bastante limitado no que à fala diz respeito e é incapaz de conjurar ataques mágicos como as restantes personagens, mas compensa tudo isso sendo um verdadeiro tanque do ponte de vista físico. 

De longe a personagem da party mais forte fisicamente, Umaro é um Berserker que apenas segue as ordens do diminuto Mog.
Surgindo como boss na chamada Yeti's Cave, Umaro é recrutável após a vitória da party sobre ele, mas apenas se Mog estiver presente na mesma durante o decurso do referido conflito. 

Houve planos para o usar como inimigo na primeira parte do jogo, o World of Balance, mas não passaram disso mesmo.


 

Após esta sua aparição em Final Fantasy VI, Umaro surgiria como personagem jogável em dois spin-offs da série original, assim como na forma de carta para ser usada em trading card games do Final Fantasy como Triple Triad ou FF Trading Card Game.

Ocasionalmente, também assumiria o papel de summon, como de resto pode ser observado em Final Fantasy Airborne Brigade de 2012.
Para além destas suas presenças em jogos menores da série e em inúmeros ports de FFVI, Umaro é ainda uma das muitas personagens de FFVI que pode ser vista na multidão que assiste à luta dos gladiadores de Antiqua, noutro jogo da Square, Secret of Evermore.