O Sinister Syndicate é um grupo de supervilões mercenários que trabalha para quem lhes pagar mais. Criados por Tom DeFalco, Ron Frenz e Brett Breeding, o Syndicate fez a sua estreia nas páginas de Amazing Spider-Man #280, Vol 1, em 1986. 

Os seus membros originais são: O Beetle (Abner Jenkins), que normalmente assume o manto da liderança, Rhino, Boomerang, Speed Demon e Hydro-Man. 
A sua primeira missão era muito simples. Eliminar a caçadora de nazis, Silver Sable. 

O plano falha, devido à intervenção do Spider-Man, que se tornaria no seu rival mais frequente (até porque todos os membros do Syndicate faziam parte da galeria de vilões do aranhiço antes mesmo deste encontro). 


 


A segunda aparição do grupo trará dois novos membros na figura de Leila Davis, a mulher do falecido vilão Ringer, que culpava o Beetle pela morte do marido e infiltra-se no grupo para o eliminar e um velho conhecido do Spider-Man, o electrizante Shocker, que na altura passava por uma severa crise de confiança. 


 


A trabalhar directamente para o Kingpin, o Sinister Syndicate vai implodir, devido aos planos de vingança de Leila e à vontade do Boomerang em assumir a liderança. 

Duas facções vão enfrentar-se nas ruas de Nova Iorque. 

De um lado, o Beetle, o Speed Demon e o Hydro-Man e do outro, o Boomerang, o Rhino e a Leila (com o equipamento do Ringer). 

O Shocker já havia deixado o grupo há muito após um encontro imediato com um dos Scourge of the Underworld. 

Uma vez mais, e graças à intervenção do Spidey, grande parte dos vilões vai ser capturada. 

O grupo original trabalhou brevemente com outros vilões contra os New Warriors e o Spider-Man.

Uma nova versão do Syndicate iria emergir pouco depois, com Leila a assumir a identidade de Hardshell (e uma espécie de armadura escarlate ao estilo da do Iron Man), e com uma equipa que incluia o Rhino, o Vulture e o Boomerang. 

Desta vez, o grupo não tem apenas que se degladiar com Spider-Man, mas com outros vilões, nomeadamente: Stegron e o Beettle. 
O Syndicate regressará uma última vez, a meio gás  (só como Hydro-Man, Speed Demon e Shocker), para enfrentar, sem sucesso, o Spider-Man, Komodo e o War Machine, durante o período da Avengers Initiative.


 

Com a passagem de Abner para o lado dos anjos, Boomerang finalmente assume o controlo do grupo, recrutando o Shocker, o Speed Demon, o Overdrive e a Beetle VI. 

Contudo, e apesar da proposta do nome Syndicate, Boomerang vai adoptar o nome de Sinister Six (se bem que com menos um), tendo um encontro quase letal com o Superior Spider-Man (Doctor Octopus).


 


Uma nova versão do Sinister Syndicate finalmente emergiu em 2019, com uma formação totalmente feminina. 

O grupo inclui apenas um regresso na figura da Beetle VI.

Lady Octopus, Electro II, White Rabbit e Scorpia constituem as novas integrantes do conjunto. 
Leituras Essenciais:
Amazing Spider-Man #280-281, Vol 1, de 1986 - Primeira aparição do grupo e primeiro embate com o Spider-Man.
The Deadly Foes of Spider-Man #1-4, Vol 1, de 1991 -  Guerra Civil dentro do Syndicate, com Spidey metido ao barulho.
The Lethal Foes of Spider-Man #1-4, Vol 1, de 1993 - Continuação directa dos eventos de Deadly, com os Sinister a estarem agora sob a liderança de Leila Davis.
Avengers : The Initiative #3, Vol 1, de 2007 - A derradeira aparição do grupo.