Com a sua bateria destruída por uma força alienígena desconhecida e com pouco mais de 14 horas de bateria restante no seu anel energético, Hal Jordan decide tentar descobrir a razão por detrás do sucedido. 

A busca conduz o nosso herói espacial a um pequeno planetóide nas margens do Sector 2814, onde Hal descobre que foi um alienígena de nome Priest, o responsável pela destruição da bateria. 

Este não o fez por malícia, uma vez que apenas procurava contactar o Green Lantern de forma a que este o auxilia-se no término de uma longa guerra galáctica.
 
Hal aceita ajudar Priest e não tarda a deparar-se com uma nave alien inimiga que o ataca. Hal vence a oposição e ao fazê-lo logra em restaurar alguma energia ao seu anel. Tal encontro será revelado como sendo um teste levado a cabo pelo enigmático Priest.
 
Com uma demonstração de força numa conferência de paz entre as duas facções, Hal consegue colocar um ponto final no conflito...pelo menos temporariamente (na verdade, ambas as facções decidem deixar as suas diferenças de parte para construir uma arma com a qual possam matar o Green Lantern).
Após esta fraca demonstração de diplomacia, Hal consegue regressar à Terra. Faz-lo mesmo a tempo de resgatar uma estranha nave que estava em rota de colisão com a superfície do planeta. 

Hal encontra um alien desconhecido, e aparentemente inofensivo, no seu interior. Determinando que o mesmo não é uma ameaça, Hal deixa-o em paz e segue com a sua vida.




Ledo engano. O alien, denomindado Visitor, não só se torna violento após assimilar a violência terrestre que vê via TV, como também assume forma humana. 

Ao destruir um Drive-In, o Visitor chama a atenção do herói governamental Captain Atom. 

O herói tenta parar o Visitor, que curiosamente apenas desejava encontrar a matéria-prima necessária para reparar a sua nave e dessa forma partir. 

Contudo, o alienígena revela-se demasiado poderoso, mesmo para as energias atómicas do Captain Atom. 

Éis que Hal regressa e tenta uma infrutífera resolução pacífica.


 

Hal e o Captain Atom acabam por forjar uma breve aliança como forma de encontrar o Visitor, que entretanto já havia fugido novamente. 

Contudo, os objectivos de ambos os heróis não poderiam ser mais distintos. 

Captain Atom pretendia eliminar o Visitor, por ver neste uma ameaça para a Humanidade, enquanto que Hal só queria ajudar o alien a voltar para as estrelas.


 

Quando os dois finalmente encontram o Visitor, Captain Atom consegue vencer o alien. Todavia, e quando se preparava para eliminar o mesmo, é impedido pelo Green Lantern. 

Como resultado, ambos os heróis engalfiam-se numa curta, mas brutal batalha, que se arrasta do cenário citadino de Los Angeles para o deserto arenoso de Nevada. 

Aqui, Hal tenta colocar um ponto final na batalha através de um potente golpe energético...mas falha e com estrondo.


 

O Captain Atom vence, deixando o exausto Hal no deserto, enquanto retoma a perseguição pelo Visitor. 

Felizmente, e para bem de Hal, que estava totalmente sem energia no anel, o Captain regressa, após descobrir que o Visitor já havia partido para o espaço.
O Captain traz Hal de regresso a Los Angeles, onde Hal recarrega o anel. 

Os dois heróis despedem-se em termos mais ou menos amigáveis, com Hal a partir de seguida para o espaço numa perseguição frenética ao Visitor que o levará a encontrar-se com um poderoso Green Lantern renegado...*
Todo este arco tem lugar nas páginas de Action Comics #623-630, corria o agora distante ano de 1988.



*Nota: Para esta história é favor de darem uma espreitadela em Grandes Momentos DC #35.