Esta versão maléfica de Ken Masters surgiu pela primeira vez, com o nome de Violent Ken, na categoria de middle boss no jogo de 2003, SNK Vs Capcom: SVC Chaos, lançado para a XBox e para a Playstation 2. 

Um Ken apresentado na artwork original do jogo com uma coloração de pele mais escura e curiosamente com uma afro à la Magus da Marvel Comics. 

No jogo propriamente dito, a afro não estava presente, para a infelicidade de muitos.

Este era um Ken contaminado pelo poder do Orochi, cujas energias fluem em muitos dos combatentes da SNK. 

Esta versão da personagem tornar-se-ia finalmente jogável em Ultra Street Fighter II, lançado este ano para diversas plataformas. 


 


O Violent Ken aqui apresentado misturava a arte do Ansatsuken com as energias do Psycho Power  tornando-o ainda mais perigoso (e estável) que o original de 2003. 

Esta personagem fez ainda uma aparição, como inimigo, no jogo Project X Zone 2.

Curiosamente, e apesar de não lhe ter sido dado esse nome, a ideia para um Violent Ken já havia sido esboçada no filme de animação de 1994, com Ken a atacar o Ryu na parte final da película, depois de ter sofrido uma lavagem cerebral às mãos do Bison.


 


Este Ken não é muito diferente do tradicional, tirando o facto de ser bastante mais agressivo.

Um ano antes, também já tínhamos visto uma espécie de Violent Ken surgir, quando a sua contraparte na manga é exposta à droga Doll, numa das muitas mangas do Street Fighter.