A nossa história começa com Peter Parker a tirar umas fotos a uns veraneantes bastante fora de época (ou não estivessemos no Natal), quando o perigo surge na figura do Sandman. 

Rapidamente, e longe da vista de todos, Peter veste o seu uniforme e como Spider-Man tenta ajudar a polícia local na tentativa de parar o supervilão em fuga.

Infelizmente, Spidey falha e vê Sandman usar a areia disponível na praia para se escapulir com relactiva facilidade.
Curiosamente e embora tenha feito a sua primeira aparição nas páginas de Amazing Spider-Man #4 (Vol 1, de 1963), Sandman era nesta altura um vilão que, devido à sua associação com o Frightful Four, se apresentava como um inimigo mais regular dos Fantastic Four do que propriamente do Spidey. 


 


Por essa razão, não é de estranhar que Spider-Man recorra ao Fantastic Four na esperança de conseguir alguma pista para encontrar o vilão. 

Contudo, e por ser véspera de Natal, apenas Johnny Storm, a.k.a o Human Torch, (com quem Peter tem uma relação de amizade/rivalidade forte) se encontrava no Baxter Building. 
É um Human Torch bastante deprimido, devido ao fim do seu namoro com a inhuman Crystal, que aceita ajudar Spidey na busca por Sandman. 

Busca essa que tem início na ponte que liga Jersey a Nova Iorque, precisamente o local onde o Human Torch enfrentou pela primeira vez o Sandman (Strange Tales #115, Vol 1, também de 1963). 

O duo heróico não tarda a encontrar o famigerado vilão, que consegue uma vez mais levar a melhor, graças à sua armadura especial desenvolvida pelo Wizard (o líder do Frightful Four). 


 


Esta permite a Sandman misturar a sua areia com outros elementos e com isso aceder a outra habilidades que incluem fundir-se a cimento ou gerar um vendaval capaz de sufocar as intensas chamas do Human Torch. 
Após derrotar os heróis, Sandman aprisiona-os num reservatório cheio de água, numa tentativa de afogar ambos. 

Felizmente, Spider-Man e o Human Torch unem esforços e conseguem escapar, voltando a encontrar o vilão junto a uma modesta habitação em Nova Jersey. 
No interior da casa morava a mãe do Sandman, que desconhecia as actividades criminosas do filho. 

Sandman havia escapado da prisão apenas para visitar a mãe, pelo que apela ao espírito natalício dos heróis para que estes lhe permitam fazer isso mesmo. 


 


Sandman vai mais longe e promete que se irá render pacificamente após o fim da visita. 

Como é óbvio, os heróis acedem ao pedido. 

Contudo, Sandman falha em cumprir a sua parte da promessa e imediatamente depois trata de escapulir-se pelos canos do lavatório (Tudo isto acontece nas páginas do primeiro número de Marvel Team-Up, corria o ano de 1972)*.
Curiosamente, esta boa acção de Spidey e do Human Torch irá assombrá-los semanas mais tarde, quando o duo cai na mira do Frightful Four**


 


Após ter vislumbrado uma breve reunião entre os dois heróis (Johnny Storm tentara desabafar, sem éxito, com Peter), Wizard decide capturar e hipnotizar o aranhiço, fazendo dele o novo membro do Frightful Four (que se encontrava reduzido a três após a deserção da inhuman Medusa). 

Com este novo membro, o Wizard toma de assalto o Baxter Building. 

Spider-Man derrota um Human Torch que se mostrou relutante em enfrentar o seu amigo após aperceber-se que este encontrava-se sob coerção mental dos vilões. 

Contudo, e ao tentar usar a tecnologia de Reed Richards para obter poder cósmico, o Wizard vai inadvertidamente abrir um portal para a Negative Zone e com ele atrair a atenção do soberano supremo do local, o perigoso Annihilus. 

Este último tenta rapidamente escapar da Negative Zone e absorver as essências dos membros do Frightful Four. 





Com os vilões em conflito uns com os outros, o Human Torch consegue libertar-se e passa para a ofensiva, usando a sua chama para transformar um enfraquecido Sandman em quartzo e com isso imobilizá-lo. 

Mais preocupado em conter o alien Annihilus, o Wizard manda o Trapster e o Spidey eliminarem o Human Torch. 

Em desvantagem, Johnny Storm consegue safar-se ao apelar à força de vontade do aranhiço. 

Livre da influência do Wizard, Spider-Man neutraliza-o não apenas a ele, mas também ao Trapster de uma assentada, conseguindo ainda desligar o portal para a Negative Zone a tempo, impedindo  assim a vinda de Annihilus à Terra.

Sandman, o vilão com quem tudo isto começou, ainda tenta enfrentar os nossos heróis, mas está demasiado fraco e é presa fácil para eles (Marvel Team-Up #2, Vol 1, de 1972). 


 

*Nota: Antes do seu duelo com o Sandman, os nossos heróis impedem um assalto. A vítima do assaltante eventualmente tornar-se-ia numa detective de braço biónico chamada Misty Knight, e será figura constante nas histórias do Iron Fist e do Luke Cage.

**Nota: O Frightful Four que aqui vemos é constituído apenas por três elementos: o Wizard, o Trapster e o Sandman.