A nossa história tem início nas páginas de Superman #233 (Vol 1, de 1971), quando Kal, ao ir certificar-se que o experimento do Professor Bolden corre bem (Bolden visava transformar a kryptonite verde numa fonte de energia alternativa), é atingido acidentalmente por uma potente onda energética.

Felizmente, as consequências de ter sido atingido pela onda de kryptonite verde não são graves, pelo que Superman, que fora projectado para as areias do deserto perto do laboratório onde o experimento estava a ter lugar, depressa recupera os sentidos. 

E faz-lo sem consequências de maior para si. 

A kryptonite essa é que muda, de forma radical, transformando-se em algo absolutamente inofensivo para Superman.

Ferro.

Mais, os efeitos da energia libertada transformam todos os pedaços de kryptonite existentes na Terra no mesmo material, deixando agora a magia como a única fonte de vulnerabilidade para o heróico Kal-El.
É portanto, cheio de confiança em si próprio, que Kal abandona o Professor Bolden, regressando a Metrópolis.


 


Contudo, algo não está bem, pois Superman começa a notar que algumas das suas habilidades estão agora a falhar quando as usa para tentar parar uns meros sabotadores. 

A sua visão de calor por e simplesmente desaparece e ele próprio sente-se mais fraco, mas isso não o impede de evitar a destruição do foguete espacial que os criminosos visavam atingir.


 


Entretanto, no meio do deserto onde Superman esteve temporariamente inconsciente no início da história, uma figura arenosa ergue-se do molde deixado pelo homem de aço e começa a caminhar silenciosamente em direcção a Metrópolis.


 


Em Superman #234 (Vol 1, de 1971), Kal viaja, como Clark Kent, para uma ilha distante algures no Pacífico, com a intenção de fazer a cobertura televisiva* para a WGBS da erupção vulcânica que estava prestes a ocorrer na mesma. 

O proprietário da dita ilha está em negação, atacando os nativos e até mesmo o próprio Superman, que tentava reverter a devastação que estava prestes a ocorrer.

Mesmo mais fraco fisicamente, e superando a interferência do odioso dono, Superman logra atingir o seu nobre objectivo. 

Entretanto, no meio do fumo do vulcão agora extinto parece-lhe ver uma figura muito similar à sua.

É aí que Kal colapsa. 


 


Esta figura é a mesma vista a deixar o deserto no final do issue anterior.

Ela irá repousar no interior do vulcão longe dos olhares de tudo e de todos enquanto a sua forma se começa a assemelhar ainda mais à de Superman.


 


O regresso de Kal a Metrópolis é tudo menos pacífico, com Superman a ter que se haver com Ferlin Nyxly, um compositor extremamente descontente pelas luzes da ribalta lhe terem sido retiradas pelo nosso herói quando este impede uma tentativa de assassinato a um emissário do Médio Oriente presente no seu recital de música (Superman #235, Vol 1, de 1971).

Usando a mística Devil's Harp, Nyxly (que assume a identidade do mítico Pan) começa a usurpar as habilidades de Superman, principiando pela sua capacidade de voo.

Seguem-se a velocidade e a invulnerabilidade.

Sentindo-se super confiante, Pan desafia Superman para um duelo público, tendo em vista a humilhação pública do nosso herói.

Sendo quem é, Superman não recusa o pedido, mas está demasiado enfraquecido e sofre nas mãos do falso Pan.


 


Kal é salvo pela chegada do agora intitulado Sand Superman que destroí a fonte das habilidades do vilão, a Devil's Harp, restaurando a Kal as habilidades usurpadas. 

O enigmático Sand parte de seguida, sem responder às muitas questões colocadas por Kal.
 
Por esta altura, é evidente que o Sand é quem tem estado a absorver parte da força de Kal através da sua simples presença e existência. 

Em mais uma das suas aventuras (Superman #237, Vol 1, de 1971), Kal vê-se exposto a uma doença espacial quando salva um astronauta. 

Para se livrar da dita doença, que o forçaria a ter que abandonar a Terra, e ao mesmo tempo da ameaça que Sand representa para si, Kal choca contra este último num encontro que tem lugar no espaço sideral.


 


O resultado é mais ou menos satisfatório. 

Se por um lado Kal se liberta da dita doença, por outra enfraquece ainda mais.

Por sua vez, Sand continua a ficar vez cada mais forte e a assemelhar-se ainda mais com o homem de aço.

Finalmente, e depois de salvar pela enésima vez Lois Lane (desta feita de um exército voraz de formigas), Kal confronta Sand, exigindo respostas.


 


O que este último lhe diz, deixa Kal estupefacto. 

Sand não está apenas a assimilar o aspecto e poderes do Superman, mas também a sua personalidade.

Ele está, de facto a tornar-se no Superman, pelo que daqui se pode concluir que um deles, Kal ou Sand, não irá sobreviver a esta bizarra experiência...


*Nota: Nesta época Clark já não trabalha para o Daily Planet, mas antes para a WGBS, propriedade de Morgan Edge. Clark é um dos pivots da estação televisiva.