Em Guilty Gear o Japão não existe, tendo sido arrasado por uma cruzada levada acabo pelos Gears, uma raça de meta-humanos. 

Como resultado os sobreviventes e os seus descendentes passaram a ser vistos como tesouros culturais e seriam colocados em reservas. 

Baiken é uma dessas descendentes. 

A mulher que viria a tornar-se numa impiedosa samurai veria a sua reserva ser atacada por um grupo de Gears liderado pelo That Man. 

Com a família a ser assassinada diante dos seus olhos, Baiken juraria vingança contra esse mesmo sinistro indivíduo.

Uma das poucas personagens inteiramente humanas na série Guilty Gear,  Baiken serve-se maioritariamente da sua fiel katana para atacar e mostra-se bastante prolífera no uso da mesma não obstante apenas dispor de um braço.


 


Baiken possui ainda numerosas armas secundárias (chamadas Demon Tools) como é o caso do canhão feudal, da maça nipónica, do leque, da garra, da lança e da corrente. 

Isso dá uma grande versatibilidade ao seu ataque. 


 


Como se não bastasse, a samurai zarolha é ainda capaz de controlar o seu KI, manifestando-o em pequenas bolas de energia e invocações. 

Inspirada por Kenshin Himura (Samurai X) e Tange Sazen (The Million Ryo Pot), Baiken fez a sua primeira aparição no Guilty Gear original que foi lançado em 1998 para a PSX pela Arc System Works.


 


Inicialmente um Boss secreto, Baiken evoluiria para personagem jogável nos títulos subsequentes, estando presente em todos os 17 jogos da série. 

Fora do universo dos jogos, Baiken  faria uma aparição na manga de 2003, Guilty Gear Xtra.