Um jogo de luta desenvolvido pela Konami no distante ano de 1985 para a NES, Yie Ar Kung-Fu segue Lee, um talentoso artista marcial que procura vencer os cinco grandes mestres e dessa forma tornar-se no maior combatente de todos os tempos numa forma de honrar a memória do seu falecido pai. 

Cada um dos cinco grandes mestres com os quais Lee tem de lutar dispõem do seu próprio estilo, sendo que três deles usam mesmo armas durante os combates singulares. 


 


O primeiro, e mais fácil deles, é Wang, o inimigo com calça azul e bastão nas mãos. 

Segue-se Tao, um lançador de bolas de fogo, e o primeiro, mas não o último dos adversários a fazer uso de projécteis.


 


Ultrapassando Tao temos que nos haver com um adversário ainda mais capaz na figura de Chen e da sua versátil corrente. 

Concluída com êxito esta terceira luta, teremos acesso a um nível bónus no qual temos que acertar nos diferentes projécteis que nos são atirados. 

Tal permitirá ampliar a nossa pontuação final.


 


O nível apenas terminará quando formos atingidos por um dos objectos. 

Após este breve intervalo teremos pela frente os dois últimos mestres. 


 


Lang, a única presença feminina no jogo, é a mais rápida de entre todos os mestres, sendo uma ninja que se serve dos seus shurikens para arrasar com a oposição. 

Por último temos Mu, o boss final cujo principal ataque mais tarde viria a fazer parte do arsenal de outros lutadores mais famosos, como Raiden de Mortal Kombat ou Bison de Street Fighter.


 


 Falo do agora famoso Pscho Driver, um movimento que é efectuado por Mu, embora sem toda aquela energia que emana de Bison. 

Os combates de Yie Ar não têm limite de tempo, terminando somente quando um dos dois lutadores tiver a sua barra de energia reduzida a zero.

Cada golpe dado pelo protagonista vale pontos, servindo para o jogador ampliar o seu score final. 

Os cinco mestres são adversários rápidos, nos quais não podemos esperar fazer dano se nos limitarmos a repetir o mesmo golpe vezes e vezes sem conta. 

As batalhas em Yie Ar são um misto de instinto e estratégia. 

Aqui devemos procurar alternar ataques, dando primazia a golpes altos e pontapés, assim como avaliar bem as distâncias, uma vez que o hit detection nem sempre é certo. 


 


Vencendo Mu, o jogo repete, mudando apenas a coloração do interior do templo onde se passa toda a acção (passa de vermelho para azul) e o nível de dificuldade. 

Tal irá repetir-se múltiplas vezes até finalmente perdermos.

 Yie Ar Kung-Fu tem uma única música e um único cenário, sendo um dos jogos mais curtos disponíveis para a NES. 

Um reflexo de outros jogos desta época, Yie Ar é jogo onde o principal objectivo passa por conseguirmos a maior pontuação. 

Maioritariamente um jogo singular, Yie pode ser jogado por dois jogadores, alternadamente e usando apenas a figura do protagonista, Lee. 

De salientar que este jogo da Konami tem uma das mais engraçadas animações de derrota de sempre, com Lee (ou os seus opositores) a ficar caído no chão de pernas levantadas, ao bom estilo de tantos animes desta altura. 

A jeito de curiosidade, do arsenal de golpes de Lee faz parte um salto que lhe permite fazer ricochete nas paredes.

Isso seria algo que apenas voltaria a ver ser usado num jogo de luta por Chun-Li e Vega em Street Fighter II.