Thanos tinha acabado de fazer a sua primeira aparição nas páginas de Iron Man #56 (Vol 1, de 1973) quando o herói  kree se vê envolvido nas sua maquinações de domínio universal e genocídio galáctico em Captain Marvel #25 (Vol 1, também de 1973). 

O titã insano procurava obter a localização do Cosmic Cube, capaz de transformar em realidade os desejos do seu usuário, da mente do jovem Ricky Jones que nesta altura partilhava o mesmo espaço dimensional com Mar-Vell. 

Aparentemente a Supreme Intelligence dos Kree havia gravado a localização do artefacto na mente do jovem, achando que assim estaria mais segura. 

Ledo engano. 

Servindo-se de dois renegados Skrulls, o inteligente Skragg e o belicoso Super-Skrull, assim como da própria namorada de Jones, Lou-Ann, Thanos irá montar uma armadilha para Mar-Vell. 

Assumindo a forma de diversos adversários de Mar-Vell (inclusive alguns dos falecidos), assim com as formas do próprio Marv e de Ricky Jones, os dois Skrulls procuravam quebrar a mente do herói e forçá-lo assim a reverter para a sua contra-parte humana. 


 


Contudo, e apesar da tramóia ter sido aparentemente bem sucedida, Jones havia-se apercebido do esquema e fez de conta de forma a que os seus adversários o levassem para o seu esconderijo secreto. 

Será lá que Jones, colidindo as Nega Bands, irá chamar de volta Marv. 

Este, cujos poderes estavam no auge por ser dia, degladia-se com o Super-Skrull numa violenta contenda que traz o decrépito prédio onde estavam abaixo. 


 


Os vilões fogem, pelo que Mar-vell decide tirar satisfações com Lou-Ann, confrontando a rapariga em Captain Marvel #26. 

Esta explica que estava sob o controlo de um outro servo de Thanos, ainda mais poderoso que os Skrulls, o infame Controller. 

Entretanto, Skragg elabora um novo plano na sua tentativa de quebrar a mente do herói. 

Skragg usa um mecanismo que rouba a voz do Thing (que o Super-Skrull atraí para um prédio abandonado) e coloca-o frente a frente com Mar-Vell, que estava precisamente à procura dos Skrulls e que fora guiado ao local pelas indicações de Lou-Ann. 

Desconfiado pela experiência anterior, Mar-Vell ataca o Thing sem pensar duas vezes, usando um cabo para o electrocutar e deixá-lo assim à sua mercê. 

Os Skrulls esperavam que o herói elimina-se o membro dos Fantastic Four e que o consequente acto acaba-se com a sanidade do bom Captain Marvel. 




Contudo, Mar-Vell mostra-se incapaz de matar o adversário caído e em boa hora, pois o choque eléctrico faz o Thing recuperar a voz. 

Furioso com o fracasso do vassalo, Thanos transforma Skragg em pedra e vira as suas atenções para o duo heróico. 

Com um gesto abate o Thing e com um olhar faz o Captain reverter para o facilmente capturável Ricky Jones. 

Captain Marvel #27 começa com Thanos a usar o Mind-Cyclone para extrair a informação que necessita da mente de Jones. 

Com a localização do Cube na sua posse, Thanos parte para a Terra, acompanhado da Lady Death, deixando o Super-Skrull no comando de Titan, a lua de Saturno que servia de base para os vilões.

Jones é levado para as masmorras de Titan onde toda a esperança parecia perdida, até ser inesperadamente salvo por dois rebeldes.


 


Mentor e Starfox, pai e irmão de Thanos, são dois Eternals que procuravam libertar Titan do jugo tirano do seu infame parente. 

Juntos com Captain Marvel, os nossos heróis procuram aproveitar que Thanos está fora do planeta para atacar o seu palácio e derrotar o seu principal general, o Super-Skrull. 

A batalha com o Super-Skrull é particularmente selvática, com este a recorrer às suas chamas para tentar queimar Mar-Vell e este a responder com um potente soco que atira o vilão contra um painel de controlo. 


 


Gravemente ferido, o vilão tenta fazer uso de uma arma que lhe foi dada por Thanos, a Unisphere. 

Contudo, e para frustração sua, a esfera nada faz. 

O Super-Skrull colapsa no chão e morre perante o olhar enojado do Captain Marvel.

Starfox e Mentor devolvem o herói à Terra numa altura em que Thanos já se apossou do Cosmic Cube (após uma intensa batalha mental com Drax que o esperava no local). 

Entretanto, e reunindo todos os pedaços da sua vontade, Lou-Ann tenta avisar os Avengers do terrível perigo que paira sobre o universo.

Sem saber, a jovem, que cai num coma, é seguida pelo Controller (Captain Marvel #28). 

Fazendo uso do elemento surpresa, o vilão derrota um a um os Avengers até só restar o Captain Marvel. 


 


Embora fosse mais rápido do que o seu adversário, Mar-Vell não era tão forte como este e acabaria por sucumbir ao vilão que o soterra com metade da mansão dos Avengers. 

Quando a poeira assentou era Ricky Jones quem estava sobre os escombros. 

Onde estava Mar-Vell? 

Porque razão é que Jones não o conseguia contactar na Negative Zone*

Isso é algo sobre o qual iremos falar no próximo mês.

 Stay Tuned!



*Nota: Era para a Negative Zone que tanto o Ricky, como o Mar-Vell iam quando um deles estava na Terra. 
Os dois estavam em contacto constante graças a um vínculo telepático.