Criado por Roy Thomas e Sal Buscema, este Elder of The Universe, fez a sua primeira aparição nas páginas de Avengers #69, corria o agora distante ano de 1969.

Grandmaster, cujo nome de nascença é En Dwi Gast, é um ser virtualmente imortal (digo virtualmente porque é possível matá-lo), detentor de um grande poder cósmico (como todos os Elders) e o último sobrevivente da sua raça, a qual era tida como uma das mais antigas do Universo. 

Este último ponto constituí um requisito básico para consideramos o Grandmaster como sendo membro do selecto grupo que são os Elders. 

Como os seus pares, também o Grandmaster tem um hobby, ao qual se dedica com uma paixão insana. 

Enquanto que, por exemplo, o do Collector passa por coleccionar espécies raras, o do Grandmaster assenta no jogo. 

Este gosta de volta e meia desafiar outros seres para jogos que testam a força, destreza e a inteligência. 

Num desses primeiros jogos, o Grandmaster visitou o Universo 712 e desafiou o tirânico Scarlet Centurion para uma batalha. 

Ao contrário do que se esperaria, o Grandmaster não tomou parte activa no desafio (raramente o faz, preferindo o papel de estratega) que propôs, mas antes recrutou heróis locais, o Squadron Supreme, para servirem de peões no mesmo. 

Ora, o Scarlet Centurion* fez o mesmo, mas com vilões, o Institute of Evil.


 


O Grandmaster venceria a contenda e de tão impressionado que ficou com as capacidades do Squadron, decidiu criar a sua própria versão dos heróis para servirem-no em futuros jogos, aquando do seu regresso ao Universo Marvel regular (616).

Grandmaster colocaria o seu recém-criado Squadron Sinister em teste, durante o chamado Contest of Power, disputado com Kang. 

Kang recorreria aos Avengers para tentar vencer a equipa do Elder e com isso obter o prémio que o Grandmaster estava a oferecer. 

O poder cósmico para destruir os inimigos ou ressuscitar o seu verdadeiro amor. 

Este Contest seria a primeira vez que Grandmaster encontraria os Avengers e consistiria na sua primeira derrota, num jogo, em milénios. 

Curiosamente, os Avengers já se haviam cruzado com um outro Elder, neste caso, o Collector. 

Durante este Contest, o Grandmaster utilizaria ainda como peões os Invaders (equipa da Segunda Guerra), no entanto, mesmo assim perderia para os Avengers.


 


Em Giant-Size Defenders #3 (Vol 1, de 1975), o Grandmaster envolveu-se num desafio com o vilão Prime Mover, que não era nada mais nada menos que um andróide criado pelo Doctor Doom. 

Em caso de vitória do Prime Mover e dos seus aliados, a Terra seria destruída.

Grandmaster recrutaria os Defenders, devido à presença de Nighthawk (um ser cujo poder lhe tinha sido concedido pelo Elder) e o Daredevil. 

Grandmaster venceu e a Terra, que ele via como local de futuros jogos, foi poupada. 

Um jogo mais sério seria disputado contra a própria Morte, em Contest of Champions #1 (Vol 1, de 1982).


 


Aqui, Grandmaster desafia a Morte tendo em vista ressuscitar o recém-falecido Collector (às mãos de outra entidade cósmica, Korvac). 

O Grandmaster vence, mas perde a vida no processo, substituindo o seu colega no reino da Morte. 

O Collector iria retribuir o gesto e conseguiria fazer o Grandmaster voltar à vida. 

Num novo jogo com a Morte, nos anuais dos West Coast Avengers e Avengers, de 1987, o Grandmaster conseguiria o maior dos prémios para todos os Elders. 

Um bloqueio do reino da Morte e consequência imortalidade vitalícia. 

Contudo, o plano original do Grandmaster era o de provocar um novo Big Bang, que destruiria o Universo, de forma aos Elders renascerem como os novos Galactus.


 


Graças a Hawkeye, e a um pouco de batotice, o Grandmaster será vencido e o Universo poupado. 

Esta não seria a última vez que o Grandmaster tentaria implementar um plano genocida. 

Usando as Infinity Gems, Grandmaster e os restantes Elders tentaram eliminar Galactus e com isso provocar o tal Big Bang. 

Contudo, o plano falharia graças à intervenção atempada de Thanos, que buscava as Gems para o seu próprio uso.

É precisamente na mini-série de 1990, Thanos Quest, que Thanos derrota os Elders, um a um (Grandmaster inclusive), para lhes retirar as Gems, as quais usaria para criar a Infinity Gauntlet.





Ao longo dos anos, o Grandmaster participaria em mais jogos. 

Alguns com interesses altruístas, como foi o caso de Krona em JLA/Avengers (2003), em que recrutou a JLA para batalhar com os Avengers de forma a dar tempo de evitar a fusão de Universos. 

Outras vezes, fez-lo por mera diversão (quando opôs os seus Defenders contra os Offenders do Collector, em Hulk #10 a 12, Vol 2, de 2009), despeito (em Exiles Annual #1, Vol 1, de 2007) ou amor (quando tentou conquistar, sem sucesso, o coração da mutante Dazzler, em X-Men: To Serve and Protect, de 2011).


 


Em tempos mais recentes, o Grandmaster teve envolvido num novo Contest of Champions (o terceiro com este nome) disputado no Battleworld criado por God Doom durante a Secret Wars de 2015. 

De qualquer das maneiras, quer ganhe, quer perca, o Grandmaster cumpre sempre a sua palavra.

Como curiosidade, entre os peões mais usados pelo Grandmaster nos seus jogos estão: os Avengers, os Defenders e o Squadron Sinister.


*Nota: O Scarlet Centurion é uma versão alternativa de Kang.