Superman teve o seu primeiro e único encontro com o clássico vilão da Marvel, Doctor Octopus, em 1976, nas páginas de Superman vs Spider-Man. 

Graças ao uso de um potente raio sónico, Lex Luthor conseguiu dar alguma vantagem ao seu parceiro criminoso na luta deste com o homem de aço abordo da estação espacial da Injustice Gang, contudo, tal seria sol de pouca dura. 


 


Depressa Kal iria impor a sua maior força física, arrancando dois dos braços metálicos de Octopus e vencendo-o com relactiva facilidade. 

Umas décadas mais tarde, mais precisamente em 1994, nas páginas de Superboy #1 (Vol 4), a DC iria presentear-nos com o seu próprio Doctor Octopus na figura de Sidearm, reeditando a contenda de 76.

Kon-El, o clone de Kal, tentava começar uma nova vida nas ilhas havaianas quando acidentalmente dá de caras com Sidearm. 


 


O vilão foi o primeiro opositor de Superboy (conforme se pôde ver em Superboy #0, Vol 4) quando este último tinha acabado de escapar do Projecto Cadmus. 

Como o herói que é, Superboy impediu Sidearm de roubar uma caixa multibanco, derrotando o vilão através do uso das suas habilidades telecinéticas e deixando-o embrulhado para as autoridades.

Após esta humilhante derrota, Sidearm desenvolveria uma natural antipatia para com o jovem. 


 


Ameaçando a amiga de Superboy, Roxy Leech, Sidearm vai apresentar-se como um adversário muito mais competente desta feita. 

Em vez dos tentáculos com que enfrentara Kon em Metropolis, Sidearm dispõe agora não só de um poderoso braço metálico, que usa para quase sufocar Kon, mas também de um canhão energético e de um letal espeto. 

Afastando o vilão de Roxy, Superboy apenas consegue libertar-se do já referido braço através do uso da mais desesperada das manobras. 


 


Elevando-se a si e a Sidearm aos céus havaianos, Superboy deixa-se então cair como uma pedra, confiante que o seu campo telecinético conseguiria protegê-los do impacto.

O duo cai na base militar de Pearl Harbor, onde Superboy termina o serviço e vence Sidearm novamente.

Sidearm conseguiria iludir a polícia e tentaria regressar ao continente, contudo uma vez mais iria deparar-se com Kon. A luta entre ambos terá lugar num aeroporto e irá findar quando Sidearm tenta adaptar aquilo que julgava ser um poderoso tentáculo à sua maquinaria. 


 


O objecto, criado pelo Professor Hamilton, um velho conhecido de Superman e Superboy, não mais era que um simples protector solar. 
O vilão será rapidamente colocado k.o por Kon depois disso.

Como não há duas sem três (ou quatro neste caso), Sidearm regressará nas páginas de Superboy #13 (Vol 4, de 1995) na qualidade de membro do Suicide Squad (do qual faziam parte King Shark e Knockout, ambos vilões de Superboy), numa perigosa missão que os opunha aos Silicon Dragons.


 


Forçado a fazer parte do grupo, como muitos outros antes dele, por Amanda Waller, Sidearm ameaça o líder da equipa, o agente federal Sam Makoa, numa tentativa de conseguir escapar do acordo. 

Contudo, Sidearm não contava com o perigoso King Shark. O selvático vilão irá trespassar Sidearm com as suas garras, efectivamente eliminando o Doctor Octopus da DC (ou pelo menos um deles. O outro é Gorgon, membro dos Extermists da Terra-8, também conhecida como Angor).