São chegados os anos 90 e com eles um novo encontro entre Spider-Man e os Avengers, nas páginas de Avengers #314 a 318 (Vol 1). 

Os Avengers estavam a limpar os estragos causados no seu quartel-general após as batalhas com a Freedom Force, o Mandarim e o Wizard, durante a saga “Acts of Vengeance”, quando são atingidos por umas misteriosas e debilitantes ondas de choque. 

Segundo a análise de Vision , estas ondas energéticas não só tiveram um efeito universal, como  bastante destrutivo, ao fazerem o universo deixar de existir temporariamente por uns segundos.

Starfox, outrora um Avenger, tenta comunicar a equipa, contudo a sua transmissão é interrompida. 

Com Iron Man e Vision a partirem para resgatar Starfox, Thor e Spider-Man, que se haviam encontrado na cidade aquando da manisfestação da primeira onda de choque, fazem sentir a sua presença na base dos Avengers.

 E mesmo a tempo. 


 


Uma nova onda de choque, muito mais violenta que as restantes, anula o resto do universo e só não faz o mesmo com a base dos Avengers porque a eterna Sersi usa os seus poderes para o impedir. 

No fim do nrº 314 de Avengers, os únicos sobreviventes deste evento são Sersi, Spider-Man, Jarvis, Thor e Captain America.

Contudo e conforme o issue seguinte veio revelar, algo mais sobreviveu à destruição do Universo. 

No limbo branco, para além da sala onde estavam os Avengers, resiste um prédio, pertença da Empresa Polydyne Industries. 

No seu interior, Nebula, a sobrinha-neta do infame Thanos, procurava controlar as vastas energias cósmicas da Infinity Union, servindo-se de um compressor inventado pelo Professor Harker, quando se apercebe que o resto do Universo não existe mais. 


 


A irritada vilã não tem tempo de respirar, pois quase de imediato Spider-Man e o que resta dos Avengers surgem para a confrontar. 

Professor Harker, a custo da sua própria vida, alerta os Avengers para o estado crítico que o seu compressor está prestes a atingir. 

Ciente que a aniquilação completa está à distância de meros minutos, Thor e depois Cap tentam desligar o compressor. 

Contudo, será Spidey quem conseguirá tal feito. 


 


Com isso, o Universo é restaurado, como se nada tivesse acontecido. 

Nebula, como é óbvio, foge. 

Numa tentativa de ainda conseguir extrair o poder ilimitado da Infinty Union, refugia-se no Santuarium, a gigantesca nave-mãe da outrora temida frota espacial de Thanos. 

A Iron Man e Vision, que já estavam a caminho do local após a ligação de Starfox, juntam-se Thor, Sersi, Captain America e Spider-Man. 

A batalha com as hordas de Nebula revela-se rápida.

A própria Nebula é facilmente derrotada quando Starfox faz uso do seu poder de persuasão para a parar. 





Com a contenda aparentemente resolvida, Cap repete os convites que já fizera antes a Spidey, o de ser um Avenger, algo que o aranhiço aceita...mesmo a tempo da chegada de um dos mais poderosos seres cósmicos da Marvel, Strange (não confundir com Doctor Strange, o mago).
 
Em Avengers #317, Spidey tem a sua primeira missão oficial como Avenger.

 Strange toma custódia não apenas de Nebula, a qual pretende punir por ter roubado algo seu, mas também da poderosa Infinity Union.

Cientes que tamanho poder não estará seguro nas mãos de alguém como Strange, os Avengers perseguem a entidade cósmica.





Contudo, Nebula acaba por conseguir absorver o poder da Infinity Union, graças à assistência do seu aliado Gunthar. 

Omnipotente, Nebula diverte-se a destruir e reconstruir Strange. 

A vilã desce ao plano físico e procede a humilhar os Avengers, ao mesmo tempo que liberta ondas de choque que voltam a anular o Universo. 

No meio de tudo isto, Strange captura Gunthar e descobre que Nebula consegue usar as energias do Infinity Union graças a um dispositivo implantado no seu cérebro. 

Na posse deste conhecimento e enquanto Strange tenta bloquear as energias do Infinity Union, Sersi servindo-se da sua magia, efectua uma espécie de lobotomia em Nebula. 


 


Sem ligação directa ao poder, Nebula regressa ao normal e mais uma crise é evitada. 

Regressados à Terra, Spidey passa imediatamente ao status de reserva, desgastado por toda esta experiência.

Seria com nessa condição que Spidey participaria em algumas das celebrações da equipa (ex: Avengers #332), sendo que a ligação chegaria ao fim nas páginas de Spectacular Spider-Man #140 (Vol 1).


 


O aranhiço só voltaria aos Avengers aquando dos eventos de Avengers Disassembled, sendo recrutado por Cap (uma vez mais) para os Avengers, na qualidade de membro principal, nas páginas de New Avengers #3 (Vol 1), em 2005.

 Spidey seria não só membro fundador destes New Avengers, uma equipa com a qual ficaria até 2012, como seria ainda recrutado para mais duas equipas de Avengers separadas.