Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Baron Mordo fez a sua estreia em Strange Tales #111, corria o ano de 1963.

 Proveniente de uma abastada família nobre romena, Karl Amadeus Mordo foi um dos primeiros aprendizes do Ancient One. 

Sedento de poder e desejando para si a posição de feiticeiro supremo, Mordo tenta envenenar o seu próprio mestre, contudo a sua patranha falha, graças à intervenção atempada de Strange. 

Expulso, Mordo vai jurar vingança contra Strange e o Ancient One. 

Aprimorando o seu controlo sobre a magia negra, Mordo vai tentar de inúmeras maneiras desenvencilhar-se de Strange e do Ancient One, como forma de poder finalmente ascender ao cargo de feiticeiro supremo.


 


Uma das primeiras tentativas foi em 1967. 

O vilão, que na época liderava um combinado de magos conhecido como Circle Sinister, vai temporariamente aliar-se a Strange para conter a ameaça do demoníaco Zom. 

Contudo e como de resto se pode ver nas páginas de Strange Tales #160 (Vol 1), Mordo fica com o poder de Zom para si e bane Strange para outra dimensão. 

Nessa outra dimensão Strange consegue um aliado na figura de Nebulos e graças a este derrota Mordo, restaurando o status quo. 


 


Com inúmeras derrotas a seguirem-se a esta, Mordo decide aliar-se a Dormammu, o poderoso feiticeiro da Dark Dimension. 

O objectivo seria que em troca de ajudar Dormammu a conquistar a Terra, este nomearia Mordo como o seu representante (Strange Tales #130 a 132, Vol 1, de 1965).

 Contudo, uma vez mais, as coisas vão correr bastante mal a Mordo, que acabará banido pelo próprio Dormammu, após ter atacado covardemente Strange, algo que era contra o sentido de honra do senhor da Dark Dimension (Strange Tales #139, Vol 1, de 1965). 

Evidentemente Mordo irá regressar e conseguirá aquela que será a sua grande vitória sobre Strange, ao personifica-lo na época em que este fica desprovido não apenas do seu título de mago supremo, como também dos seus feitiços. 

Dura pouco é certo, pois Strange não tarda a recuperar. 


 


Os tempos mais recentes têm sido tumultuosos para Mordo, com a descoberta de um cancro que o estava gradualmente a matar. 

Sem o seu consentimento, a filha, Astrid Mordo,  vai conjurar um feitiço que transfere a doença para Strange. 

Ao saber disso e sem desejar uma morte assim para o rival de longa data, Mordo não só anula o feitiço, como mata Astrid quando esta tenta acabar com Strange (Doctor Strange # 84 a 87, Vol 1, de 1995 a 1996). 

Mordo procurava, com esta sua atitude, redimir-se de um pecado muito antigo. 

O vilão, ainda antes da chegada de Strange ao Tibete, em Strange Tales #110 (Vol 1), sabia do perigo que este representaria para as suas ambições, pelo que através de um feitiço retroactivo faz com que Strange sofra visões horríficas durante grande parte da sua infância. 


 


Eventualmente Mordo morre vítima do cancro que o estava a corroer, no entanto, o vilão voltará a aparecer em The Hulk #10 (Vol 2, de 2009), como parte dos Offenders (Mordo, Red Hulk, Tiger Shark e Terrax), numa espécie de Contest of Champions que opõe esse grupo ao dos Defenders originais (Doctor Strange, Hulk, Namor e Silver Surfer). 

Os Offenders são recrutados de diferentes períodos temporais pelo Elder of the Universe conhecido como Collector, pelo que este é um Baron Mordo em plena força de uma altura anterior ao cancro que o vitimou. 

Emparelhado com Strange, numa luta disputada no planeta distante de Zen-La, Mordo vai acabar por ser morto pelo seu próprio colega de equipa, o Red Hulk, em The Hulk #12 (Vol 2). 

Este estava basicamente a destruir toda a gente sem distinção. 

Esta "segunda morte" não irá durar muito, pois os Elders vão restaurar Mordo e os restantes falecidos, devolvendo-os à sua respectiva linha temporal original, sem memória alguma do sucedido.





Em 2010, Mordo vai regressar, vivo, e engalfinhado num conflito com o X-Factor, liderado por Madrox, The Multiple Man. 

 Mordo tentava restaurar a sua saúde, pelo que tentou absorver as energias da mutante Monet, um dos membros dos X-Factor. 

O problema é que a natureza esquizofrénica de Monet não só o deixa insano, como também falha em curá-lo dos seus problemas de saúde.
A última aparição do Baron Mordo dar-se-á na forma de um cadáver, trespassado com o machado de Thor, em The Uncanny Avengers #6 (Vol 1, de 2013)...

Será que à terceira o vilão está finalmente morto?